logo

Telefone: (11) 3024-9500

Antiga Destilaria Jameson. (Dublin - Irlanda). | Qual Viagem Logo

file3524

Antiga Destilaria Jameson. (Dublin – Irlanda).

6 de março de 2017

Vídeo Produzido por Camila Jasper e Dirigido por Lucas Jasper

Quando viemos para a Irlanda obviamente que procuramos saber ao máximo sobre o país, e curiosamente uma das coisas mais vistas era justamente a marca de uísque Jameson. Através do próprio site da marca ficamos sabemos tudo que podíamos até então. Andando pelas ruas sabíamos que era inevitável fazer uma visita a eles. Você vê o Jameson uísque em todos os pubs (bares irlandeses) da Irlanda. Assim que possível, entramos em contato com eles que prontamente nos responderam. Sabine Sheehan foi nosso primeiro contato, ela abriu as portas da Antiga destilaria para nós e nos apresentou outra pessoa sensacional: Peter Bissett, nosso anfitrião na visita a Jameson (ele está no nosso vídeo). Assim nasceu nossa parceria, a Jameson Whiskey abrindo as portas para o We Upp!

“Sine Metu” latim que quer dizer “sem medo”, essa é a expressão que se encontra nas garrafas do tradicional uísque irlandês e que é o lema da família Jameson. Famosa no mundo inteiro a destilaria foi inaugurada em 1780, em Dublin, pelo John Jameson, que na verdade não era Irlandês e sim Escocês. Ele sempre achou que os uísques não eram bons o suficiente ao seu paladar. Sabia que o americano destilava seu uísque somente uma vez, que o escocês destilava duas, então o que fez o Sr Jameson? Realizou três destilações e conservou sua espetacular bebida em barris de carvalho, bourbon e xerez onde com o tempo de maturação as notas de baunilha são liberadas tornando assim um sabor inigualável. Hoje em dia a destilação é realizada na cidade de Midleton no estado de Cork ao sul da Irlanda, porém essa iguaria continua sendo guardada em barris na cidade de Dublin.

file1206

Foto: Lucas Jasper

O tour pode ser feito em duas sedes, uma na cidade da fábrica atual, em Midleton e em Dublin, onde visitamos. O centro de visitas em Dublin é impecável, conseguindo fazer o turista se sentir bem ao tempo que é transportado ao passado. O moderno e o antigo se misturam fazendo do local um lugar belíssimo. Por ano a sede em Midleton recebe cerca de 100 mil visitantes, enquanto que em Dublin são recebidas incríveis 260 mil pessoas.

O “museu” fica no seu local de fundação, na rua Bow, no bairro de Smithfield em Dublin, Irlanda, onde acontecem tours diariamente, sete dias por semana, de 09:00 até as 18:00 horas, saindo um tour a cada 25 minutos. Essa experiência começa com um vídeo da história e apresentação da destilaria, em seguida você poderá conhecer o passo a passo de todo o processo de fabricação da bebida. E para tornar sua vivência ainda mais emocionante a destilaria oferecerá a você uma degustação do seu precioso produto, onde o visitante poderá compará-lo ao uísque escocês e ao americano, colocando em prática o que aprendeu durante a visita. Após isso você ainda terá como brinde uma deliciosa bebida preparada com o uísque ou o próprio Jameson Whiskey. Por tudo isso cada adulto pagará 15,00 euros (estudante 12,00 euros).

file517

Foto: Lucas Jasper

Ah, e não se esqueça de visitar o restaurante e a loja de presentes, pois garanto que ficará maravilhado ainda mais com o lugar que é cheio de experiências, sabores, sensações e o melhor, é que você poderá levar um pouquinho disso tudo pra casa.

É interessante perceber também a gama de produtos e as diversas formas de consumo do uísque, puro ou com gelo, servido com ginger ale (bebida inclusa no tour) e tantas outras formas. É de fato impressionante a dimensão que a Jameson tem dentro da Irlanda e, sobretudo, no mundo, sendo reconhecido e servido nos principais bares, lojas, restaurantes, hotéis e claro pubs.

Visitar a antiga destilaria é como fazer uma viagem no tempo da história do uísque mundial bem como da própria Irlanda, pois poucas vezes uma marca e um produto são tão atrelados à imagem de um povo. Por isso também a Jameson tem uma preocupação em continuar o legado de John Jameson e mostrar ao mundo que o uísque é uma bebida tradicional não só do povo irlandês, mas do mundo inteiro.

file1180

Foto: Lucas Jasper

 

 

Camila e Lucas Jasper
Últimos posts por Camila e Lucas Jasper (exibir todos)

Comentários