logo

Telefone: (11) 3024-9500

As atrações do bairro de Belém em Lisboa | Qual Viagem Logo

Belem, Lisbon

As atrações do bairro de Belém em Lisboa

30 de junho de 2016

O bairro de Belém, chamado em Portugal de freguesia de Belém, concentra alguns dos monumentos mais importantes de Lisboa. A região, a poucos quilômetros da Baixa (centro), tem uma forte ligação com a época das Grandes Navegações e dos Descobrimentos. Foi dali, às margens do Rio Tejo, que saíram os navios de Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e outros exploradores que entraram para a história.

Lisbon, Belem, Portugal, April 22th 2012: People walking close to the sea, where you can see the Monument to the Discoveries and the 25 April bridge in the back, while an airplane is landing in the Lisbon airport and boats navigate on the sea.

Foto por iStock / Ghettog76

O Padrão dos Descobrimentos, um grande monumento em formato de uma caravela com mais de 50 metros de altura, homenageia esses navegantes e essa importante época da história de Portugal. No topo, há um mirante que oferece uma visão da Rosa dos Ventos desenhada no chão e uma panorâmica do Rio Tejo. Também ligada à época dos Descobrimentos, a Torre de Belém, um dos símbolos de Lisboa, fica a poucos metros da caravela de pedra.

Semelhante a um castelo medieval, a Torre de Belém foi construída em torno de 1500 e era uma espécie de fortaleza e torre de vigia. Lá dentro, explore cada um dos andares, as diversas salas e os terraços que oferecem ótimas vistas. Depois, visite o Mosteiro dos Jerônimos, uma imponente construção classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Hieronymites Monastery in Belem, Lisbon, Portugal.

Foto por iStock / JunotPhotography

O mosteiro levou um século para ficar pronto e possui uma fachada em calcário com 300 metros de extensão, com estilo gótico e renascentista. A Igreja de Santa Maria de Belém fica dentro do mosteiro e é uma das mais bonitas da cidade. Lá se encontram os túmulos de Camões e Vasco da Gama. Explore os claustros, os pátios internos e o jardim externo, na frente do mosteiro.

Mas o que realmente tornou o nome do bairro famoso mundo afora foram os pastéis de Belém. A versão original do doce símbolo de Lisboa é feita em Belém, na confeitaria, chamada por lá de pastelaria, de mesmo nome dessas delícias. Os doces vendidos ali são os únicos que podem levar o nome de pastéis de Belém – todos os outros são apenas pastéis de nata.

Pastéis de Belém Doce típico de Lisboa, Portigal

Foto por iStock / taniabarreira

Feitos de maneira artesanal, cerca de 10 mil unidades são produzidas todos os dias. Apenas três pessoas conhecem o segredo da receita original, que resulta em uma amanteigada e crocante massa folhada, com um creme delicioso e quentinho como recheio. Não deixe de provar essa delícia!

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Kamil24

Comentários