Ícone do site Qual Viagem

Casa de Pedra é incrível caverna no interior do RN

Martins, cidade serrana do Rio Grande do Norte com cerca de 750 metros de altitude, possui um dos atrativos turísticos naturais mais impressionantes do estado. Trata-se da Casa de Pedra, a segunda maior caverna em mármore do Brasil. No alto da Serra Potiguar, em meio à vegetação de caatinga, destacam-se de longe as grandes pedras claras que formam essa caverna.

Foto por Patrícia Chemin

Antes mesmo de entrar na Casa de Pedra, o visual já impressiona. A entrada fica no alto da serra e há uma escada que leva até lá, a partir do fim da estrada. Suas rochas, que datam do período pré-cambriano, são de calcário e corais calcificados, o que indica que esse lugar já esteve submerso e fez parte do oceano.

Foto por Patrícia Chemin

A caverna tem cerca de 120 metros de altura e possui uma trilha de 100 metros de comprimento. O lugar recebeu o nome de Casa de Pedra por causa da disposição de suas câmaras, que se assemelham aos cômodos de uma casa. O primeiro ambiente, que seria a sala principal, tem 12 metros de largura por 18 de comprimento, além de um teto de mais de dez metros de altura.

Foto por Patrícia Chemin

Ali, é possível ver os tais corais calcificados, além de inúmeras estalactites por todos os lados e uma estalagmite enorme. Em alguns lugares, é possível encontrar algumas dessas formações em desenvolvimento. Apesar da trilha interna não ser muito extensa, o percurso chega a ser uma aventura: é necessário se abaixar em alguns pontos e você vai se deparar com os morcegos que vivem ali. Por isso, não deixe de ir acompanhado por um guia especializado e leve uma lanterna.

Foto por Patrícia Chemin

Ao chegar ao outro extremo dessa trilha, você vai chegar a um local ainda mais impressionante. O quintal da Casa de Pedra é uma grande área de rochas calcárias de onde é possível ter uma vista privilegiada da região serrana. A beleza é mesmo de tirar o fôlego. À esquerda, no topo da serra, dá para ver a famosa Pedra do Sapo.

Foto por Patrícia Chemin

A Casa de Pedra fica a cerca de 20 km do centro de Martins e é acessível através de uma estrada de terra e pedras. Martins, considerada a “Campos Jordão do Rio Grande do Norte”, fica a 380 km de Natal.

Foto por Eliria Buso

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Governo do Estado, através da Setur e Emprotur com recursos do RN Sustentável.

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários

Sair da versão mobile