logo

Telefone: (11) 3024-9500

Aveiro é a Veneza portuguesa | Qual Viagem Logo

Aveiro gondola in Portugal

Aveiro é a Veneza portuguesa

5 de abril de 2016

A pequena e charmosa Aveiro é uma cidade costeira na região central de Portugal. Fica a 55 km ao oeste de Coimbra e a 70 km ao sul do Porto. É conhecida como a Veneza de Portugal por causa dos canais que cortam a cidade, das pequenas pontes sobre eles e dos barcos que levam os turistas em passeios pelas águas, semelhantes às gôndolas da cidade italiana.

Night view the traditional moliceiro boats stopped in  the central canal of city, in Aveiro, Portugal, on August 01, 2011

Foto por iStock / David Pereiras Villag

A Ria de Aveiro, que é o estuário do Rio Vouga, é um dos mais impressionantes cenários do litoral português. A água invadiu parte do continente, formando os tais canais, cordões de terra e pequenas ilhas fluviais. Uma das principais atrações da cidade é passear por esses canais urbanos a bordo dos barcos tradicionais e coloridos de Aveiro, chamados de moliceiros.

Diferente de outras cidades portuguesas como Lisboa, Aveiro é plana, o que a torna ideal para passeios de bicicleta. Alugue uma e pedale pelos parques da cidade. Ao longo do canal principal de Aveiro há uma série de belas construções em “art nouveau”, ou Arte Nova. Outro lugar que merece admiração é a estação de trem. Sua fachada é toda coberta pelos tradicionais azulejos portugueses. Há ainda o Museu de Aveiro e a Catedral da cidade.

iStock_000016995549_Small

Foto por iStock / fiscal

Em Aveiro foi criado um dos doces mais famosos do país: os ovos moles de Aveiro. Como a maioria dos doces portugueses, foi criado por freiras em um convento. É um creme de gemas envolto por uma massa fina, como a hóstia, em formatos de elementos marinhos, como peixes e conchas. Os ovos moles são vendidos por toda a cidade, inclusive na Oficina do Doce, onde é possível participar da fabricação dessas delícias e degusta-las depois.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Acnakelsy

Comentários