logo

Telefone: (11) 3024-9500

Círio de Nazaré tem “avant-première” na varanda da Fafá em São Paulo | Qual Viagem Logo

Belém, PA, Brazil - October 12th, 2013: Boats on the Guajará bay near Belém. Dozens of boats follow the fluvial procession of Cirio de Nazaré. On the background are the towers of the Nossa Senhora de Nazaré Basilica, patroness of the city.

Círio de Nazaré tem “avant-première” na varanda da Fafá em São Paulo

24 de setembro de 2019

A maior manifestação cultural e religiosa do Pará, o Círio de Nazaré, teve ontem a sua “avant-première”, que aconteceu na casa da cantora Fafá de Belém, no bairro dos Jardins em São Paulo. Estiveram presentes na reunião amigos, imprensa, políticos do Pará e personalidades artísticas para conferir o seu tradicional vatapá, na noite desta última segunda-feira (23).

Foi o início da divulgação e promoção das festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2019. Preparado pelo competente chef Rubão, o cardápio teve pratos típicos do estado do Pará, como o tacacá, o vatapá, o arroz branco, a farinha do Pará, o catado de siri e o saboroso peixe filhote, abundante nos cardápios da culinária paraense. Dois bares preparavam coquetéis especiais com frutas da Amazônia, como cupuaçu, umbu e taperebá, além de um bastante inusitado com o sabor inquestionável do jambu – verdura típica e comum dos cardápios de Belém.

Foto por Natália Bastos Oliva

Foto por Natália Bastos Oliva

Compareceram mais de 50 pessoas para prestigiar o evento, que atinge nova edição. Estiveram na varanda da Fafá a jornalista Mônica Waldvogel e a empresária Viviane Senna, além do Secretário de Turismo do Pará, André Orengel Dias, e da Assessora Especial da Secretaria de Estado de Comunicação do Pará, Fernanda Pinheiro. A “Varanda de Nazaré”, de Fafá de Belém, é um espaço reservado para artistas, empresários, jornalistas e amigos da cantora paraense que se reúnem para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.

O Círio de Nazaré acontece desde o ano de 1793 e é uma manifestação cristã em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira de Belém. O evento leva para as ruas da capital paraense mais de dois milhões e meio de pessoas nas romarias e procissões que enchem o centro histórico da cidade, além dos barcos que lotam a baía de Guajará – formada pelo encontro dos rios Guamá Acará e Moju.

Foto por iStock / Zé Barretta

Foto por iStock / Zé Barretta

A devoção foi herdada dos colonizadores portugueses e, em Portugal, é celebrada no dia 08 de setembro, na vila de Nazaré, que fica a uma hora e meia de Lisboa. O evento foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Iphan e, em dezembro de 2013, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: iStock / Zé Barretta

Comentários