logo

Telefone: (11) 3024-9500

Barra Grande (PI) tem semana de literatura e gastronomia | Qual Viagem Logo

imagem_release_1684190

Barra Grande (PI) tem semana de literatura e gastronomia

25 de abril de 2019

Um dos pontos mais encantadores do litoral piauiense, Barra Grande revela-se destino que oferece mais que as águas mornas e tranquilas do mar. Para confirmar isso, ali se realiza a 1ª Semana Literária e Gastronômica Fontes Ibiapina, iniciada em 19 de abril e que se prolonga até dia 27, próximo sábado. A união de saberes e sabores provou-se iniciativa de notável atratividade turística, conforme relatam os organizadores.

O evento acontece na Pousada Titas, que aloja o emblemático Restaurante Mô Cozinha Afetiva e que pertence a Tiara Ibiapina, neta do homenageado, Fontes Ibiapina, magistrado, escritor, co-fundador e membro da Academia Piauiense de Letras. E o traço de hospitalidade da família vai além, uma vez que a Pousada BGK, também em Barra Grande, pertence ao pai dela, Ariosto Ibiapina.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Entre hoje e os próximos dias (quinta, sexta e sábado), será o encerramento desta 1ª Semana Literária e Gastronômica Fontes Ibiapina. A programação inclui leitura de histórias para crianças, com mediação da educadora Diana Cianelli Gabriel, música ao vivo (Benjamim Mora e Luz de Castro) e performances artísticas que valorizam a cultura piauiense.

Em meio à valorização da cultura local, está confirmada também a presença de Joseli Lima Magalhães, doutor em Direito Processual, professor da UESPI e filho do falecido escritor Magalhães da Costa. No dia 27 (Sábado), o convidado vai lançar o livro “Histórias com Pé e Cabeça”, de autoria de seu pai, que foi desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, também um dos fundadores da Academia Piauiense de Letras e grande amigo de Fontes Ibiapina. O homenageado, Fontes Ibiapina, formou-se em Direito, fez carreira na magistratura e ganhou notoriedade pela produção literária em prosa, que resgata e enriquece valores genuínos da cultura e arte da região. Deixou uma vasta obra, em torno de 30 títulos.

Entre as atividades permanentes, destaque para a exposição do Memorial Fontes Ibiapina, composto da escrivaninha onde o homenageado criava suas obras primas, mini biblioteca e fotos do escritor e o Espaço Lúdico com leitura infantil.

Gastronomia em destaque

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

O menu fica a cargo do chef de cozinha do Restaurante Mô Cozinha Afetiva, Augusto Sampaio, formado pela Laurent University, com passagem pela tradicional escola Laurent Suaudeau, que executa cozinha contemporânea com bases clássicas, apreciando ingredientes regionais e sempre respeitando o produtor local. A primeira edição do evento conta também com a participação especial da chef Mirna Gomes. Além de experiência internacional 3 estrelas Michelin e já eleito por três vezes melhor restaurante do mundo, El Celler de Can Roca, na Espanha, ela atua como chef de eventos com menus autorais que valorizam produtos e produtores brasileiros.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Participante do MasterChef Profissionais (2017), da Band, Mirna Gomes ministra aulas, palestras e leciona no projeto “Chef Aprendiz”, que usa a gastronomia como ferramenta de inclusão social e inserção no mercado de trabalho para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, em São Paulo.

Além de apreciarem gastronomia autoral, saudável e com aproveitamento dos ingredientes regionais, os visitantes do evento encontrarão no Mô Cozinha Afetiva com a memória da infância e uma boa lembrança, repleta de sentimentos saborosos.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

 

 

 

Comentários