logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cartagena: O encontro do mar com a história é porta de entrada do Caribe Colombiano | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Gary Tognoni

Cartagena: O encontro do mar com a história é porta de entrada do Caribe Colombiano

9 de janeiro de 2017

A Colômbia conta com uma excelente localização geográfica, fora da zona de furacões o que proporciona ao turista e ao navegador águas tranquilas durante todo o ano. Além disso, o país é ponto de ligação para Aruba e Caribe, e fica entre a Venezuela e o Panamá.

Foto por Istock/ Gary Tognoni

Foto por Istock/ Gary Tognoni

Na parte noroeste da América do Sul, esse país reúne Floresta Amazônica, Cordilheira dos Andes, Oceano Pacífico e Mar do Caribe em uma área que supera um milhão de quilômetros quadrados. E se isso garante que a natureza do destino é rica e abundante, você ainda pode contar com a quinta maior cidade da América Latina como contraponto: Bogotá, com toda a sua cultura, música e gastronomia. A paisagem da capital impressiona com as montanhas andinas que se erguem a leste da cidade.

Mas são as construções modernas mescladas com as estruturas coloniais que chamam a atenção, uma combinação incrível do passado com o presente, num destino que se mostra ideal para negócios e lazer. É possível viajar no tempo e percorrer quase 500 anos em questão de poucos quarteirões.

E então, entre tantas atrações oferecidas, há o Caribe colombiano. Simplesmente encantador, e de uma beleza quase surreal, esta parte do litoral do país tem não só o típico visual de águas azul-turquesa cristalinas e o glorioso verão que nunca acaba, mas também muita cultura e história.

Cartagena das Índias oferece a possibilidade de interagir constantemente com a história e ao mesmo tempo com a magia do pôr-do-sol e da brisa do mar caribenho que se unem às fachadas de casas com mais de 400 anos, fascinando de muitas maneiras os seus visitantes. Localizada na costa noroeste do país, é a quinta maior cidade colombiana. A região abriga o Parque Nacional Natural Corales del Rosário e a Ilha de Baru, que concentram uma imensa riqueza ecológica, marinha e proporcionam ao visitante cenários ideais para alguns esportes náuticos como canoagem e vela.

Foto por Istock/ texpan

Foto por Istock/ texpan

O Caribe ganha cores diferentes em Cartagena. Considerada um Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, ela tem 483 anos de história conservada na arquitetura colonial de suas construções e no conjunto de fortificações mais completo da América do Sul. São 11 quilômetros de muralhas erguidas pelos espanhóis, que protegiam os habitantes de ataques estrangeiros. Dentro delas está grande parte da Cartagena antiga, inclusive o Palácio da Inquisição, o Castelo de San Felipe e a Torre do Relógio, além de muitas igrejas antigas, paradas obrigatórias para quem explora esse destino pela primeira vez.

É preciso percorrer com calma o trajeto do centro histórico, que serviu de inspiração para Gabriel García Márquez, ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1982 – você pode até mesmo conhecer a casa dele por lá. Esse espaço reflete os séculos passados em suas ruas de pedra, e é a alma da cidade, um verdadeiro museu ao ar livre.

Percorrer essa parte da cidade causa um sentimento todo especial. Para deixar o passeio ainda melhor, é possível fazê-lo numa tradicional charrete, com a batida dos cascos dos cavalos dando o ritmo ao trajeto.

Um roteiro por lá exige uma parada em Las Bóvedas, a última obra do período colonial dentro do perímetro fortificado. São 47 arcos e 23 abóbadas, prontos para deixar qualquer um boquiaberto. Já foi quartel e prisão, mas guardou o melhor para o século 21, abrigando galerias de arte, bares e lojas de artesanato. A melhor maneira de descobrir cada cantinho de Cartagena é deixar de lado o carro, vestir uma bermuda, calçar um confortável par de tênis e caminhar sem medo pelas ruelas que abrigam um enorme conjunto colonial e casarões que foram convertidos em hotéis boutiques. As ruas centenárias da cidade refletem a inspiração do realismo mágico, jargão turístico do país que funde a cultura e modernidade de maneira equilibrada.

