logo

Telefone: (11) 3024-9500

Capital da Geórgia, Tbilisi é destino surpreendente no Cáucaso | Qual Viagem Logo

Beautiful panoramic view of Tbilisi at sunset, Georgia country

Capital da Geórgia, Tbilisi é destino surpreendente no Cáucaso

12 de janeiro de 2018

Quem busca destinos exóticos para visitar tem no Cáucaso uma ótima opção. A região engloba parte da Rússia e três pequenos países europeus localizados entre o Mar Negro e o Mar Cáspio – Armênia, Azerbaijão e Geórgia, todos antigos membros da URSS. A capital deste último, Tbilisi, aparece como uma das cidades mais interessantes do Cáucaso, com uma rica mistura cultural.

Foto por iStock / joyt

Foto por iStock / joyt

É possível perceber facilmente as diversas influências que moldaram Tbilisi: há características soviéticas, além de outras turcas e até árabes. Há igrejas ortodoxas e católicas, sinagogas e mesquitas. Logo você vai perceber que está na fronteira entre a Europa e a Ásia, a meio caminho entre a Rússia, a Turquia e o Irã.

Foto por iStock / efesenko

Foto por iStock / efesenko

O perfil multicultural – e, às vezes, um tanto bagunçado – de Tbilisi é um de seus grandes charmes, tornando-a autêntica e bem singular. Além disso, é um destino bem economicamente acessível. Em um vale cercado por montanhas, a cidade foi fundada no século V e nomeada em homenagem às fontes termais encontradas ali (Tbilisi significa “quente”).

Foto por iStock / Ozbalci

Foto por iStock / Ozbalci

É imperdível visitar a Cidade Antiga, onde ruas estreitas abrigam casas tradicionais coloridas com sacadas e varandas e construções históricas, como as igrejas Metekhi, Sioni e Anchiskhati, sendo esta última a mais antiga da cidade. No alto de uma colina, o Forte Narikala, uma cidadela amuralhada persa, rende uma vista panorâmica para a cidade e é acessível por um teleférico que sai do Parque Rike. No centro histórico também ficam as termas, onde é possível se banhar em águas sulfurosas – por lá passaram nomes como Pushkin e Dumas.

Foto por iStock / saiko3p

Foto por iStock / saiko3p

Faça um passeio ao longo da Avenida Rustaveli, a principal via da cidade, que abriga a casa de ópera, palacetes, o Parlamento, museus de arte e história, cafés, lojas e restaurantes. Explore o mercado de pulgas perto da Dry Bridge para encontrar todo o tipo de relíquias históricas guardadas pelos habitantes da cidade. Tbilisi ainda surpreende com algumas construções modernas, como a Ponte da Paz, toda em vidro e aço, e o teatro no Parque Rike. Um pouco fora do centro, visite também a belíssima Catedral de Sameba.

Foto por iStock / bruev

Foto por iStock / bruev

Como chegar

Para chegar a Tbilisi é preciso pegar um voo saindo de São Paulo com pelo menos uma escala, que pode ser em Istambul (pela Turkish Airlines) ou em Doha (pela Qatar Airways), por exemplo.

Onde ficar

Tbilisi Marriott Hotel

Ibis Styles Tbilisi Center

Ambassadori Tbilisi Hotel

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / vvvita

Comentários