logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cananéia: o litoral sul de extrema beleza | Qual Viagem Logo

c-ken-chu

Cananéia: o litoral sul de extrema beleza

9 de fevereiro de 2017

Considerada um dos maiores berçários de vida marinha do planeta, Cananéia está situada no extremo sul do litoral paulista, no centro de um corredor biológico de 110 quilômetros da foz do Rio Ribeira em Iguape até a baia de Paranaguá.

alf-ribeiro

Foto por Alf Ribeiro

A cidade é tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e apontada como o melhor roteiro ecológico do mundo. Segundo alguns dados, é também a mais antiga do Brasil, mas por falta de documentação oficial, São Vicente é a oficialmente reconhecida.

ilha-do-cardoso-alf-ribeiro

Foto por Alf Ribeiro

O destino é também conhecido por ser ponto de partida para as ilhas preservadas do litoral sul, como a Ilha do Cardoso, Bom Abrigo e Comprida, acessíveis por barcos e escunas, que te levam a belezas naturais.

cardoso-alf-ribeiro

Foto por Alf Ribeiro

Além das belezas naturais e passeios lindos, a região é um santuário ambiental repleto de espécies de fauna e flora, com lagunas à beira-mar, vegetação de restingas e Mata Atlântica, além de mangues que são verdadeiros viveiros de peixes.

i-c-alf-ribeiro

Foto por Alf Ribeiro

Para quem gosta de tranquilidade e paz, vale a pena conhecer a atração que fica no km 12 da estrada do Ariri. Além de desfrutar da cachoeira, o visitante pode conhecer a cultura e costumes da comunidade do Mandira.

cachoeira-do-mandira-foto-ken-chu

Cachoeira do Mandira. Foto por Ken Chu

Ar rústico, vila antiga e centro histórico colorido, é um dos pontos fortes de Cananéia, além das praias. Com construções do século 17, a cidade abriga cenário colonial com o casario, que é batizado por ter sido iluminada por lampiões e a Igreja de São João Batista, erguida em 1577 e restaurada em 1769.

ken-chu

Foto por Ken Chu

Quer mais um motivo para visitar esse lindo destino pertinho de São Paulo? A gastronomia. Cananéia é a capital gastronômica do Vale do Ribeira. Lá, a extração de ostras é intensa e os visitantes podem comprar e comer-las fresquinhas.

Onde ficar

Pousada Via Maria

Hotel Sol a Sol

Hotel Marazul

Onde comer

Restaurante e Pizzaria Porto Camarão

Via Maria Bistrô

Ponto das Ostras

Texto por Caroline de Oliveira

Foto destaque por Ken Chu

Comentários