Cartagena oferece diversificada oferta gastronômica – por lá estão os melhores chefs do país e os mais cobiçados cardápios. Boas compras, galerias de arte, artistas de rua, música, dança, igrejas, a mistura dos elementos africanos e indígenas, que formam o acolhedor e caloroso povo cartageneiro, um anfitrião acima de tudo. Mas Cartagena não é só passado e construções históricas tombadas.

Visitar arranha-céus de Bocagrande, repleto de enormes arranha céus, com arquitetura arrojada, hotéis de várias redes internacionais, shoppings e cassinos. Cartagena também tem ótimas praias, como Bocagrande, El Laguito, Marsebella, Crespo, La Boquilla e Manzanillo del Mar. Embora a cor das águas das praias centrais não sejam claríssimas e belas, são limpas e quentinhas durante todo o ano, garantindo ótima balneabilidade.

Foto por Istock/ alexmillos

Foto por Istock/ alexmillos

RUMO AO NORTE UMA NOVA CARTAGENA 

Desde a praia de Boquilla, até os limites com Punta Canoa, encontramos a parte mais moderna da cidade. São apenas 20 minutos do centro histórico rumo ao norte. Lá existem edifícios e condomínios residenciais bastante modernos com arquitetura vanguardista e hotéis com excelente estrutura como o Las Américas, que oferece um enorme centro de eventos, o Holiday Inn Morros, com ótimos apartamentos e praia quase particular, além de outras importantes cadeias hoteleiras internacionais, como “o Sonesta” e o Radisson.

A maioria destes empreendimentos fica de frente para o mar e de costas para o enorme e preservado mangue. Nessa região pode-se realizar um dos passeios mais interessantes dali. “La Cueva del Manglar” oferece passeios aos mangues da Ciénaga (uma espécie de pântano) de La Virgem. Com uma profundidade de apenas 80 cm os turistas podem fotografar uma grande variedade de aves, peixes, iguanas e crustáceos, além de dezenas de espécies de caranguejos. O passeio é realizado em canoas típicas conduzidas por guias especializados que cortam túneis de árvores e vegetação preservada. Outra atração é o “Mangue Terapia”, onde se pode passar no corpo o barro negro e terapêutico que promete curar alguns problemas de pele.

Ao pensar em Cartagena o que se deseja primeiramente são agradáveis banhos de sol, uma confortável espreguiçadeira sobre a areia, cerveja gelada, música ou um bom livro para relaxar. As praias da cidade oferecem oportunidades para total relaxamento e muita diversão. Em Cartagena sempre é verão, portanto você pode realizar uma série de esportes aquáticos – como o windsurfe, snorkeling, mergulho ou fascinantes passeios de barco pela baía -, aproveitando ao máximo os atrativos do calmo e quente Mar do Caribe.

Foto por Istock/ DC_Colombia

Foto por Istock/ DC_Colombia

Aventurar-se nas divertidas excursões a pé, de motoneta ou de carruagem pelas ruas e monumentos coloniais localizados dentro das impressionantes muralhas da cidade, e também ao longo da avenida que passa pela moderna zona hoteleira. Ou realizar uma visita ao histórico Cerro de La Popa, cuja figura se destaca sobre o horizonte de Cartagena.

O Cerro (morro) de la Popa é uma montanha que sobressai impressionantemente do perfil da cidade. O nome “Popa” é devido a seu contorno, que é muito parecido com a parte posterior de um barco. No seu topo se encontram uma linda igreja e um convento colonial que foram construídos no início do século XVII, uma das melhores vistas de Cartagena de Índias, incluindo a Ilha de Tierrabomba, o perímetro portuário, e é claro, a bela cidade histórica destacada pela simbólica Puerta Del Reloj.

A CIDADE AMURALHADA, “CORRALITO DE PIEDRA” 

O belo conjunto do porto, fortes e monumentos da parte antiga da cidade são considerados Patrimônios Culturais da Humanidade. A parte histórica, carinhosamente chamada de “el corralito de piedra”, possui 13 quilômetros de muralhas, 21 baluartes e 7 fortes, além de contar com pitorescas praças públicas e ruelas feitas em pedra que embelezam o centro histórico de Cartagena de Índias (nome oficial da cidade).

A “Puerta del Reloj”, símbolo turístico e histórico, é uma das principais entradas dela. Perto da porta se encontra a centenária “Plaza de Los Coches”. É o ponto perfeito para pegar uma charrete e percorrer todos os cantos da cidade histórica, um passeio inesquecível que inclui uma explicação interessante sobre todos os edifícios e lugares visitados.

