logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cachoeiras, rios e paisagens únicas em Santana do Riacho (MG) | Qual Viagem Logo

santana-do-riacho-acervo-setur-mg-via-minasgerais-com-br

Cachoeiras, rios e paisagens únicas em Santana do Riacho (MG)

23 de maio de 2017

Com pouco mais de quatro mil habitantes, o município de Santana do Riacho, em Minas Gerais, é conhecido pelas belezas naturais de seus arredores. O distrito de Serra do Cipó (antigo Cardeal Mota) conta com boa estrutura para receber visitantes, pois é repleto de pousadas e restaurantes. Além disso, é porta de entrada para o Parque Nacional da Serra do Cipó, criado em 1970.

Dentro e fora do parque, trilhas, cânions, poços e cachoeiras tornam o local bastante movimentado nos feriados, férias e finais de semana. O ecoturismo tem destaque por lá, em atividades como passeio de caiaque, trilhas, rapel de cachoeiras e muito mais. O povoado de Lapinha da Serra é uma boa pedida para aqueles que querem explorar a região com tranquilidade. Não deixe de visitar as cachoeiras Véu da Noiva e Serra Morena.

Outros atrativos que merecem destaque em torno de Santana do Riacho são o Morro da Pedreira, a Cachoeira Grande e a própria região de Lapinha da Serra. A região faz parte da zona arqueológica de Lagoa Santa, onde foram encontrados vestígios do primeiro povo que habitou o Brasil (há mais de 10 mil anos atrás). O Parque da Serra do Cipó abriga alguns sítios arqueológicos com pinturas rupestres.

Como chegar

Para quem vem de Belo Horizonte, pegue a rodovia MG -010 passando por Lagoa Santa, na rota da Estrada Real. Santana do Riacho fica a 130 km ao norte da capital mineira. Grande parte dos atrativos está na altura do km 90, no Distrito de Serra do Cipó, localizado a cerca de 30 minutos antes da sede de Santana do Riacho.

Onde ficar

Fazenda Monjolos Pousada

Pousada Solar dos Ipês

Onde Comer

Penela de Pedra

Pizzaria A Forneria

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: Acervo Setur-MG via minasgerais.com.br

Comentários