logo

Telefone: (11) 3024-9500

COLÔMBIA: muito além da imaginação | Qual Viagem Logo

Capa

COLÔMBIA: muito além da imaginação

16 de setembro de 2014

Não precisa ir muito longe para conhecer um país capaz de surpreender com atrações que vão desde destinos históricos até praias caribenhas encantadoras.

Por Roberto Maia.


Nossa vizinha, a Colômbia tem tudo para surpreender positivamente os mais exigentes turistas. Atrações não faltam. País para ser sentido e vivenciado ao som de rumba, salsa e outros ritmos caribenhos, oferece climas variados, praias paradisíacas, selva, montanhas, rios, planícies, glaciais, desertos, cidades de todos os portes e uma incrível biodiversidade. O Brasil divide com os colombianos o rio mais caudaloso do mundo, o Amazonas, e a maior selva tropical do planeta, a Amazônia, verdadeiros tesouros turísticos. No lado colombiano a floresta ocupa 42% do país. Os contrastes estão na flora e fauna, na diversidade étnica do alegre povo e na riqueza do patrimônio cultural e artístico. Para quem não fica sem sol e praia, saiba que a Colômbia tem 1,6 mil quilômetros de litoral no Mar Caribe e outros 1,3 mil quilômetros no oceano Pacífico. Ao todo, são mais de 300 lindas praias. Informações: www.colombia.travel

BOGOTÁ – Início de muitas viagens

Bogota

Foto: www.alltouristattractions.org

É impossível desfrutar todos os pontos turísticos que a capital colombiana tem para oferecer em uma só viagem. Dedique mais tempo para a cidade e não deixe de conhecer o centro histórico com suas ruas de paralelepípedos e casas do período colonial, além de museus imperdíveis como o do Ouro e o de Botero. Cidade moderna, possui amplos espaços públicos com um eficiente sistema de transporte, além da maior malha de vias exclusivas para bicicletas da América Latina. Sua arquitetura de contrastes é fruto de mais de quatro séculos de história urbana. Oferece ampla e variada rede hoteleira, shoppings, restaurantes com gastronomia diversificada, intensa vida noturna e permanente programação cultural e de entretenimento.

BARRANQUILLA – Carnaval é só uma das muitas atrações

Famoso mundialmente, o carnaval da cidade é uma festa mestiça de muitos e alegres ritmos regionais. Porém, não se iluda, o destino oferece muitas outras atrações. Erguida no lugar onde o Rio Magdalena desemboca no Mar do Caribe, possui arranha-céus que se levantam sobre savanas tropicais e shoppings repletos de lojas sofisticadas. Sinta o clima nostálgico presente no velho cais do Porto Colômbia, onde no final do século 19, milhares de imigrantes provenientes da Europa e do Oriente Médio desembarcaram
à procura de oportunidades. Coração palpitante do Caribe Colombiano, durante séculos se abriu ao mundo e é hoje um lugar de encontro de culturas. Sua gastronomia oferece pratos de todas as partes do mundo, preparados
com a mesma autenticidade com que se cozinham as famosas caçarolas de mariscos e o imperdível arroz com coco.

CARTAGENA DE ÍNDIAS – Clima romântico entre muralhas

indias

Foto: DC_Colombia/Thinkstock

A vida noturna agitada contrasta com o passado colonial da região, que lhe rendeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. Seu litoral tem tons, aromas e sabores capazes de agradar a todos. Bem próximo estão as Ilhas do Rosário, excelentes para a prática do mergulho. A magia contagiante do lugar atrai muita gente, seja por seu valor histórico, cultural, arquitetônico ou natural no corralito de piedra, como também é chamada a cidade. Entre as atrações turísticas estão o centro histórico, as igrejas – especialmente a Catedral Santo Domingo e San Pedro Claver -, o Palácio da Inquisição, o Mosteiro da Popa, as muralhas, os fortes e as belas praias. A gastronomia local combina os frutos do mar com a doçura das frutas tropicais e o tempero de várias regiões do mundo.