Não deixe de conhecer e tirar fotos dos principais atrativos localizados dentro do “Corralito de Piedra”, como a “Plaza de La Aduana”, a “Casa Museu Simón Bolivar”, o “Palacio de La Inquisición”, o “Museu Del Oro de Cartagena” e as igrejas de Santo Domingo e San Toribio, ambas do século XVI. Também é imprescindível uma visita ao lindo “Convento de San Pedro”, onde repousam os restos mortais de Pedro Claver, que foi um dos principais defensores da causa da população negra da cidade; o “Museu Naval”, a estátua da “India Catalina” (outro importante símbolo local) e o “Teatro Heredia”, que é o principal espaço artístico.

Para finalizar, uma caminhada sobre a muralha de onde se pode ver o romântico mar é fundamental para poder tirar a clássica foto do visitante de Cartagena: sentado nas centenárias e sólidas pedras, com o mar ao fundo, ou em um de seus tantos baluartes, como o de Santiago, Santo Domingo ou São Francisco.

O BAIRRO BOÊMIO DE GETSEMANI 

Foto por Istock/ Gary Tognoni

Foto por Istock/ Gary Tognoni

Pelas ruas do Getsemani é muito fácil encontrar artistas de rua fazendo suas pinturas, cantando, tocando ou declamando poesias. O bairro fica próximo ao centro da cidade, a partir do Paseo de los Martires – uma homenagem àqueles que lutaram pela independência e foram executados em 1816. As construções históricas se converteram em hostels, hotéis-boutiques de altíssimo nível, restaurantes rústicos, ou simplesmente moradias bucólicas multicoloridas. Nos bares e discotecas do bairro, está a oportunidade do visitante conhecer os ritmos locais como a salsa, a sensual champeta ou o centenário vallenato, típico do norte da Colômbia.

Nada como caminhar pelas estreitas ruas, observando a arquitetura ou os grafites nas paredes. O bairro, que já foi pioneiro na luta pela Independência no século XIX, mas também antigo ponto de drogas e prostituição, hoje é local obrigatório para quem quer conhecer a essência de Cartagena, com todas as suas contradições.

À NOITE, A PLAZA DE LA TRINIDAD se converte num centro de atividades culturais, bem em frente à Igreja da Santíssima Trindade, finalizada em 1643. É onde se encontram moradores e turistas, crianças, artistas, vendedores de comida típica e de bebidas.

Na loja “Artesanias de Colombia”, é possível encontrar peças magníficas e exclusivas. Os preços não são baratos, mas fazem parte do programa de valorização do trabalho artesanal local.No Getsemani fica também o Convento de San Francisco, de 1555, a primeira sede da Inquisição quando esta chegou a Cartagena, em 1610. Atualmente, é um pequeno centro comercial.

Foto por Istock/ DC_Colombia

Foto por Istock/ DC_Colombia

PRAIAS EM CARTAGENA 

As belas praias de Cartagena permitem aos banhistas avançar pelas águas do Mar do Caribe por pelo menos dez metros sem que o nível da água passe da cintura. Essa pouca profundidade deixa as praias fabulosas para tomar banho de sol dentro do mar, a forma mais refrescante para conseguir um ótimo bronzeado; ou para quem está com a família e quer ensinar as crianças a darem seus primeiros mergulhos.

Todos os dias as praias se convertem em um verdadeiro carnaval quando aparecem seus personagens típicos, como as lindas “Palenqueras”, mulheres negras vestidas com roupas coloridas e brilhantes, e seu cesto de frutas na cabeça. Mulheres que fazem tranças também saem por várias partes da praia, alegrando e deixando por onde passam cabeças de turistas e de seus filhos bem enfeitadas. Outras oferecem massagens terapêuticas de relaxamento em tendas artesanais.

