logo

Telefone: (11) 3024-9500

Casa de Pedra é incrível caverna no interior do RN | Qual Viagem Logo

cp_1699

Casa de Pedra é incrível caverna no interior do RN

6 de junho de 2016

Martins, cidade serrana do Rio Grande do Norte com cerca de 750 metros de altitude, possui um dos atrativos turísticos naturais mais impressionantes do estado. Trata-se da Casa de Pedra, a segunda maior caverna em mármore do Brasil. No alto da Serra Potiguar, em meio à vegetação de caatinga, destacam-se de longe as grandes pedras claras que formam essa caverna.

DSC_0099

Foto por Patrícia Chemin

Antes mesmo de entrar na Casa de Pedra, o visual já impressiona. A entrada fica no alto da serra e há uma escada que leva até lá, a partir do fim da estrada. Suas rochas, que datam do período pré-cambriano, são de calcário e corais calcificados, o que indica que esse lugar já esteve submerso e fez parte do oceano.

DSC_0106

Foto por Patrícia Chemin

A caverna tem cerca de 120 metros de altura e possui uma trilha de 100 metros de comprimento. O lugar recebeu o nome de Casa de Pedra por causa da disposição de suas câmaras, que se assemelham aos cômodos de uma casa. O primeiro ambiente, que seria a sala principal, tem 12 metros de largura por 18 de comprimento, além de um teto de mais de dez metros de altura.

cp_1692

Foto por Patrícia Chemin

Ali, é possível ver os tais corais calcificados, além de inúmeras estalactites por todos os lados e uma estalagmite enorme. Em alguns lugares, é possível encontrar algumas dessas formações em desenvolvimento. Apesar da trilha interna não ser muito extensa, o percurso chega a ser uma aventura: é necessário se abaixar em alguns pontos e você vai se deparar com os morcegos que vivem ali. Por isso, não deixe de ir acompanhado por um guia especializado e leve uma lanterna.

DSC_0120

Foto por Patrícia Chemin

Ao chegar ao outro extremo dessa trilha, você vai chegar a um local ainda mais impressionante. O quintal da Casa de Pedra é uma grande área de rochas calcárias de onde é possível ter uma vista privilegiada da região serrana. A beleza é mesmo de tirar o fôlego. À esquerda, no topo da serra, dá para ver a famosa Pedra do Sapo.

cp_1705

Foto por Patrícia Chemin

A Casa de Pedra fica a cerca de 20 km do centro de Martins e é acessível através de uma estrada de terra e pedras. Martins, considerada a “Campos Jordão do Rio Grande do Norte”, fica a 380 km de Natal.

IMG_2051

Foto por Eliria Buso

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Governo do Estado, através da Setur e Emprotur com recursos do RN Sustentável.

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários