logo

Telefone: (11) 3024-9500

Basileia é a capital da cultura da Suíça | Qual Viagem Logo

City of Basel in SwitzerlandCity of Basel in SwitzerlandCity of Basel in SwitzerlandCity of Basel in SwitzerlandCity of Basel in Switzerland

Basileia é a capital da cultura da Suíça

13 de fevereiro de 2017

Além de ser uma das maiores e mais importantes cidades da Suíça, a Basileia (Basel) tem uma localização única: faz fronteira com a Alemanha e com a França. A tríplice fronteira entre os três países fica nas águas do famoso Rio Reno, que corta a cidade da Basileia ao meio. A 90 km ao oeste de Zurique, a Basileia oferece a seus visitantes uma bela combinação entre cultura e arquitetura.

Basel, Switzerland - 27 August, 2016: buildings and people on Barfuesserplatz square. Basel is a city on the Rhine river in northwestern Switzerland, situated where the Swiss, German and French borders meet.

Foto por iStock / photogearch

Não à toa, a Basileia é reconhecida como a capital cultural da Suíça: possui a maior densidade de museus do país. São 40 deles no total, como o Museu de Artes (Kunstmuseum), o Museu Jean Tinguely, que reúne as esculturas de metal do artista de mesmo nome, o Antikenmuseum, com uma coleção de objetos de civilizações da antiguidade, e muitos outros. Além disso, há galerias de arte e espaços de exposições, como o belo edifício da Fundação Beyeler.

Basel, Switzerland - October 20, 2016: People walking in front of the Fine Arts Museum

Foto por iStock / olli0815

A cidade também organiza o Art Basel, um dos maiores eventos de arte contemporânea do mundo, que acontece no mês de junho. No verão, junte-se aos jovens locais para um mergulho no Rio Reno. Se esse não for bem o seu tipo de programa, você pode atravessar o rio de barco e contemplar o belo panorama da cidade. Outra época especial para visitar a Basileia é entre novembro e dezembro, quando funcionam os tradicionais mercados de Natal da cidade, como o da Münsterplatz, de frente para a catedral.

Basel, Switzerland - January 3, 2014: Street view of Marktplatz in the Old City of Basel. Basel is a third most populous city in Switzerland. It is located on the river Rhine. People on the square.

Foto por iStock / Roman Babakin

Com uma história que data do Império Romano, a Basileia preserva o charme de uma cidade medieval, com construções históricas, ruas estreitas e resquícios da muralha que a cercava, como o Spalentor, um belíssimo portão do século XIV. O prédio da prefeitura (Rathaus), localizado na Marktplatz, foi erguido no começo do século XVI e também merece a visita. A partir dali, a melhor opção de passeio é caminhar a pé para descobrir o centro histórico.

Rathaus, the Town Hall of Basel - Switzerland

Foto por iStock / Leonid Andronov

Como chegar

O aeroporto que atende à cidade não fica na Basileia, mas sim em Saint-Louis, na França (EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg). A partir dali, são menos de cinco quilômetros até a Basileia. Há voos para lá a partir de São Paulo pela KLM e pela Air France, com uma escala. Outra opção é pegar um voo até Zurique (direto a partir de São Paulo pela Swiss), e depois seguir de trem ou carro até a Basileia.

Onde ficar

Grand Hotel Les Trois Rois

Hotel Spalentor Basel

GAIA Hotel

Mais informações em: myswitzerland.com/pt

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / anderm

Comentários