ILHAS DE ROSARIO, TIERRABOMBA E BARÚ – CARIBE COLOMBIANO 

Existem vários barcos e horários de saída para excursões que vão de Cartagena aos lindos paraísos insulares. A Ilha de Tierrabomba está em um dos extremos da Baia de Cartagena. Na ilha você encontrará praias extraordinárias, fortes e vestígios de antigos edifícios coloniais. As “Ilhas de Rosario” são um conjunto de 30 pequenas ilhas de recifes próximas uma das outras, rodeadas pelas águas transparentes típicas do Mar do Caribe, onde é um verdadeiro encanto praticar snorkeling ou mergulhar em um colorido mundo submarino. Nas Ilhas de Rosario existe um aquário natural com shows de golfinhos e tubarões que ampliam o atrativo do arquipélago e completam a visita com divertidas atividades na superfície.

FOTO: © ISTOCK.COM / PXHIDALGO

FOTO: © ISTOCK.COM / PXHIDALGO

A Ilha de Barú é mais uma das atrações de Cartagena que você tem que conhecer. É possível chegar a ela por via terrestre, atravessando o Canal do Dique ou por via marítima, cruzando a linda baía de Cartagena. Esse belo lugar oferece uma grande extensão de praias paradisíacas com areia branca e águas cristalinas, perfeitas para passar o dia nadando ou mergulhando entre milhares de peixes coloridos. As praias das Ilhas de Baru são completamente diferentes das de Cartagena: praias de areia branca e suave, mar cristalino, paisagens de tirar o fôlego e atividades típicas da região, águas quentinhas e transparentes e um ambiente totalmente verde e repleto de florestas e ilhotas.

Um novo e emocionante passeio pode ser feito numa enorme área de proteção ambiental, é o maior viveiro natural de pássaros das Américas. Funcionando desde fevereiro desse ano o Aviário Nacional da Colômbia, após quase 10 anos de construção, é um verdadeiro santuário abrigando mais de 140 espécies de aves e cerca de 1.800 animais voadores, incluindo: a harpia, o tucano caribenho, os majestosos flamingos cor de rosa, entre outros.

A atração turística promove a preservação e o cuidado com a natureza, juntamente com a importância da sustentabilidade ambiental. Foram reproduzidos vários ecossistemas e plantadas centenas de milhares de árvores num terreno que antes era árido e estava quase sem vegetação.

O Aviário Nacional da Colômbia é um verdadeiro parque ecológico e de preservação constante de centenas de pássaros e principalmente de aves migratórias. Nele, o visitante percorre em aproximadamente um quilômetro e meio três ambientes eco sistêmicos – floresta tropical, costa (litoral) e deserto – que suportam sua grande variedade de exposições permanentes.

Este local é um museu ao ar livre, mas tem muito mais a oferecer do que somente cultura e história. Lá se pratica atividades de recuperação de animais feridos, pesquisas para reprodução e estimula a pesquisa de escolas de universidades. Um dos projetos que estão ocorrendo é a reprodução em cativeiro de condores, maior ave do mundo, que está em perigo de extinção na Colômbia.

FOTO: © ISTOCK.COM / TONIFLAP

FOTO: © ISTOCK.COM / TONIFLAP

Duas dicas para finalizar o nosso passeio. Há menos de uma hora visite o Vulcão Totumo e o Aquário. Duas dicas bastante interessantes e diferentes dos programas básicos oferecidos.

CONVENÇÕES E EVENTOS

Uma das atrações de Cartagena, mesmo que se trate de assuntos que envolvem trabalho, são seus extraordinários serviços e instalações para congressos e convenções. Grandes auditórios equipados com cabines para tradução simultânea, grandes mesas para trabalhar e tecnologia audiovisual de ponta converteram a cidade também em uma das principais sedes de negócios na Colômbia e na América Latina em geral. O Hotel Las Américas oferece um amplo espaço totalmente dedicado ao assunto. No centro da cidade existe também o Centro de Convenções que realiza vários eventos anuais. Em janeiro acontece o Festival Internacional de Música e em março o famoso e concorrido Festival Internacional de Cinema.

Enfim, Cartagena é isso. Uma cidade que inspira que se sente no corpo e na alma. Ela é o ponto de encontro do mar e da história, onde a constante brisa impacta os corações com seu romantismo.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva. O jornalista viajou com o apoio da Procolombia. A convite da Copaairlines a IHG Hotéis – Holiday Inn. Com o apoio da secretaria de turismo de Cartagena. Proteção do seguro de viagens GTA

Foto destaque por Istock/ Gary Tognoni

Comentários