logo

Telefone: (11) 3024-9500

Arraial d'Ajuda: 16 quilômetros de praias paradisíacas na Bahia | Qual Viagem Logo

Foto por Divulgacao-Prefeitura

Arraial d’Ajuda: 16 quilômetros de praias paradisíacas na Bahia

16 de agosto de 2016

Situada em uma região recheada de belezas, Arraial d’Ajuda é mais um tesouro baiano que caiu nas graças de turistas do mundo todo. Entre Trancoso e Porto Seguro, o destino abriga 16 quilômetros de praias paradisíacas, de águas mornas e areias brancas emolduradas por coqueirais que desenham sua típica paisagem.

Foto por Divulgação Porto Seguro

Foto por Divulgação Porto Seguro

Segundo contam, a cidade surgiu a partir da construção da Igreja em invocação a Nossa Senhora, quando o povoado, localizado em Porto Seguro, foi assim batizado por conta do surgimento de uma fonte de água milagrosa, que foi de grande ajuda para sanar os problemas de abastecimento da localidade. A fonte, também chamada de Nossa Senhora, teria sido criada ao acaso, a partir da queda de um monte que, ao abrir a terra, abriu também a mais formosa fonte.

Point hippie dos anos 70, Arraial é chamada de esquina do mundo, onde as várias culturas se encontram e se completam. Grandes estrelas internacionais já foram cativadas pelo charme local: Jacques Villeneuve, Michael Schumacher, Robert de Niro, Richard Gere e Jimmy Cliff.

Envolto por Mata Atlântica e falésias à beira-mar, Arraial seduz não só pelas belezas naturais, mas pelo clima tropical ao tempero de seu charme discreto e elegante, brindados ao sol que impera absoluto o ano inteiro.

Foto por Istock/ marcelhozawa

Foto por Istock/ marcelhozawa

O centro histórico da vila, tombado pelo Iphan, compreende a singela igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, erguida em 1551 e que abriga um mirante que descortina toda a Estrada da Balsa e o encontro do rio Buranhém com o mar. A construção, que fica em frente a uma praça, é emoldurada por casinhas simples e coloridas.

Não deixe de visitar a rua do Mucugê. Considerada a via mais charmosa do Brasil, possui diversas lojas de artesanato, bares, restaurantes e agitada vida noturna. Já a viela conhecida como Beco das Cores abriga lojas, cafeterias, restaurantes e um sofisticado teatro/cinema.

Entre suas praias mais requisitadas, Pitinga se destaca. Apesar de queridinha dos turistas, a praia banhada com água morna e transparente, com ondas fortes que quebram nos recifes próximo a orla, mar esverdeado e falésias por todos os lados e areia fofa ainda reserva clima tranquilo. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais por lá, que acabam sendo melhores para o banho e o principal atrativo do local.

Já a Praia do Parracho, no verão, é o ponto de encontro da juventude. No local, uma grande casa de shows, de mesmo nome, promove as festas mais concorridas de toda a região de Porto Seguro. Ótima para banho em todas as fases da maré, também é um pólo para a prática de esportes náuticos.

Foto Divulgação/ Prefeitura Arraial d'Ajuda

Foto Divulgação/ Prefeitura

A praia de Mucugê possui muitas barracas e boa infraestrutura para turistas. Já Taípe é a praia mais selvagem de Arraial d’Ajuda, localizada a cerca de duas horas de caminhada, partindo da vila. Ali ficam as mais imponentes falésias da região, chegando a 45 metros.

O que e onde comer

Chefs nacionais e grandes nomes da cozinha internacional transformaram Arraial d´Ajuda num dos maiores nomes da gastronomia voltada ao turista que quer aprecia “la belle cuisine”. Restaurantes típicos, charmosos, aconchegantes e exóticos tornam qualquer paladar inesquecível.

Café Da Santa

Bistro d’Oliveira

Restaurante Do Paulo Pescador

Onde ficar

Pousada Coqueiros

Pousada Catamarã

Arraial D’Ajuda Eco Resort

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Divulgação/ Prefeitura

Comentários