logo

Telefone: (11) 3024-9500

9 cidades para conhecer na Serra do Itaqueri | Qual Viagem Logo

img_2316

9 cidades para conhecer na Serra do Itaqueri

19 de setembro de 2016

A Serra do Itaqueri fica no centro do estado de São Paulo e compreende estâncias turísticas importantes, como Brotas, São Pedro, Águas de São Pedro e Analândia. A região oferece uma grande variedade de passeios e atrativos, do ecoturismo à boa culinária, em meio à bela natureza das cuestas – tudo isso a apenas duas horas da capital paulista.

Águas de São Pedro

aguas-de-sao-pedro

Foto por Patrícia Chemin

Segundo menor município do país em área, Águas de São Pedro foi toda planejada e é repleta de praças e áreas verdes. Sua fundação está ligada com o Grande Hotel São Pedro e com a descoberta de água sulfurosa no subsolo. No Fontanário Municipal, é possível beber essas águas com propriedades medicinais e, no SPA Thermal, fazer um banho de imersão na chamada “fonte da juventude”.

Analândia

analandia-aprecesp-turismo-paulista

Foto por Aprecesp Turismo Paulista

Essa pacata cidade guarda grandes tesouros naturais, como seus principais cartões postais: os morros do Cuscuzeiro e do Camelo. São duas incríveis formações rochosas, ideias para a prática de escalada, rapel e trilhas. Outros destaques ficam por conta da Gruta do Índio, com pinturas rupestres que datam de 11 mil anos atrás, das cachoeiras, da Cachaçaria Macaúva e do Haras Vila Colonial.

Brotas

brotas

Foto por Patrícia Chemin

Conhecida como a “capital do turismo de aventura”, Brotas é famosa por esportes como o canionismo e o rafting, praticado no Rio Jacaré Pepira. Mas quem visita a cidade pode curtir também os atrativos naturais, como uma de suas 72 cachoeiras (20 delas são abertas à visitação) e a flutuação na Areia que Canta, uma nascente de águas transparentes cujo fundo é coberto por uma areia de quartzo. Ao esfregar a areia úmida nas mãos, ela produz um som de cuíca.

Charqueada

charqueada

Foto por Patrícia Chemin

Antigo distrito de Piracicaba, a cidade de Charqueada está localizada em uma área de vegetação do cerrado. Visite o Parque Municipal Lago dos Biris e a Casa de Pedra Estância, com parque aquático, passeios e mirante. Apesar de Piracicaba ser famosa pela pamonha da região, grande parte dessa deliciosa iguaria é produzida em Charqueada, na Fábrica di Pamonha. Não deixe de experimentar esse e outros produtos feitos à base de milho.

Itirapina

itirapina

Foto por Patrícia Chemin

As margens da Represa do Broa guardam alguns atrativos da cidade, como o Broa Golf Resort e o Balneário Santo Antônio, que oferece uma praia de água doce, um calçadão e uma estrutura turística completa. Em Itirapina fica a bela Cachoeira Saltão, com uma queda d’água de 70 metros. Vale conhecer também o distrito de Itaqueri da Serra, uma vila de descendentes de portugueses da Ilha da Madeira.

Piracicaba

piracicaba

Foto por Patrícia Chemin

Maior centro urbano da Serra do Itaqueri, Piracicaba tem sua alma no rio de mesmo nome que corta a cidade. É entorno desse largo curso de água que se concentram os principais atrativos de Piracicaba, como o Elevador Panorâmico, o Parque do Mirante, o passeio de barco, a Ponte Pênsil e o centro gastronômico da Rua do Porto. Não deixe de agendar um passeio pela Rota Tirolesa no bairro de Santa Olímpia, onde descendentes de italianos do Tirol preservam as tradições de seus antepassados.

Rio Claro

rio-claro

Foto por Patrícia Chemin

A história de Rio Claro se confunde com a da produção cafeeira e das linhas ferroviárias de antigamente. O Horto Florestal possui mais de dois mil hectares de uma rica biodiversidade. Foi nesse parque que começou a plantação de eucaliptos no Brasil – não deixe de conferir o Museu do Eucalipto. Essa floresta possui diversas trilhas para percorrer a pé ou de bicicleta. Rio Claro, inclusive, possui mais de 6 km de ciclovias e 25 km de ciclofaixas.

Santa Maria da Serra

santa-maria-da-serra

Foto por Patrícia Chemin

A pequena cidade de Santa Maria da Serra fica próxima aos rios Piracicaba e Tietê e destaca-se pela natureza que exibe cachoeiras, matas e cavernas. Aos pés da serra fica o Pesqueiro Paineira, com um restaurante que serve peixes deliciosos e a tradicional mandioca frita. Santa Maria da Serra é conhecida como a capital estadual da farinha de mandioca. É possível também tomar banho de cachoeira na Fazenda Santana.

São Pedro

sao-pedro-fran-e-kiko-camargo

Foto por Fran e Kiko Camargo

Em um dos trechos mais bonitos da Serra do Itaqueri, São Pedro é um polo de esportes de aventura, mas que ainda conserva um clima de cidade tranquila do interior. No alto da serra, é possível se aventurar numa tirolesa de 500 metros de extensão (Rancho da Tirolesa), voar de parapente, visitar o belo antiquário Vila del Capo ou então admirar as vistas incríveis no mirante do Parque do Cristo.

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou para a região a convite do Conselho Regional de Turismo da Serra do Itaqueri.

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários