logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cinque Terre: vilarejos charmosos entre o mar e as montanhas | Qual Viagem Logo

Beautiful colorful cityscape on the mountains over Mediterranean sea, Europe, Cinque Terre, traditional Italian architecture

Cinque Terre: vilarejos charmosos entre o mar e as montanhas

9 de dezembro de 2016

Na litoral da região da Ligúria, em plena Riviera Italiana, existem cinco vilarejos vizinhos encravados nas montanhas que formam um dos lugares mais charmosos da Itália. Conhecidos pelo nome de Cinque Terre, os povoados de Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore constituem um destino belo e romântico – semelhante à Costa Amalfitana, porém com menos turistas, já que é menos conhecido e o acesso até lá é mais difícil.

Beautiful view of Vernazza, one of the five famous fisherman villages of Cinque Terre with dramatic cloudscape in Liguria, Italy

Foto por iStock / bluejayphoto

Pouco mais de dez quilômetros separam Monterosso, mais ao norte, de Riomaggiore, na parte sul de Cinque Terre. A região fica perto da cidade de La Spezia, a 100 km de Gênova e a 160 km de Florença. Para ir de um vilarejo a outro, é possível ir de carro, de trem, de barco ou até mesmo a pé. As trilhas são um pouco complicadas devido ao terreno acidentado, mas alguns trechos compensam por oferecem vistas incríveis para as cidades e o Mar da Ligúria.

Riomaggiore village on cliff rocks and sea at sunset., Seascape in Five lands, Cinque Terre National Park, Liguria Italy Europe. Square format. Long Exposure

Foto por iStock / StevanZZ

Um dos trajetos mais bonitos é a Via dell’Amore, entre Manarola e Riomaggiore, por estar mais próximo da costa. Os vilarejos têm estruturas e arquitetura bem parecidas, com casinhas coloridas construídas sobre os penhascos à beira-mar e uma boa oferta turística – hotéis, restaurantes típicos italianos, bares, cafés e gelaterias surgem por todos os lados nas ruas estreitas e cheias de curvas.

Colorful harbor at Vernazza, Cinque Terre, Italy

Foto por iStock / jenifoto

Monterosso tem dois núcleos de construções e uma praia de areia branca entre eles. Para quem quer curtir um dia ensolarado de praia, esse é o melhor lugar em Cinque Terre. Seguindo em direção ao sul, Vernazza possui uma pequena baía, onde está localizada uma igreja, e um forte medieval. Corniglia é o menor dos cinco vilarejos e está sobre um penhasco íngreme.

Manarola também é bem pequena, toda cercada por terraços agrícolas nas encostas. Já Riomaggiore possui uma marina e escadarias entre as ruas. Toda essa região é protegida pelo Parque Nacional de Cinque Terre.

Como chegar

Há voos entre São Paulo e Gênova operados pelas companhias Alitalia (com parada em Roma), Air France (com parada em Paris) e KLM (com parada em Amsterdã). De Gênova, o melhor modo para chegar a Cinque Terre é de trem. Para se locomover entre as cidades, vá de trem, barco ou a pé.

Onde ficar

Hotel Villa Steno

Hotel Pasquale

Hotel Stella della Marina

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / AnnaOmelchenko

Comentários