logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cinco praias imperdíveis na Paraíba Logo

Praia de Camboinha (PB) Foto Cacio Murilo

5 praias imperdíveis e lindas na Paraíba

23 de outubro de 2015

Não há como duvidar, o litoral da paraíba é de deixar qualquer um de queixo caído!

O verão só começa oficialmente em 21 de dezembro, mas quem vive na região do nordeste  sabe muito bem que o calor não dá trégua. Quem busca encontrar praias mais vazias, em que impera a tranquilidade sem abrir mão do visual paradisíaco, escolheu o lugar certo para passar as férias. O litoral da Paraíba não é tão badalado, mas tem praias lindíssimas e cenários de ficar com o queixo caído.

Pedras de formatos curiosos, coqueiros, falésias coloridas e mirantes complementam o visual que sempre está em harmonia com o verde estonteante do mar. Basta que o céu esteja aberto para fazer a felicidade dos turistas e garantir um ótimo dia na praia.

João Pessoa  recebe o maior  número de visitantes, mas quem tem um tempo livre não pode deixar de conhecer a região sul do estado. São menos de 30 km de distância que separam João Pessoa do Conde, cidade que guarda algumas das mais belas praias da região – seja para mergulhar, surfar ou praticar o naturismo

Uma das dicas mais importantes para quem visita essa região ou outras praias do nordeste é estar  ligado na tábua de maré. As piscinas naturais e bancos de areia são formados, na grande maioria das vezes, quando a maré está baixa, fato que ocorre duas vezes ao dia. As fases da lua influenciam diretamente nas marés, e por isso, nem todas as luas são bacanas para encontrar a maré baixinha. Nas semanas de lua cheia e lua nova a oscilação entre o ponto mais alto e mais baixo da maré é maior, possibilitando que as marés fiquem mais rasas e mais cheias nesse período, e por isso são os períodos mais indicados para realizar os passeios.

Confira algumas das mais belas praias da Paraíba:

Tambaba

Praia de Tambaba Foto por Cacio Murilo

Praia de Tambaba
Foto por Cacio Murilo

É uma das praias mais interessantes da Paraíba, e tem a facilidade de agradar diferentes públicos:  turistas, surfistas e naturistas. Além do visual espetacular, com formações rochosas peculiares e grandes falésias, essa praia é famosa por ser uma das praias naturistas mais famosas do Brasil. Quem quiser conhecer a área voltada aos naturismo deve ficar completamente sem roupas.

Coqueirinho

Foto por SalernoScapes via Istock

Foto por SalernoScapes via Istock

 

O nome já dá dicas do que encontrar na região, mas não pense que o cenário para por aí.  A praia é daquelas em que os amantes de natureza, brindam esse lugar único, que possui falésias avermelhadas e bastante vegetação. Recomendamos fazer uma caminhada de Coqueirinho até Tabatinga na maré baixa, a paisagem é incrível.

Praia de Areia Vermelha

Praia da Areia vermelha Foto pot ClilsonJr via Istock

Praia da Areia vermelha
Foto pot ClilsonJr via Istock

É, na verdade, um banco de areia no meio do mar, mas o lugar é tão interessante que não poderia ficar de fora dessa lista. A “praia” se forma sempre que a maré está baixa e tem seu acesso feito por barcos que partem das praias próximas. O local é uma área de preservação ambiental e oferece estrutura temporária para os turistas mergulharem próximo aos arrecifes e arriscarem fotos da fauna e flora marinha.

Tabatinga

Costa do conde - Tabatinga  Foto por ClilsonJ via Istock

Costa do conde – Tabatinga
Foto por ClilsonJ via Istock

Com pouca estrutura e praticamente virgem, o visual é de tirar o fôlego, essa praia é o local ideal para descansar cercado pela natureza. Tabatinga  guarda em seu território falésias coloridas, areia fofa, árvores e o encontro do rio com o mar, por isso permite um mergulho na água doce ou na água salgada.

Tambaú

Panorâmica de Tambaú  Foto por Cacio Murilo

Panorâmica de Tambaú
Foto por Cacio Murilo

Entre as praias urbanas de João Pessoa, Tambaú é a que mais visitada. A praia possui uma excelente estrutura e fica animada tanto de dia quanto pela noite. É uma praia sem ondas muito fortes e por isso recomendada também para famílias com crianças. De Tambaú  partem as embarcações para Picãozinho – piscinas naturais de águas cristalinas onde se pode mergulhar e ver  dezenas de espécies de peixes coloridos, cavalo marinho, e também diversificado conjunto de pequenos corais.

pbtur.com/

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destacada por: Praia de Camboinha (PB) Foto Cacio Murilo

Comentários