logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cheia de mistérios, Serra do Roncador possui um lindo cenário | Qual Viagem Logo

Serra do Roncador-Foto José Medeiros-3398

Cheia de mistérios, Serra do Roncador possui um lindo cenário

23 de março de 2016

A Serra do Roncador está em uma área de relevo íngreme e acidentado, em meio a floresta amazônica, no estado do Mato Grosso, se estendendo desde o município de Barra do Garça até a Serra do Cachimbo, no Pará. Devido ao encontro de fortes ventos da região com os imensos paredões, originando um som assustador de um ronco ininterrupto, o local recebeu este nome.

O destino é um passaporte para a ecoaventura, cheio de atrativos e belezas naturais. A região possui quase 600 metros de altitude e 800 km de extensão, onde é possível observar de perto o cerrado em solo com formações rochosas, várias cavernas e grutas, estalagmites e lagos subterrâneos com água azul piscina, além de encontrar uma grande riqueza biológica com inúmeros tipos de animais, como anfíbios coloridos, besouros, mamíferos, aves e alguns tipos de plantas.Serra do Roncador Barra do Garças-Foto José Medeiros-100319

Alguns dos mistérios que envolvem a Serra do Roncador são os Portais do Roncador, que ninguém sabe onde fica e pra onde leva; a Caverna dos Pezinhos, uma caverna com várias marcas de pagadas que ninguém sabe se são de humanos ou animais e muitas dessas pegadas possuem 6 dedos e ficam nas paredes e no teto; e a Lagoa Encantada que se encontra em território indígena e possui uma profundidade indeterminada sem nenhuma forma de vida nela.

Por medo, os índios não entram na lagoa, e na caverna somente o cacique é autorizado a entrar, pois dizem que ela é habitada por seres. A entrada da lagoa é guardada pelos índios.

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Fotos por: José Medeiros/GCom-MT

Comentários