logo

Telefone: (11) 3024-9500

Avignon: monumentos medievais no coração da Provence | Qual Viagem Logo

Avignon Bridge with Popes Palace and Rhone river at sunrise, Pont Saint-Benezet, Provence, France

Avignon: monumentos medievais no coração da Provence

18 de julho de 2017

A Provence, ou Provença, é uma das regiões mais charmosas da França. Famosa pela gastronomia, pelos campos de lavanda e por outras lindas paisagens que se estendem dos Alpes até o Mediterrâneo, a Provence é repleta de cidades e vilarejos incríveis. Um desses destinos é Avignon, que entrou na história europeia por ter sido residência dos Papas durante o século XIV.

Foto por iStock / Bertl123

Foto por iStock / Bertl123

Durante 70 anos, a sede da Igreja católica não foi Roma, mas sim essa pequena cidade do sul da França. Pode até não ter sido por muito tempo, mas foi o suficiente para que fosse erguida em Avignon uma série de construções impressionantes, sendo a principal delas o Palácio dos Papas (Palais des Papes). Principal ponto turístico da cidade, o palácio é na verdade um enorme castelo com cara de fortaleza medieval, ameias, torres e muros.

Foto por iStock / clodio

Foto por iStock / clodio

Aberta à visitação e abrigando até mesmo uma loja de vinhos regionais, a construção domina o horizonte da cidade e é o maior palácio gótico da Europa. Ao lado está a Catedral de Avignon e o parque Rocher des Doms. Perto dali, há uma atração bem curiosa: a Ponte de Avignon. Depois de fortes enchentes até o século XVII, parte da ponte cedeu e, hoje, ela só avança até a metade do Rio Ródano (Rhône). Nunca foi reconstruída, mas isso colaborou para sua popularidade.

Foto por iStock / znm

Foto por iStock / znm

Diferente da ponte, a muralha que cerca todo o centro histórico de Avignon encontra-se bem preservada e totalmente de pé. Todos esses monumentos colocaram Avignon na lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade da UNESCO. Caminhar pelas ruelas do centro é um passeio imperdível, já que o local é como um museu a céu aberto. Além disso, encontre por lá várias lojas simpáticas, restaurantes com a deliciosa culinária provençal, igrejas, praças, antiquários e muito mais.

Foto por iStock / YKD

Foto por iStock / YKD

Também vale uma visita ao mercado da cidade, o Marché les Halles, facilmente identificável pela fachada coberta por um jardim vertical. Ali é possível comprar produtos locais e ainda provar saborosos pratos. Outra atração em Avignon é um pequeno passeio de barco pela região pelas águas do Rio Ródano, saindo dos Allées de l’Oulle. Quem visitar a cidade em julho pode conferir o famoso festival de teatro de Avignon, o maior da França. Não à toa o local recebeu o título de Capital Europeia da Cultura no ano 2000.

Como chegar

Para chegar à França, há voos diretos entre Paris e São Paulo (Air France e Latam) ou Rio de Janeiro (Air France). Avignon fica no coração da Provence, a 100 km de Marselha – trajeto que pode ser feito de trem. A bordo de um TGV (trem de alta velocidade), a viagem entre Paris e Avignon dura apenas 2h40. Pela localização, a cidade pode ser usada como base para conhecer a região e seus vilarejos.

Onde ficar

Mercure Pont d’Avignon Centre

Hotel Garlande

Novotel Avignon Centre

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / HonzaHruby

Comentários