logo

Telefone: (11) 3024-9500

Chichén Itzá: descubra uma antiga cidade maia no México | Qual Viagem Logo

Chichen-Itza, Mexico - January 30, 2014: Pyramid of Kukulcan El Castillo in Chichen-Itza (Chichen Itza), Mexico

Chichén Itzá: descubra uma antiga cidade maia no México

10 de janeiro de 2018

Lugar que foi um dos grandes centros da civilização maia, Chichén Itzá impressiona visitantes do mundo inteiro até os dias atuais. Localizada na península de Yucatán, no México, essa antiga cidade começou a ser erguida no século VI. Com monumentos bem preservados, entre eles a famosa Pirâmide de Kukulkán, o sítio arqueológico é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Foto por iStock / Rainer Soegtrop

Foto por iStock / Rainer Soegtrop

Ao longo de 6,5 km², é possível encontrar uma série de construções que evidenciam a cultura maia e sua mistura com a cultura dos toltecas, que chegaram a Chichén Itzá no século X. Só a visão do El Castillo (como é mais conhecida a Pirâmide de Kukulkán) é de tirar o fôlego. Tem 365 degraus – um para cada dia do ano, o que já evidencia um pouco dos conhecimentos astronômicos dos maias.

Foto por iStock / BornaMir

Foto por iStock / BornaMir

Outra característica surpreendente da pirâmide pode ser vista duas vezes por ano, nos equinócios de primavera e de outono, quando a sombra dos degraus faz surgir o corpo de uma serpente que parece descer a pirâmide. O fenômeno atrai milhares de turistas todos os anos. À noite, há um show de luzes e sons.

Foto por iStock / fotoember

Foto por iStock / fotoember

Além do El Castillo, também chamam a atenção o Caracol (um observatório com uma escada em espiral), a quadra do jogo de bola, a Plataforma dos Crânios, o Grupo das Mil Colunas e vários outros templos. Ao seguir um pouco ao norte, é possível visitar o Cenote Sagrado. Se quiser saber os detalhes sobre cada construção e aprender mais a respeito dos maias, vale contratar os serviços de um guia local.

Foto por iStock / temis

Foto por iStock / temis

A maioria dos turistas passa apenas algumas horas em Chichén Itzá e vem de Cancún (a 190 km), de Playa del Carmen (a 180 km) ou de Mérida (a 120 km). É possível contratar o passeio a partir de uma dessas cidades ou ir por conta própria de carro ou de ônibus. Quem preferir pode ficar hospedado nas imediações do sítio arqueológico, onde há alguns hotéis e resorts.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / sorincolac

Comentários