logo

Telefone: (11) 3024-9500

Carnaval de rua, futebol americano e até mesmo poker: Bahamas além das praias | Qual Viagem Logo

bahamas

Carnaval de rua, futebol americano e até mesmo poker: Bahamas além das praias

20 de dezembro de 2016

Foto: Departament of Tourism, Bahamas

São 700 ilhas e outras várias ilhotas espalhadas no Oceano Atlântico. A água marinha mais parece uma gigantesca piscina natural. Quando pensamos em férias paradisíacas, o arquipélago das Bahamas é automaticamente o lugar nos vem a mente quando brincamos com a possibilidade de ganhar na loteria e fugir para algum lugar.

Aqui mesmo no site falamos sobre as belezas naturais do arquipélago, o fato de as ilhas serem praticamente o destino perfeito para Lua de Mel, os mergulhos com tubarões e as praias paradisíacas disponíveis para todos os gostos. De toda forma (acredite, se quiser), as Bahamas são um destino turístico tão intenso que a alta temporada (de novembro a fevereiro, quando é verão nos Estados Unidos e na Europa) tem outras atrações bem interessantes. Nas Bahamas, há uma extensa rede hoteleira para ficar nas ilhas, como o famoso Atlantis, e outros lugares menos conhecidos. Lugar para ficar não falta – mas, e lugares para ir além de compras e a praia?

Neste artigo, falamos sobre três lugares que fogem um pouco da linha “paraíso natural”. Pelo fato de ser um polo turístico, as Bahamas acabam sendo foco, por tabela, de outros eventos nessa época do ano. Do Carnaval ao Poker, as ilhas ficam agitadas a cada fim e começo de ano.

Seguindo tradição cubana, as Bahamas anualmente sediam partidas de futebol americano

O futebol americano tem calendário de “tiro curto” nos Estados Unidos, sobretudo na vertente universitária (não se engane, ela é quase tão popular quanto a NFL). Cada equipe joga 12 partidas na temporada e, os que não disputam os playoffs, jogam partidas comemorativas ao redor do país.

Antes da Revolução Cubana, na década de 50, um desses jogos ocorria no principal destino turístico no Caribe, a ilha de Cuba (o jogo era chamado de Bacardi Bowl). Hoje em dia, seu substituto é o Bahamas Bowl. A partida é jogada anualmente no dia 24 de dezembro, no Thomas Robinson Stadium. Em 2014, o jogo foi um dos mais empolgantes da história do esporte.  Já em 2016, o confronto será entre Old Dominion e Eastern Michigan.

Considerando que o futebol americano é o esporte mais popular dos Estados Unidos desde a década de 1970 – e cada vez mais popular no Brasil, a partida serve como uma vitrine para as ilhas. O foco dos americanos nesta época do ano costuma estar nesses jogos universitários de fim de ano. Então, entre uma jogada e outra, as belezas naturais das Bahamas são mostradas para os americanos.

bahamas1

ESPN Images | Ben Solomon

Em janeiro, a temporada do poker tem seu início por lá

Dado que mesmo em Las Vegas as temperaturas não são lá aquela beleza durante o inverno do hemisfério norte, a sede para o primeiro campeonato de poker que inaugura a temporada a cada ano é nada mais nada menos que as Bahamas.

Um dos maiores campeonatos do mundo, o PCA (agora “PCB”) começou em 2004 com apenas 221 jogadores. Hoje, é um torneio que conta com mais de 1500 jogadores. Seja para jogar, acompanhar um amigo ou mesmo para dar uma de curioso e acompanhar os melhores profissionais do mundo em ação, o PokerStars Championship Bahamas é algo diferente e bacana para fazer em janeiro quando estiver cansado (é possível?) das praias. Em 2017, o torneio ocorre de 9 a 14 de janeiro.

Tem carnaval? Tem sim!

Seguindo a tradição dançante do povo caribenho, o carnaval nas Bahamas talvez seja o último grande evento da alta temporada. Não se trata de um evento simples, mas uma coleção deles que ocorre por meio de concertos, shows culturais e desfiles de rua que celebram a herança cultural das ilhas.

Talvez você diga: êpa! Já vi isso em algum lugar? Sim, o agente secreto James Bond, em um de seus filmes clássicos – 007 contra a Chantagem Atômica, Thunderball no título original do romance de Ian Fleming, visita as Bahamas e várias cenas são gravadas no meio do carnaval das ilhas.

Ao contrário do Brasil, o carnaval caribenho ocorre entre o final do abril e início de maio. Segundo o site oficial da organização, no próximo ano  ele está programado entre o dias 28 de abril e 6 de maio.

Como você viu, há muito mais nas Bahamas do que compras, tubarões, o famoso hotel Atlantis e as praias. A ilha está se tornando um destino turístico bem importante para o esporte e tem uma herança cultural formidável. Se você tiver a sorte de estar por lá no final do ano ou no primeiro semestre, não deixe de aproveitar.

 

Comentários