MEDELLÍN – Destino turístico com atrações diversificadas

medelin

Foto: DC_Colombia/Thinkstock

Não faltam motivos para conhecer a segunda mais importante cidade da Colômbia. Mulheres formosas, gente acolhedora e amável, paisagem florida e montanhosa, clima primaveril, culinária irresistível e farta oferta comercial. Importante polo de desenvolvimento industrial e tecnológico, também é concorrido destino turístico graças aos atrativos culturais, artísticos, gastronômicos e de entretenimento.

 

 

ARQUIPÉLAGO DE SAN ANDRÉS E PROVIDÊNCIA – Paraíso ao som de reggae

Provincia

Foto: baixaki.com

Distante cerca de 720 km da costa colombiana, San Andrés também é conhecida por seu mar de sete cores, areias incrivelmente brancas e praias extensas e tranquilas. Atributos que atraiam, no passado, corsários, piratas e aventureiros ingleses e holandeses. Hoje, turistas de todas as partes usufruem de excelentes serviços e atrações ao som do reggae, salsa e merengue. Tem uma agitada vida noturna e milhares de produtos com vantagens de porto livre. Distante 72 km de San Andrés, a ilha de Providência é um destino único declarado pela Unesco como Reserva da Biosfera. Isolada geograficamente e com infraestrutura primitiva, convida ao descanso e relaxamento junto à natureza. Rodeada por uma barreira de corais de 20 km, é excelente para a prática de esportes náuticos e ao mergulho.

ROTA DO CAFÉ – Aromas, sabores e diferentes alternativas turísticas

Antioquia, Caldas, Quindío, Risaralda e Vale do Cauca formam a principal região cafeeira da Colômbia e onde se cultiva o melhor café suave do mundo. Maio é o mês da colheita e melhormépoca para conhecer fazendas e acompanhar todo o processo, inclusive com degustação de vários tipos da bebida. Em parques temáticos da região é possível andar de charrete e até mesmo de balão, sobrevoando os cafezais e centenárias palmeiras com mais de 60 metros, no Valle del Cocora. O Parque Nacional do Café está localizado em Quindío, na Paisagem Cultural Cafeeira, que é reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Informações: www.parquenacionaldelcafe.com

CALI – Capital da Rumba tem festas animadas e muita história

Conhecida pelas festas de rua e concorridos bailes, possui grandes espaços para o turismo e a recreação. É a terceira cidade da Colômbia e famosa pelas belas mulheres e lugares de valor histórico, além de ser um dos principais centros econômicos e industriais do país. O principal evento da cidade é a Temporada de Touros e sua gastronomia preserva a cozinha tradicional, que funde as heranças espanhola, quechua e africana num sabor único. Entre as atrações do cardápio estão o sancocho de galinha, o arroz atollado, a sopa de omeletas, o aborrajado, as torradas de plátano verde com hogao e os tamales. Experimente o champús, uma bebida feita com milho, polpa de frutas, pedaços de abacaxi, canela e mel de panela.

Turismo religioso

Foto: panoramio.com

BOYACÁ – Cenários naturais e turismo religioso

As montanhas espalhadas pela cordilheira são ornamentadas por plantações e testemunhas das batalhas épicas pela independência. O cenário se completa pelos aromas de sua vasta produção agrícola e com paisagens que incluem o deserto da Candelária e o pico do Nevado de Cocuy, ao redor dos quais estão pitorescos povoados coloniais que atraem os visitantes. Outro destaque é a Lagoa de Tota, maior corpo de água natural da Colômbia com 44 km2, localizada no meio da Cordilheira Leste, a mais de 3 mil metros de altitude. Ela possui águas turquesas, praias de areia branca e é excelente para a prática da pesca esportiva e esportes náuticos. O turismo religioso também é forte por causa da Praça Maior de Tunja, onde estão os templos de Santa Clara la Rea, São Francisco, San Laureano e Santa Bárbara entre outros.

