logo

Telefone: (11) 3024-9500

Casamentos no México: uma experiência no paraíso | Qual Viagem Logo

Bali

Casamentos no México: uma experiência no paraíso

4 de maio de 2018

Trocar a cerimônia tradicional por um “destination wedding” já virou tendência em todo o mundo, e o México é um dos países mais procurados para isso. Descubra a seguir tudo o que você tem que saber para se casar nesse destino tão especial e romântico.

“Destination wedding” nada mais é que um casamento realizado fora da cidade onde os noivos moram. É fazer a cerimônia ficar ainda mais inesquecível ao acrescentar uma viagem com os familiares e amigos mais próximos. A festa pode ser estendida ao longo de vários dias, com uma programação que envolve passeios pelo destino escolhido, coquetéis, jantares e muito mais. As redes sociais estão repletas de registros de “destination weddings” e várias celebridades já entraram nessa onda.

Foto por iStock / LiudmylaSupynska

Foto por iStock / LiudmylaSupynska

Imagine se casar em um cenário de filme, por exemplo, com o deslumbrante mar do Caribe como pano de fundo. Em um primeiro momento, parece uma ideia cara, mas dependendo do tamanho da festa e do destino escolhido, pode até sair mais barato do que fazer uma cerimônia tradicional no Brasil. Por isso, o México é uma ótima opção, já que apresenta um bom custo-benefício e sua moeda, o peso mexicano, vale atualmente cerca de cinco vezes menos que o real.

Além disso, as paisagens mexicanas são de tirar o fôlego, principalmente no litoral. Na região da Riviera Maya, Cancún e Cozumel, praias paradisíacas são o grande destaque. Fazer um casamento pé na areia também é opção na costa do Pacífico, seja em Los Cabos, em Puerto Vallarta ou na Riviera Nayarit. Esses são os destinos mais buscados para casamentos, o que pode ser comprovado pela infinidade de resorts que oferecem serviços exclusivos para essas cerimônias.

Como organizar o casamento

Um “destination wedding” no exterior exige muitos preparativos, que devem ser realizados com bastante antecedência. Fechar uma data pelo menos um ano antes da cerimônia é uma boa ideia, assim os convidados têm tempo para planejar a viagem. Geralmente, são os convidados que pagam suas próprias despesas, como passagem aérea e hospedagem – o que pode reduzir o número de pessoas presentes.

Foto por iStock / Nadtochiy

Foto por iStock / Nadtochiy

Vale sempre lembrar que todos os fornecedores serão de fora do país, o que faz a tarefa de organizar o casamento bem mais complicada. Você pode contratar uma empresa especializada nesse tipo de cerimônia aqui no Brasil, que pode te ajudar não só na logística e em todo o planejamento, mas também na parte burocrática de validar legalmente o casamento. No caso do México, são exigidos alguns documentos específicos e a presença de testemunhas. Se a cerimônia for apenas simbólica, com o casamento civil feito no Brasil, apenas os passaportes válidos do casal são necessários.

Para facilitar ainda mais, vários hotéis e resorts no México têm um cerimonialista próprio ou até uma equipe completa para a coordenação dos casamentos no local, que vão garantir que tudo saia perfeito. Também são comuns resorts que oferecem pacotes prontos para a cerimônia, da decoração à música, ou até alguns benefícios extras para os noivos, como hospedagem ou passeios de cortesia.

Caribe mexicano: tropical e romântico

Praias com água azul turquesa cristalina e areia branquinha, recifes, piscinas naturais em cenotes e ruínas maias dominam as paisagens entre a badalada Cancún, a variada Riviera Maya e a ilha de Cozumel. Quem escolhe se casar nesse paraíso costuma fazer uma cerimônia romântica pé na areia, com o Mar do Caribe de cenário.

