Ícone do site Qual Viagem

Aveiro é a Veneza portuguesa

Aveiro gondola in Portugal

A pequena e charmosa Aveiro é uma cidade costeira na região central de Portugal. Fica a 55 km ao oeste de Coimbra e a 70 km ao sul do Porto. É conhecida como a Veneza de Portugal por causa dos canais que cortam a cidade, das pequenas pontes sobre eles e dos barcos que levam os turistas em passeios pelas águas, semelhantes às gôndolas da cidade italiana.

Foto por iStock / David Pereiras Villag

A Ria de Aveiro, que é o estuário do Rio Vouga, é um dos mais impressionantes cenários do litoral português. A água invadiu parte do continente, formando os tais canais, cordões de terra e pequenas ilhas fluviais. Uma das principais atrações da cidade é passear por esses canais urbanos a bordo dos barcos tradicionais e coloridos de Aveiro, chamados de moliceiros.

Diferente de outras cidades portuguesas como Lisboa, Aveiro é plana, o que a torna ideal para passeios de bicicleta. Alugue uma e pedale pelos parques da cidade. Ao longo do canal principal de Aveiro há uma série de belas construções em “art nouveau”, ou Arte Nova. Outro lugar que merece admiração é a estação de trem. Sua fachada é toda coberta pelos tradicionais azulejos portugueses. Há ainda o Museu de Aveiro e a Catedral da cidade.

Foto por iStock / fiscal

Em Aveiro foi criado um dos doces mais famosos do país: os ovos moles de Aveiro. Como a maioria dos doces portugueses, foi criado por freiras em um convento. É um creme de gemas envolto por uma massa fina, como a hóstia, em formatos de elementos marinhos, como peixes e conchas. Os ovos moles são vendidos por toda a cidade, inclusive na Oficina do Doce, onde é possível participar da fabricação dessas delícias e degusta-las depois.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Acnakelsy

Comentários

Sair da versão mobile