logo

Telefone: (11) 3024-9500

Altinópolis é refúgio para os amantes da serra e das belezas naturais | Qual Viagem Logo

p-007-alt_14_4926_p

Altinópolis é refúgio para os amantes da serra e das belezas naturais

6 de setembro de 2017

Quer dar a famosa escapada do trânsito e da vida agitada da cidade grande para curtir um lugar calmo e repleto de belezas, onde a natureza faz questão de mostrar o que há de melhor? A 346 km da cidade de São Paulo, você pode encontrar o destino ideal no Circuito Uai Paulista. Considerada como “museu a céu aberto”, a região foi escolhida pelo artista italiano, Bassano Vacarinni, como seu grande ateliê.

p-007-alt_03_4651_p

Jardim das Esculturas. Foto por Ken Chu / Expressão Studio

Localizada a 1.050 metros de altitude, Altinópolis possui um agradável clima serrano e oferece o sossego e a tranquilidade do interior. Os amantes da serra e dos esportes de aventura, como o rapel e o trekking, podem ir para lá sem pensar duas vezes, já que serão surpreendidos positivamente.

p-007-alt_01_4718_p

Foto por Ken Chu / Expressão Studio

Com uma vasta área verde, o município possui belíssimas paisagens e ótimas opções para o ecoturismo em seus diversos rios, cachoeiras, grutas e corredeiras. Além dos cenários naturais, a gastronomia completa a cultura local, com uma excelente comida típica caipira feita no fogão à lenha.

p-007-alt_15_4647_p

Parque da Lagoa. Foto por Ken Chu / Expressão Studio

No calor, a dica é tomar um delicioso banho de água doce e gelada na Cachoeira do Itambé. A atração está localizada numa reserva florestal e conta com 60 metros de queda d’água – ideal para rapel. Outro destaque na cachoeira são as trilhas para conhecer a região e áreas para piqueniques.

sem-titulo-1

Foto por Ken Chu / Expressão Studio

Outra opção para o rapel é a Gruta do Itambé, um dos lugares mais frequentados da cidade. A gruta tem 50 metros de altura e uma galeria de 350 metros. O visitante irá se surpreender com o tamanho e a beleza natural do espaço.

p-007-alt_01_00812_p

Foto por Ken Chu / Expressão Studio

Já o Morro da Mesa (que lembra a Chapada das Mesas no Maranhão), é perfeito para assistir ao pôr do sol. A 40 km da cidade, entre a divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, o lugar tem vista panorâmica para a região – uma visita obrigatória (foto de capa).

Os turistas que amam e não deixam de visitar os museus e conhecer a história e a cultura locais podem visitar o Museu e Casa da Cultura para saber mais sobre a vida do artista plástico italiano mencionado acima. Situado em um imponente prédio no centro da cidade, o visitante conhecerá o acervo do artista, formado por esculturas em raízes, bronze, pinturas e desenhos. Outros lugares com a marca do Bassano são o Painel San Martinho e o Jardim das Esculturas, com 42 obras do artista.

p-007-alt_13_4591_p

Foto por Ken Chu / Expressão Studio

Durante a noite, aproveite para caminhar no centro histórico de Altinópolis, passeando pelo Parque da Lagoa, pela Praça da Conversa e pela Praça do Trabalhador.

p-007-alt_05_4608_p

Praça da Conversa. Foto por Ken Chu / Expressão Studio

Onde ficar

Hotel Rural Sitio Curicaca

Hotel Fazenda Vale das Grutas

Pousada Vale do Lobo

Onde comer

Oasis

Fornello Pizzaria

Churrasco Gaúcho

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por Ken Chu / Expressão Studio

Comentários