logo

Telefone: (11) 3024-9500

Águas de São Pedro: fontes medicinais e SPA Thermal | Qual Viagem Logo

dsc_0488

Águas de São Pedro: fontes medicinais e SPA Thermal

5 de outubro de 2016

Localizado na região turística da Serra do Itaqueri, interior paulista, Águas de São Pedro é o segundo menor município do Brasil, com apenas 3,6 km² de área. Com altos índices de qualidade de vida e uma grande quantidade de jardins e praças, a cidade é mais conhecida por suas fontes de águas sulfurosas com propriedades medicinais. Não é difícil encontrar por lá pessoas que afirmam categoricamente que essas águas foram as responsáveis por curar alguma dor ou doença.

9634482193_c3189b74b9_k

Foto por Aprecesp

No começo do século passado, perfuraram o solo do que viria a ser Águas de São Pedro, com a intenção de descobrir petróleo. No lugar, encontraram água sulfurosa, a segunda do mundo em teor de enxofre. Elas vêm de três fontes: Almeida Salles, Gioconda e Juventude. As duas primeiras são indicadas para a ingestão, já que são boas principalmente para o sistema digestório.

dsc_0471

Foto por Patrícia Chemin

Já a última tem o nome mais atraente, porém o cheiro é forte – lembra ovo podre. Mesmo assim, vale a pena experimentá-la (o gosto não é forte como o cheiro), pois essa é a água que traz mais benefícios: trata reumatismo, artrites, diabetes, alergias, asma, dermatites e dores musculares. A água da “Juventude” é indicada para ingestão, inalação e banhos de imersão. No Fontanário Municipal, todas elas estão disponíveis gratuitamente e à vontade.

dsc_0479

Foto por Patrícia Chemin

No SPA Thermal da cidade, são oferecidos tratamentos diversos, inclusive alguns que usam as águas sulfurosas. O mais pedido é o banho de imersão com a água da Fonte Juventude. Você entra em uma banheira em uma cabine individual, com a água a 37°C, por 20 minutos. A cor é esverdeada e o cheiro é forte, mas você logo acostuma e ele não fica impregnado depois. Ao fim do banho, a sensação é de relaxamento dos músculos e cansaço ao mesmo tempo, já que a pressão pode cair um pouco. O mais indicado é realizar esse banho por vários dias, mas logo no primeiro a pele já fica visivelmente mais hidratada.

dsc_0493

Foto por Patrícia Chemin

Em Águas de São Pedro, visite também o Bosque Municipal, a Praça das Fontes e o Monumento das Águas, e passeie pela avenida principal, repleta de lojinhas e restaurantes. Como opção de hospedagem está o Grande Hotel São Pedro, hotel-escola do Senac que é referência nacional em hotelaria e gastronomia.

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Conselho Regional de Turismo da Serra do Itaqueri.

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários