logo

Telefone: (11) 3024-9500

Circuito Litoral Norte de SP se programa para retomada pós-quarentena | Qual Viagem Logo

Foto por Istock

Circuito Litoral Norte de SP se programa para retomada pós-quarentena

3 de abril de 2020

O Circuito Litoral Norte de São Paulo, que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, alinhado às secretarias de Turismo de cada município, ressalta a importância de os turistas adiarem suas viagens em decorrência da pandemia do coronavírus.

Além das restrições nas atividades do setor hoteleiro e comercio, comuns em todas as cidades da região, Ubatuba e São Sebastião já anunciaram o bloqueio de suas praias, enquanto Ilhabela restringiu a travessia na balsa.

Segundo o presidente do consórcio, Felipe Augusto, essa paralisação é importante para frear a disseminação do Covid-19, garantindo a segurança e saúde de moradores e visitantes. “É essencial conter o vírus para que, o quanto antes, possamos retomar, com força total, nossos planos de fomento do turismo regional e oferecer o melhor de nossa região aos turistas”, afirma.

Para o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha, a cidade segue alinhada aos demais municípios da região nas medidas de combate ao coronavírus e pela proteção da população local. “Graças às medidas de contenção de circulação e de aglomerações e outras definidas pela prefeitura, ainda não tivemos nenhum caso confirmado em Bertioga. Em paralelo, tomamos medidas como diferimento de impostos e taxas para ajudar nisso comércio a superar este difícil momento”, ressalta.

De acordo com o representante da pasta em Ubatuba, Potiguara do Lago, a cidade está estudando formas de ajudar as empresas do segmento neste momento de crise, além de divulgar campanhas para que o público adie suas viagens.

“Nós, do Turismo, vivemos para divulgar e atrair turistas para nossa cidade e região, e, nesta situação, estamos trabalhando de forma totalmente inversa. É algo que nunca imaginei viver. Temos que trabalhar como gestores, estarmos atualizados com as novas orientações para atender da melhor forma nossa população. Quando tudo isso acabar, vai ser um prazer receber os turistas e apresentar todas as nossas belezas”, diz o secretário.

Também focada em conscientizar os turistas de que essa não é a melhor hora para visitar o Litoral Norte, Ilhabela vem realizando forte divulgação de vídeos para o público final, além de ações de fomento na economia, como criação de pacotes promocionais em parceria com os empresários locais e produção de uma feira virtual no segmento de casamentos, para impulsionar a cidade como destination wedding.

“Nós entendemos que essa é uma fase difícil e estamos criando pacotes de retomada do mercado e também de ajuda emergencial às empresas do setor, mas também vemos a situação como um momento de reorganizar todo o mercado, reordenar os meios de hospedagem e ajudar as agências de turismo a se fortalecerem”, comenta a secretária de Turismo de Ilhabela, Bianca Colepicolo.

Retomada em parceria com Setur-SP e SEBRAE

Pensando no futuro, o Circuito Litoral Norte já está organizando a retomada de seu planejamento para o pós-quarentena. Em parceria com a Setur-SP e o SEBRAE, que vêm oferecendo ações e alternativas para que o trade turístico possa superar essa crise, o consórcio está focado no fortalecimento do turismo regional para garantir que o setor retome seu crescimento depois da pandemia e o Litoral Norte se mantenha como um dos principais destinos do Estado ao mercado nacional e internacional.

Para o secretário Executivo do Circuito, Gustavo Monteiro esta é uma situação nova, que parou todas as atividades do turismo e afeta diretamente a economia de uma região turística.

“Estamos acompanhando diariamente as orientações do Ministério da Saúde e a união dos municípios consorciados é ainda mais importante, na troca de informações, conscientização e medidas restritivas. Com foco no turismo, estamos apoiando as medidas emergenciais das cidades para apoio ao trade local e cobrando junto às demais regiões turísticas a facilitação de acesso aos benefícios dos governos Estadual e Federal. Isso é fundamental para socorro imediato. Para um segundo momento, também já estamos planejando junto ao SEBRAE e Setur-SP um trabalho de retomada da promoção e fomento ao turismo. Essa fase vai passar e precisamos estar prontos. Acreditamos que as pessoas vão ter ainda mais vontade de visitar nossa região”, reforça Monteiro.

“O Litoral Norte é parte da nossa estratégia de posicionamento do turismo paulista. Nossas ações já estavam desenhadas, junto com o consórcio, e teriam início em março. É importante agora que todos fiquem em suas casas, como forma de contribuir para que esta pandemia passe o mais rápido possível e, assim, tão logo seja possível, retomaremos o nosso planejamento original”, lembra Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado de São Paulo.

Segundo a Gestora Estadual de Turismo do SEBRAE, Aline Delmanto Capone, a entidade já vinha atuando para trabalhar o comportamento empreendedor em todos os municípios do Litoral Norte e isso ajuda a melhor o produto turístico regional.

“Vamos intensificar o trabalho com o Investe Turismo, que vai reunir uma série de ações para fortalecer esses empresários, melhorar a gestão, ajudá-los, por meio de consultorias, a melhorar o produto que oferecem e trabalhar programas de acesso ao mercado. Essas ações começam imediatamente após o fim dessa crise do Covid-19. Além disso, vamos montar grandes caravanas com parceiros como a Setur-SP e a equipe técnica do SEBRAE para retomar os negócios no Litoral Norte de São Paulo. Vamos visitar as cinco cidades, conversar com os empresários, identificar suas principais dores e pensar em ações emergenciais que ajudem nessa rápida recuperação”, finaliza.

Texto por: Agência com edição

Foto por Istock

Comentários