Cicloturismo em Rio dos Cedros, Santa Catarina | Qual Viagem
logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cicloturismo em Rio dos Cedros, Santa Catarina | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Grafner

Cicloturismo em Rio dos Cedros, Santa Catarina

13 de abril de 2017

Realmente o estado de Santa Catarina sempre surpreende em termos de atrações turísticas. Ar fresco das montanhas, rios, cachoeiras, lagos, pássaros e animais silvestres, melhor do charme do vale e da serra: Rio dos Cedros é uma cidade de paisagens pitorescas e encantadoras. Situada no Médio Vale do Itajaí a pequena cidade com pouco mais de 10 mil habitantes é um atrativo a parte, embora ainda pouco conhecida em relação a outras cidades catarinenses.

Foto por Santur/ Iolita Cunha

Foto por Santur/ Iolita Cunha

Com uma natureza privilegiada entre montanhas, lagos e cachoeiras, esta é uma cidade ainda pouco conhecida pelos turistas de outros estados.  A pequena e bucólica Rio dos Cedros tem origem italiana e foi fundada no ano de 1875 e sua população hoje é formada por descendentes de alemães, italianos e búlgaros.

Atualmente o município explora a atividade do cicloturismo, principalmente no Circuíto Vale Europeu, que abrange as cidades de Timbó, Pomerode, Indaial, Rodeio, Benedito Novo e Doutor Pedrinho.

Foto por Santur/ Iolita Cunha

Foto por Santur/ Iolita Cunha

Para manter a cultura e as tradições, em setembro é realizada a Festa Trentina, que recebe muitos visitantes, oferecendo durante os dias do evento shows folclóricos, desfile alegórico e a maravilhosa culinária Italiana. Já entre novembro e fevereiro, as hortênsias enfeitam os caminhos e acessos, tornando ainda mais encantadores os passeios até as barragens, rios, cavernas, cachoeiras e outros belos recantos naturais. Rio dos Cedros mantém a excelência de muitos ofícios: o preparo de delícias coloniais, artesanato de vime e as charmosas pousadas da Região dos Lagos – roteiros para curtir sem pressa.

Recentemente a cidade foi descoberta pelos amantes de bicicleta que percorrem as belíssimas estradas da região para fazerem trilhas ecológicas. Indo a Rio dos Cedros, não deixe de visitar a Cachoeira Gruta do Índio: São 35 metros de queda livre contornadas por enormes paredões de pedra. Os indígenas utilizavam esses paredões como abrigo no passado, por isso esse nome. É muito procurada pelos praticantes do rapel. Fica a 48 quilômetros da área central da cidade.

Na região dos Lagos, ficam as barragens do Pinhal em Alto Cedros e a barragem Rio Bonito em Palmeiras. Visitá-las e explorá-las é para quem gosta de natureza e tranquilidade. É uma região de águas claras e reservas de mata nativa. São 37 Km de serra que ligam o centro da cidade a região dos lagos.

Foto por Santur/ Iolita Cunha

Foto por Santur/ Iolita Cunha

Nos lagos Pinhal e Rio Bonito encontra-se um santuário ecológico com uma fauna bastante grande, repleto de pássaros, onde se pode praticar o Birdwatching.  Os pássaros mais comuns nessa região é o Trinca Ferro e a Saíra de Sete Cores.

Nessa época de outono e inverno, por ficar numa região de serra, o frio atrai os amantes deste clima. Venha preparado se vier nessa época, pois o frio é intenso. Nos restaurantes é fácil encontrar comidas de origem italiana e alemã. Confira

Onde ficar

Hotel Parador da Montanha

Pousada Lena Rosa

Pousada Max

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Istock/ Grafner

Comentários