logo

Telefone: (11) 3024-9500

Águas termais em Caldas Novas: saúde e lazer em um só lugar | Qual Viagem Logo

imagem_release_1597325

Águas termais em Caldas Novas: saúde e lazer em um só lugar

12 de fevereiro de 2019

Com aproximadamente 89 mil habitantes, a cidade de Caldas Novas (GO) é visitada anualmente por milhões de turistas em busca de belezas naturais e principalmente, de suas famosas e disputadas fontes de água quente. A cidade do sul do estado de Goiás é conhecida por ser a maior estância hidrotermal do mundo, com águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 34°C a 57°C.

Sua origem vem das chuvas que caem, principalmente, sobre a Serra de Caldas Novas, e infiltram-se no solo, atingindo profundidades superiores a 1000 metros. Durante sua descida, as águas entram em contato com as rochas, se enriquecem com a diluição dos minerais, se aquecem com a troca de calor nas profundezas da terra e retornam à superfície em fontes naturais, que são captadas em poços profundos que abastecem os inúmeros empreendimentos da cidade.

São inúmeros os benefícios das águas termais para a saúde, tanto para quem a utiliza por meio da aplicação tópica ou externa na pele (imersão em piscinas, banheiras, ofurôs, vapores e saunas), ingerindo em bebidas, nos quais os elementos da água são absorvidos pelo organismo, ou pela inalação, onde os elementos químicos são absorvidos pela mucosa nasal e pelo aparelho respiratório.

Além do relaxamento muscular proporcionado pela imersão do corpo, as águas termais também promovem a descompressão articular, o aumento da circulação sanguínea e a normalização momentânea da pressão arterial, bem como propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Nosso coração, órgãos vitais e a irrigação sanguínea também são beneficiados, pois ao sairmos do meio seco para o meio aquoso, como em uma piscina com águas termais, por exemplo, nosso corpo passa por adaptações devido à temperatura dá água e a diferença de pressão entre o meio externo e o interno.

Para a pele, além da sensação de frescor e de limpeza, as águas termais ajudam a abrir os poros, limpando a sujeira e eliminando toxinas acumuladas. A água quente também deixa a pele úmida por mais tempo, impedindo seu ressecamento e pequenas rachaduras que aparecem frequentemente quando a pele está seca.

Só nos empreendimentos do Prive Hotéis & Parques, por exemplo, são mais de 30 piscinas, ofurôs e saunas de águas termais de vários tamanhos e capacidades. No Prive Riviera Park Hotel, considerado o maior hotel de águas termais do Brasil, os hóspedes podem usufruir de 15 piscinas (quentes e frias) distribuídas em uma área total de quase 60 mil metros quadrados.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários