logo

Telefone: (11) 3024-9500

Air Europa realiza voo mais longo de sua história | Qual Viagem Logo

ux-ecnei-singapur

Air Europa realiza voo mais longo de sua história

21 de maio de 2020

A Air Europa operou o voo comercial de passageiros mais longo de sua história, de Los Angeles a Bali, sobrevoando o Pacífico de oeste a leste, percorrendo mais de 7600 milhas náuticas em menos de 17 horas. O voo fez parte da operação de repatriação e carga de material, com o qual a companhia aérea deu a volta ao mundo, atravessando um total de 20.389 milhas náuticas.

Com o avião mais moderno e eficiente da Air Europa, o Boeing 787-9 Dreamliner, a operação teve início na quinta, 14 de maio, com um voo de posicionamento entre Madrid e Los Angeles, de onde partiria para Bali, em um voo de repatriação de 175 passageiros. Com o percurso, a companhia alcançou um marco histórico e se tornou a primeira companhia aérea espanhola a realizar essa rota de oeste a leste.

A fase seguinte conectou Bali a Singapura, onde o avião com matrícula EC-NEI aterrissou no domingo, 17 de maio, para coletar carga e leva-la a Madrid, em um voo de longo curso, sobrevoando a Índia, o Sri Lanka, a Arábia Saudita, o Omã, o Egito, a Grécia e a Itália.

Com exceção do trajeto entre Bali e Singapura, de pouco mais de 1000 milhas náuticas, os restantes dos voos foram realizados cumprindo com a certificação ETOPS, que a empresa possui para voos de longa distância com aviões de dois motores, e que exige estabelecer aeroportos alternativos em diferentes pontos da rota. Desta forma, para a primeira fase do voo foram definidas diferentes opções como os aeroportos de Lajes (Açores), St Johns (Terranova), ou Calgary (Canadá).

De Los Angeles a Bali, a Air Europa sobrevoou o espaço aéreo de Oakland ATRCC e como aeroportos alternativos foram selecionados Honolulu (Havaí), Midway (em um Atol de mesmo nome) e a Ilha de Guam. Já para o trajeto entre Singapura e Madrid, foram selecionados Yakarta e Mattala (ambos no Sri Lanka) e Dubai.

O Dreamliner, com seis tripulantes de voo e nove tripulantes de cabine a bordo, aterrissou no Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas na madrugada de domingo, 17. Tanto a tripulação como as diferentes áreas que participaram na programação, consideraram a operação um “grande sucesso” ao ter realizado todo o percurso previsto em diferentes espaços aéreos sem nenhuma incidência.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto: Divulgação

Comentários