logo

Telefone: (11) 3024-9500

Catedrais pelo mundo | Qual Viagem Logo

Abre_catedrais livre

Catedrais pelo mundo

18 de julho de 2016

Além de grandes obras religiosas, algumas catedrais são testemunhas de transformações de diversas naturezas ocorridas ao longo dos séculos. Conheça 12 incríveis catedrais pelo mundo, cuja construção também aguçam a sensibilidade de seus visitantes.

Templo Expiatório da Sagrada Família

O monumento mais visitado de toda a Espanha ainda está inacabado. O Templo Expiatório da Sagrada Família começou a ser construído em 1882. Considerado como grande símbolo de Barcelona, a direção do projeto foi assumida um ano depois por Antoni Gaudí, expoente da arquitetura modernista catalã. Considerada por muitos como a obra-prima de Gaudi, a catedral tem grandes dimensões, torres altas, arquitetura e escultura carregadas de simbologia religiosa.

Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona- Espanha

Passados 144 anos, a construção do templo Expiatório da Sagrada Família ainda não se encerrou. Previsto para ser entregue em 2026, centenário da morte de Gaudi, a obra terá sacristia de 40 m de altura, 18 torres (12 dedicadas aos apóstolos, quatro aos evangelistas, uma a Jesus e outra a Maria), além da fachada da Glória. As obras da igreja são financiadas voluntariamente por visitantes, em torno de 10 mil por dia, durante o verão. Foto: foto: ©iStock.com /ValeryEgorov


 

Duomo

A construção da catedral de Duomo, em Milão, na Itália, começou em 1386 e durou mais de 400 anos para ser concluída. Dedicada a Santa Maria Nascente, a obra foi toda feita em mármore branco-rosa de Candoglia. Internamente, a construção, considerada a quarta maior em dimensão na Europa, possui cinco naves divididas por 52 colunas de 24 metros de altura. Os vitrais da catedral contam histórias de santos e profetas. As várias capelas laterais guardam sarcófagos de mármore de famílias nobres milanesas. Dentre eles, o de São Bartolomeu dissecado, segurando a própria pele como um manto, a cripta de São Carlos Borromeo e uma pequena sala dos tesouros do Duomo.

 


Notre Dame

A história da bela Catedral de Notre Dame começa em 1163, na pequena ilha Île de la Cité e demorou quase dois séculos para ser concluída. A catedral comporta, em seus 130 metros de comprimento, 48 de largura e 35 de altura, cerca de seis mil pessoas. Colunas altas e arcos de sustentação dos Além de sua inconfundível arquitetura gótica francesa, estilo que a transformou em referência do catolicismo parisiense, a catedral de Notre Dame guarda nas salas da sacristia relíquias da igreja, objetos litúrgicos, peças da ourivesaria, decorações neogóticas e mobiliários. No relicário, a suposta coroa de espinhos de Jesus Cristo é exibida aos visitantes na primeira sexta-feira de cada mês. Notre Dame recebe cerca de 13 milhões de turistas por ano.

 Catedral de Notre-Dame - Marco Zero de Paris.

Rodeada pelas águas do Rio Sena, a Catedral de Notre-Dame é o Marco Zero de Paris. Foto: ©iStock.com / TomasSereda


 

La Giralda

Também conhecida como a catedral de Santa Maria da Sede, a construção da Catedral La Giralda, em Sevilha,  teve início em 1401. No interior da porta sul (La Puerta de los Príncipes) está a tumba de Cristóvão  Colombo. A Catedral de Sevilha foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1987.

Giralda Spire Bell Tower Seville Cathedra, Cathedral of Saint Mary of the See Church of El Salvador Dome Seville Andalusia Spain.  Giralda is largest Gothic Cathedral in the World and burial Place of Christopher Columbus.

A Catedral de La Giralda só perde em tamanho para a Basílica de São Pedro, no Vaticano, e a Sagrada Família, de Barcelona: 126 metros de comprimento e 83 metros de largura.De seu campanário se obtém uma bela vista da cidade.


Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a basílica de Nossa Senhora de Aparecida é um templo religioso católico localizado em Aparecida, no eixo Rio – São Paulo. É o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, atrás apenas a Basílica de São Pedro, no Vaticano.O templo religioso dedicado à Maria, mãe de Jesus, localiza-se no centro da cidade, tendo como acesso a “Passarela da Fé”, que liga a basílica atual à antiga, ambas abertas á visitação.

Basílica de Aparecida, Aparecida, São Paulo.

A pedra fundamental da Basílica Nova, como também é chamada, foi lançada em setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu ao final de 1955. A basílica de Nossa Senhora Aparecida recebe, por ano, mais de 10 milhões de peregrinos. Foto: ©iStock.com / filsarmento


 

Basílica de São Pedro

Basílica de São Pedro é o maior e o mais importante edifício religioso do catolicismo, além de ser um dos locais mais visitados do cristianismo. A construção tem área de 23 mil metros quadrados e capacidade para mais de 60 mil pessoas. Localizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, a Basílica tem enorme fachada de 114 metros de largura e 47 de altura e o adorno de 340 estátuas. A área interior mede 22.000 metros quadrados e capacidade de vinte mil pessoas. Em seu interior há 45 altares, 11 capelas e algumas das mais importantes obras de arte do mundo. Consagrada em 1626, a maior parte de sua decoração interna foi criada por Bernini, que ajudou também na construção da Praça de São Pedro (1656-1667) com sua fantástica colunata.

Basílica de São Pedro- Vaticano- Roma

Grandes mestres da arte participaram da realização da basílica ao longo dos mais de 100 anos: Bramante, Raffaello, Antonio da Sangallo, Michelangelo, Giacomo della Porta, e Maderno. Embora a maioria das cerimônias papais sejam realizadas na Basílica de São Pedro, ela não é uma catedral. A verdadeira sede oficial do papado é a Basílica de São João de Latrão. Foto: ©iStock.com / lafar


 

Santuário de Fátima

Localizado na Cova da Iria, freguesia de Fátima, em Portugal, o Santuário de Fátima recebeu, nas 9.948 celebrações em 2015, aproximadamente 6,7 milhões de participantes. A Basílica do Rosário começou a ser construída em 1928, em estilo neobarroco e em 1954 recebeu do Papa Pio XII o título de Basílica Menor. O edifício, de 70,5 metros de comprimento e 37 de largura, foi construído totalmente com pedra da região. Os altares são de mármore e à frente da basílica do Rosário foi instalada uma grande tribuna, com altar, presidência, e bancos para os co-celebrantes. A torre sineira, de 65 m de altura, tem 62 sinos (o maior pesa três toneladas e o badalo, 90 kg). No alto da torre, uma coroa de bronze de sete toneladas.

Santuário de Fátima - Portugal

Um dos mais importantes santuários marianos do mundo, o Santuário de Fátima tem seu histórico de fundação baseado na aparição de Nossa Senhora, mãe de Jesus, aos três pastorinhos, em 13 de maio de 1917. Dois anos depois foi erigida, no local, uma capelinha, posteriormente restaurada e reinaugurada em 1923. Foto: ©iStock.com / RibeirodosSantos


 

Hagia Sofia

Um dos maiores monumentos da cidade, a catedral está localizada no centro histórico de Sultanahmet – a parte mais antiga de Istambul, na Turquia, no coração da antiga cidade de Bizâncio e do Império Otomano. O monumento atrai milhares de turistas diariamente por sua beleza arquitetônica sua rica história. Construída pelo Imperador Justiniano, em 537, era considerada a maior igreja do período Bizantino, onde aconteciam as coroações de seus imperadores. Convertida em mesquita no ano de 1453, pelos Otomanos, Atatürk, fundador da República da Turquia, em 1935, transformou a Igreja Santa Sofia em museu.

Hagia Sofia - Istambul- Turquia

Ao contrário do que se possa imaginar, “Sofia” não faz referência ao nome de alguma pessoa. A palavra deriva do grego antigo sophos”, que significa “sabedoria”. Assim, “Hagia Sophia”, significa originalmente “Sabedoria Sagrada” ou “Santa Sabedoria”. Foto: ©iStock.com / erdlst


 

Catedral do Sangue Derramado

Mistura de arquitetura barroca e neoclássica, a Catedral do Sangue Derramado é um dos cartões postais de São Petersburgo. Toda colorida, a obra foi construída em memória à Alexandre II, assassinado no local da Igreja, em 1881, por um terrorista que jogou uma bomba na carruagem do czar. O estilo pseudo-russo foi escolhido de forma a se destacar do resto da arquitetura européia de São Petersburgo e lembrar a todos do assassinato e da tristeza da Rússia. A catedral levou 20 anos para ser construída, apesar de nunca ter se tornado uma igreja pública.

