logo

Telefone: (11) 3024-9500

Coiba é paraíso protegido no Panamá | Qual Viagem Logo

Tropical Beach of Coibita, aka Rancheria, with Isla Coiba in the Background. Coiba National Park, Panama

Coiba é paraíso protegido no Panamá

11 de janeiro de 2018

No Panamá, o Parque Nacional Coiba é uma reserva marinha na costa do Pacífico que protege uma área total de mais de 1.700 km². Entre as 38 ilhas do parque, está a Ilha de Coiba, a maior do país. Protegida dos ventos frios do Pacífico, Coiba é um exuberante refúgio da natureza, com recifes de corais, grande diversidade de animais, inclusive endêmicos e alguns ameaçados de extinção, e florestas tropicais.

Foto por iStock / AndamanSE

Foto por iStock / AndamanSE

Listado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, o parque nacional tem cerca de 80% de seus recursos naturais preservados. Praticamente sem traços da civilização, o acesso ao local é controlado e necessita de uma autorização da Autoridad Nacional del Ambiente do Panamá.

Foto por iStock / AndamanSE

Foto por iStock / AndamanSE

Para visitar Coiba, é preciso contratar uma agência no Panamá que ofereça tours pelo parque nacional, que saem de diferentes pontos do país. A maioria parte de Santa Catalina, o ponto continental mais próximo da Ilha de Coiba, a uma distância que pode ser percorrida de barco em pouco mais de uma hora. Chegar ao parque nacional não é das tarefas mais fáceis ou mais rápidas, mas a visão desse refúgio natural vale a pena.

Foto por iStock / AndamanSE

Foto por iStock / AndamanSE

Entre os passeios estão atividades ecológicas, trilhas pela floresta, turismo marítimo e esportes aquáticos, como o mergulho e o snorkel. Além dos recifes de corais, as águas cristalinas de Coiba são habitat natural de golfinhos, baleias, tubarões, arraias, tartarugas marinhas e inúmeros peixes. Há também ótimas praias de areia branca e praticamente desertas.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / AndamanSE

Comentários