logo

Telefone: (11) 3024-9500

9 maneiras de evitar problemas de saúde durante a viagem | Qual Viagem Logo

Happy family - father, mother, baby son hold hands and run with fun along edge of sunset sea on black sand beach. Active parents and people outdoor activity on tropical summer vacations with children

9 maneiras de evitar problemas de saúde durante a viagem

13 de janeiro de 2017

É no verão que os brasileiros viajam por períodos mais longos. As férias começam em dezembro e terminam depois do Carnaval. Pensando nisso, reunimos algumas dicas de saúde que devem ser levadas em conta, principalmente ao realizar alguma viagem, seja ela de curta ou longa distância.

Verificar a necessidade de tomar vacina

This injection will help in defeating the disease

Foto por iStock / gpointstudio

As preocupações e pesquisas devem surgir em todas as viagens, seja elas nacionais ou internacionais. É importante checar as vacinas específicas que são recomendadas em cada destino. É aconselhável ir a um Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa, entre 4 e 8 semanas antes da partida.

Levar um kit de primeiros socorros e remédios

First Aid Kit

Foto por iStock / cookiecatagency

O kit pode variar de acordo com as condições e o clima do país. Se fizer o uso de medicação controlada, em uma viagem ao exterior, é importante buscar orientações do profissional que acompanha seu caso, e também levar as recomendações médicas por escrito com uma cópia do idioma regional.

Contratar um seguro de viagem

Male medicine doctor hands holding and covering red toy heart closeup. Medical help, cardiology care, health, prophylaxis, prevention, insurance, surgery and resuscitation concept

Foto por iStock / megaflopp

É altamente recomendável a contratação de um seguro de saúde para a sua viagem e levar uma cópia do mesmo em sua bagagem de mão com o certificado Internacional de Vacinação, já que muitos países têm apenas assistência médica privada.

Acordos internacionais de Saúde

gesture, people, health care and medicine concept - close up of happy african female doctor or nurse showing thumbs up hand sign over group of medics meeting at hospital

Foto por iStock / dolgachov

O Brasil possui acordos que permitem o atendimento de estrangeiros pelas redes públicas de saúde. Países como Itália, Portugal e Cabo Verde fazem parte deste acordo.

Antecipar riscos de saúde durante o transporte

femme de dos qui boit de l'eau à la mer

Foto por iStock / plprod

As viagens de avião, barco ou navio podem causar desconforto, como vertigem, doença de descompressão ou “síndrome da classe econômica”. Por isso, é aconselhável ter sempre à mão uma garrafinha de água durante viagens longas, esperar um mínimo de 12 horas para voar após ter realizado algum tipo de mergulho, levantar-se frequentemente ao longo da viagem e escolher roupas confortáveis.

Conhecer as mudanças ambientais no país de destino

Smartphone with weather icon on light grey background. Weather forecasting is the application of science and technology to predict the state of the atmosphere for a given location.

Foto por iStock / dolphfyn

Perturbações comuns causadas por alguns fatores como altitude, temperatura, umidade ou radiação ultravioleta podem causar desconforto. Para evitar isso é aconselhável não fazer viagens diretas a grandes altitudes, beber muita água e evitar a alta exposição ao sol.

Ter cuidado com a procedência da água e alimentos

dangerous water young asian woman looking at water looking unhappy or disgusted

Foto por iStock / lenanet

Para evitar doenças infecciosas e parasitas intestinais, evite beber água da torneira e alimentos potencialmente contaminados. Comer apenas alimentos cozidos que ainda estão quentes, água a ferver em caso de origem duvidosa e não escovar os dentes em água contaminada, são essenciais para não ter problemas.

Proteja-se de insetos

Pregnant Woman Spraying Mosquito Repellant To Protect Against Zika Virus

Foto por iStock / Highwaystarz-Photography

Fique atento as picadas de insetos. O uso de repelentes e mosquiteiros é importante. Procure usar roupas que cobrem a maior parte do corpo e de cores claras.

Ter contato médicos e hospitais no país de destino, em caso de emergência

doctor is sending  result of medical test to patient on tablet computer

Foto por iStock / BernardaSv

Existem vários aplicativos que ajudam o viajante a entrar em contato com o médico e obter respostas a perguntas e problemas que surgem ao longo do caminho, como o caso da plataforma Doctoralia, que também permite encontrar especialistas médicos e centros de saúde perto do local onde você estiver, pois a plataforma está presente em mais de 20 países.

Texto por Agência com edição de Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / Bicho_raro

Comentários