Catedral do Sangue Derramado - São Petersburgo

Durante o período soviético, a Catedral do Sangue Derramado permaneceu fechada e na II Guerra Mundial serviu como depósito de batatas. Após uma longa restauração, que durou 27 anos, foi reaberta em 1997 como museu do Estado, familiarizando visitantes com a história do assassinato de Alexandre II e, claro, mostrando a beleza incomparável dos mosaicos russos. Anna_Pakutina


 

Basílica de Santa Maria del Fiore

De fundamental importância para a história da arquitetura, a notável Basílica de Santa Maria del Fiore, em Florença, na Itália, é mundialmente famosa pela sua monumental cúpula – projeto do arquiteto renascentista Brunelleschi, concluída em 1436, e pelo campanário, de Giotto, uma das obras da arte gótica e da primeira renascença italiana. A obra arquitetônica é o registro da riqueza e do poder da capital da Toscana nos séculos 13 e 14. A basílica possui 153 metros de comprimento e 90 metros de largura no transepto, enquanto o tambor da cúpula alcança 54 metros. A construção iniciou-se em 1296.

Santa Maria del Fiore

O domo foi a maior estrutura de seu tipo no mundo e continua sendo até hoje o maior de alvenaria existente. Para se ter uma maravilhosa vista panorâmica da cidade é preciso subir 463 degraus, já que não há elevador. A fachada em mármore nas cores verde, rosa e branco foi acrescentada ao edifício no fim do século 19. Foto: ©iStock.com / Luciano Mortula


Catedral de São Basílio

A Catedral de São Basílio é um dos grandes símbolos arquitetônicos da Rússia. Situada no centro histórico de Moscou, na Praça Vermelha, e ao lado do Kremlin – sede do governo russo, catedral passou ao longo dos séculos por reformas, ampliações, incêndio e restaurações. Suas nove torres, em estilo gótico russo, são cilíndricas e recebem uma cúpula cônica. Ao redor da torre central há outras quatro cúpulas tipo cebolas, orienta – das pelos pontos cardeais. O conjunto arquitetônico possui ainda dois anexos que abrigam os restos mortais de São Basílio, santo ortodoxo que marcou a Rússia por sua conduta honesta e justa, o que causou comoção ao rei temido pelo povo.

Catedral de São Basílio - Moscou- Rússia

A Catedral abriga o corpo de São Basílio, morto em 1552 . O monumento funciona como Museu Histórico do Estado. Desde 1990, é patrimônio mundial da Unesco. Foto: ©iStock.com / Oleg Shipov


 

Catedral de Saint Patrick

Sede da Arquidiocese Católica de Nova York, a St. Patrick’s Cathedral se tornou Marco Histórico Nacional desde o ano de 1976. Em 2012, a igreja passou por um amplo processo de restauração que durou cerca de três anos e custou aproximadamente US$ 175 milhões. O restauro envolveu mais de três mil painéis e os 75 vitrais em seu interior. O desenho do altar, feito pela Tiffany, é decorado com um belíssimo quadro de Nossa Senhora de Guadalupe. Seus grandes portões pesam mais de 8 toneladas e são capazes de demonstrar a grandiosidade e imponência do local. A catedral tem capacidade para até 2.000 pessoas e recebe por ano mais de cinco milhões de turistas.

Catedral de Saint Patrick- Nova Iorque- EUA

Uma das maiores igrejas católicas da América (a maior dos Estados Unidos), a Catedral de St. Patrick está localizada no cruzamento da Quinta Avenida com a Rua 50. Construída entre 1858 e 1878, o templo religioso mais famoso de Nova York tem arquitetura em estilo gótico, torres grandiosas, de quase cem metros de altura. Foto: ©iStock.com / stu99

Comentários