logo

Telefone: (11) 3024-9500

Castelo de Vianden preserva histórico dos tempos medievais em Luxemburgo | Qual Viagem Logo

Vianden Castle - Luxembourg. This photo was taken in Vianden, June 2019.

Castelo de Vianden preserva histórico dos tempos medievais em Luxemburgo

20 de agosto de 2019

Localizado na pequena comuna de Vianden, em Luxemburgo, o Château que leva o mesmo nome da região é o principal destaque entre os atrativos locais. Graças ao seu incrível contorno no alto de uma colina, o castelo foi uma das mais belas residências feudais durante o período românico e gótico da Europa.

Construído entre os séculos XI e XIV sobre as ruínas de um antigo palácio otomano, foi, até meados do século XV, a casa principal dos condes de Vianden, que possuíam fortes ligações com a família imperial. Entretanto, em 1820, o conde vendeu o castelo para o Grão-Duque Adolf que permaneceu com a família ducal até 1977, quando se tornou parte do patrimônio de Luxemburgo.

Foto via castle-vianden.lu/gallery

Foto via castle-vianden.lu/gallery

Desde então, o castelo passa por reformas e restauros, sempre mantendo a estrutura original. Todo esse processo está sendo mantido através de arquivos que estão expostos em uma sala dentro do château.

Quem visita o castelo começa o passeio pelo pátio e por seus edifícios que estão cercados por cinco portões e um muro fortificado. De lá, siga para a capelo inferior, descoberta durante escavações como um dos locais de refúgio do antigo Império Carolíngio.

A exposição de artefatos históricos e achados arqueológicos encontrados durante as obras de escavação mostra o desenvolvimento do castelo durante a Idade Média. Os diferentes períodos de construção do edifício são ilustrados por três modelos de argila e vitrines na Cripta Arqueológica.

Foto via www.castle-vianden.lu/gallery

Foto via www.castle-vianden.lu/gallery

O salão de armamentos é um dos pontos principais do passeio que conta com uma exposição permanente de armaduras e equipamentos utilizando durante o período medieval.

A grande cozinha, a sala de jantar e o salão dos cavaleiros contam com a presença de vários elementos e objetos que datam períodos distintos, bem como artefatos originais do castelo.

Foto via iStock por Jesus Barroso

Foto via iStock por Jesus Barroso

Há ainda outra sala onde estão belas tapeçarias de Flandres e uma galeria de fotos que mostram o processo de reconstrução e visitantes famosos, como Victor Hugo, que ficou extremamente encantado com o local.

O Castelo de Vianden ainda serve de palco para o maior festival medieval de Luxemburgo, que recebe acampamentos de cavaleiros, shows de fogo e luta, malabaristas, caligrafia de menestréis e trovadores e apresentação de aves de rapina.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por Raphael Koerich

Comentários