SANTA MARIA – Exótica, histórica e muito atraente

Destino bastante interessante, guarda encantos para diversas modalidades de turismo. Localizada no Caribe Colombiano, proporciona múltiplos atrativos históricos e ecológicos, além de moderna rede hoteleira e vida noturna intensa. Tudo isso aliado a uma economia em desenvolvimento e impulsionada por um dos portos mais importantes do país. Cidade mais antiga da América do Sul, possui praias exuberantes e cheias de magia. O roteiro de atrações passa pelo centro
histórico, a catedral, os museus e o Camellón de Bastidas, onde se pode desfrutar de um romântico entardecer.

SANTANDER – Convite ao ecoturismo e ao descanso

Ecoturissmo

Foto: conociendogransantander.blogspot

Ideal para os amantes dos esportes radicais e o ecoturismo, oferece paisagem natural majestosa como a do cânion do Rio Chicamocha até o aprazível Parque El Gallineral. Mas quem quiser conhecer a cultura, a história ou simplesmente descansar também encontrará o ambiente propício. Entre os locais a serem conhecidos estão San Gil, Socorro, Barichara e Bucaramanga, lugares com povoados coloniais, atrativos naturais – bosques, rios, lagos, cascatas, cavernas, grutas, planícies -, culturais, turísticos e arquitetônicos.

SAIBA MAIS

PASSAPORTE / VISTO – Brasileiros não precisam de passaporte para viajar para a Colômbia. Basta apresentar o RG, desde que em bom estado de conservação e com menos de 10 anos de emissão. Também não é necessário visto para a entrada no país.

IDIOMA – Espanhol

MOEDA – Peso Colombiano. R$ 1 vale aproximadamente 846 COP. Para facilitar a conversão, divida os valores por mil. Ex.: 30.000 COP = R$ 30,00.

FUSO HORÁRIO – Menos duas horas em relação ao horário de Brasília.

EMBAIXADA DO BRASIL – Calle 93, no 14-20, piso 8 – Bogotá. Tel.: +57 (1) 651-4840.

CLIMA – A proximidade com o Equador faz com que o clima da Colômbia sofra apenas pequenas variações ao longo do ano. Porém, em regiões altas, a temperatura baixa aproximadamente 6o C a cada 1 mil metros. Ao nível do mar, a temperatura gira em torno de 30° C. As temporadas de chuvas acontecem nos meses abril a junho e setembro a novembro. Já as temporadas de seca (verão) são entre novembro a março e de julho a agosto.

VACINAS – É recomendada mas não obrigatória a vacinação contra febre amarela, que deve ser aplicada pelo menos 15 dias antes da viagem.

COMPANHIAS AÉREAS – Tam/Lan e Avianca possuem voos diretos para Bogotá. O tempo da viagem partindo de São Paulo é de aproximadamente 6 horas. Copa Airlines, Taca e outras empresas aéreas também operam a rota com escalas e/ou conexões. Informações: www.tam.com.br, www.lan.com, www.avianca.com.br, www.copaair.com e www.taca.com.

PACOTES – Várias operadoras de turismo oferecem pacotes para Bogotá, Cartagena, San Andrés e outros destinos no país. Confira:

CVC – www.cvc.com.br – Tel. (11) 3003-9282
Calcos Brasil – www.calcos.com.br – Tel. (11) 2713-5800
Nascimento Turismo – www.nascimento.com.br
Terramundi – www.terramundi.com.br – Tel. (11) 3060-5821
Schultz – www.schultz.com.br
Intravel – www.intravel.com.br – Tel. (11) 3206-9000
Adventure Club – www.adventureclub.com.br – Tel. (11) 5573-4142
Gold Trip – www.goldtrip.com.br – Tel. (11) 4411-8254
TGK Turismo – www.tgkturismo.com.br – Tel. (11) 3283-3233

Comentários