logo

Telefone: (11) 3024-9500

Bertioga entra para o Circuito Litoral Norte que prioriza regionalizar a promoção turística | Qual Viagem Logo

Foto via iStock por Phaelnogueira

Bertioga entra para o Circuito Litoral Norte que prioriza regionalizar a promoção turística

20 de setembro de 2019

O Circuito Litoral Norte de São Paulo, que já era composto pelos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, passa a ter a cidade de Bertioga como a nova integrante desse Clúster Turístico, que abrange os principais destinos turísticos do litoral norte do estado de São Paulo.

A ideia principal do Circuito é ampliar e qualificar o fluxo de turistas nos destinos participantes e fazer com que cada visitante possa conhecer um pouco de cada uma das cinco cidades. Sua intenção é ampliar o número de diárias dos visitantes, através de estímulos para esses conheçam melhor a região onde estão passando suas férias.

Foto por Rogério Cassimiro/MTur

Foto por Rogério Cassimiro/MTur

Com planejamento próprio, o circuito foi criado a partir da união entre as secretarias municipais. “Desde janeiro desse anos, estamos com o CNPJ formalizado. Somos um consórcio turístico do litoral norte do estado de São Paulo”, explica Gustavo Monteiro, Secretário Executivo contratado pelo consórcio.

Foto via iStock por Cleber Macedo

Foto via iStock por Cleber Macedo

O atual presidente é Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, que através de sua liderança tem conquistado grandes avanços para o desenvolvimento e integração da região composta pelas cinco cidades.

Circuito Litoral Norte: objetivos

Por meio de informações fornecidas pelas secretarias de Turismo das cidades, foi calculada uma taxa média de ocupação da região de 54%, nos 5 municípios que abrangem o Clúster Turístico. A intenção dos executivos é elevar esse número a 70% em dois anos. “Dependemos ainda de alguns recursos. É uma meta agressiva que pode variar de acordo com os investimentos que forem liberados pelo estado”, pontua Monteiro. “Nossa meta é regionalizar a promoção turística das cinco cidades. Além disso, vamos ratear o custo de todas as ações, o que vai gerar uma economia de no mínimo 20%”, ressalta o prefeito.

Foto via iStock por Phaelnogueira

Foto via iStock por Phaelnogueira

O modelo de gestão do consórcio está conseguindo captar um maior número de recursos federais e estaduais, além de estar agregando valor a cada cidade, na intenção real de fazer o turista circular por todas elas.

O circuito ainda busca interações com a iniciativa privada dos municípios para alavancar a divulgação da ação. “Queremos ser um facilitador para que eles consigam atender a demanda que será gerada no aumento de fluxo de turistas e qualificação dos turistas da região”, ressalta

Participação em feiras e regionalização da promoção turística 

Dentre as principais ações está a participação dos municípios em importantes eventos segmentados da cadeia turística.

Imagem por Natalia Bastos

Imagem por Natalia Bastos

A São Paulo Boat Show está sendo a primeira delas, na sequência virão ABAV, já na próxima semana, além do Festival de Turismo de Gramado, e das feiras internacionais de turismo de Buenos Aires e Paraguai, mercados importantes para as 5 cidades que compõe o circuito.

Mais Informações

Bertioga – www.bertioga.sp.gov.br

Caraguatatuba – www.caraguatatuba.sp.gov.br

Ilhabela – www.ilhabela.com.br

São Sebastião – www.saosebastiao.sp.gov.br

Ubatuba – www.ubatuba.sp.gov.br

Texto por: Sérgio Magalhães e Silva

Comentários