Foto por iStock / rebelml

Foto por iStock / rebelml

Esse trecho do litoral mexicano é repleto de resorts incríveis, de todas as faixas de preço. Muitos oferecem serviços especiais de casamento, por isso, vale fazer uma boa pesquisa para selecionar qual deles tem mais a cara dos noivos e qual cabe no orçamento.

Localizado em Playa del Carmen, o luxuoso Rosewood Mayakoba, por exemplo, realiza casamentos totalmente personalizadas e tem uma ampla variedade de serviços e espaços para a cerimônia, os jantares e todas as outras comemorações que o casal queira fazer. No Hard Rock Hotel em Cancún há pacotes de casamento bem em conta – os mais simples são até oferecidos como cortesia para quem fizer uma reserva no resort.

Foto por iStock / VladMilkov

Foto por iStock / VladMilkov

Casar em uma praia privativa é uma das opções no Secrets Aura Cozumel, que oferece pacotes com várias faixas de preço – inclusive um cortesia. Para quem quer uma cerimônia bem diferente, esse resort de luxo também organiza casamentos embaixo d’água. É possível fazer esse tipo de casamento em Cancún e Cozumel, onde há hotéis e agências especializados nisso. Na cerimônia submarina, noivos e convidados precisam ter certificação de mergulho e a comunicação é feita através de placas ou lousas.

Los Cabos: cenário deslumbrante

Entre o Golfo da Califórnia e o Oceano Pacífico, Los Cabos é um famoso destino de luxo no México que combina lindas praias, uma grande oferta de hotéis, campos de golfe de alto nível, atividades na natureza, incríveis animais marinhos e dramáticos penhascos e rochedos à beira-mar. Uma paisagem que promete proporcionar um casamento dos sonhos.

Foto por iStock / sorincolac

Foto por iStock / sorincolac

A maior parte dos resorts está na chamada Zona Hoteleira, em San José del Cabo. No One&Only Palmilla, é possível realizar a cerimônia em uma romântica e tradicional capela no topo de uma colina com vista para o mar, ou então ao ar livre. O Dreams Los Cabos oferece três pacotes com opções disponíveis para personalizá-los, inclusive um que pode ser cortesia para hóspedes.

Luxo em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit são locais vizinhos na costa do Pacífico. O primeiro é mais descontraído, com muitas atividades e uma vida noturna vibrante. Já a Riviera Nayarit é um verdadeiro refúgio e tem ganhado notoriedade como o novo destino de luxo do México. Ambos também são muito procurados pelo público LGBT.

Foto por iStock / Ignativss

Foto por iStock / Ignativss

Em Nayarit, os noivos podem escolher entre um amplo leque de opções de resorts para o casamento, de Nuevo Vallarta à exclusiva Punta Mita. O Grand Velas tem pacotes variados e serviços exclusivos para esse dia especial, além de diferentes espaços para a cerimônia, como a praia do resort, um jardim com vista para o mar ou um salão para 400 convidados.

Foto por iStock / GarrettAndrewChong

Foto por iStock / GarrettAndrewChong

O Casa Velas, um romântico hotel boutique em Puerto Vallarta, proporciona casamentos sofisticados, que podem ser, por exemplo, em seu exclusivo beach club. Do mesmo grupo, o Velas Vallarta também oferece uma série de serviços especializados visando cada detalhe da cerimônia, da comida às flores.

Como chegar

A partir de São Paulo, há voos com uma escala para Cancún, Puerto Vallarta e San José del Cabo. Algumas das companhias aéreas que oferecem uma ou mais dessas rotas são Aeromexico, American Airlines, AviancaCopa Airlines, LATAM e United Airlines.

Onde ficar

CARIBE MEXICANO

Hard Rock Hotel Cancun

Rosewood Mayakoba

Secrets Aura Cozumel

LOS CABOS

One&Only Palmilla

Dreams Los Cabos Suites Golf Resort & Spa

PUERTO VALLARTA

Casa Velas

Velas Vallarta

RIVIERA NAYARIT

Grand Velas Riviera Nayarit

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / LiudmylaSupynska

Comentários