logo

Telefone: (11) 3024-9500

Espetáculos, tradições e boa gastronomia agitam fim de ano na República Dominicana | Qual Viagem Logo

Espetáculos, tradições e boa gastronomia agitam fim de ano na República Dominicana

14 de novembro de 2018

Com a chegada de novembro, o clima festivo começa a agitar a  República Dominicana. O destino número 1 do Caribe recebe programação  especial com inúmeros shows, rituais antigos e tradições que são revividas a cada ano, além de oferecer a  oportunidade de aproveitar pratos especiais para celebrar as festas do fim de ano. Novembro e dezembro são meses especiais para visitar a República Dominicana e viver o melhor que o destino tem a oferecer.

“Os últimos meses do ano são altamente recomendados para visitar o destino, pois o país passa por uma transformação fascinante. O espírito de festa e a cultura dominicana começam a tomar todos os cantos, antecipando as celebrações de encerramento do ano”, afirma Magaly Toribio, Assessora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana (MITUR). “Em harmonia, o país se prepara para oferecer vários encontros cheios de ritmo, vida e sabor, garantindo uma bela experiência, não importa o lugar”.

A música ocupa um lugar de destaque nesta temporada, completando a agenda cultural de shows, concertos e apresentações especiais. Em diferentes partes do país, artistas nacionais e internacionais se apresentam para encantar os dominicanos e visitantes.

Novembro começou com o Festival de Jazz da República Dominicana, em Puerto Plata (1º de novembro), com a apresentação de Daddy Yankee e Bad Bunny no icônico palco de Altos de Chavón, em La Romana (3 de novembro). O ambiente vibrante da capital Santo Domingo é reforçado este mês com shows musicais dos mais variados estilos: o solista porto-riquenho Residente (10 de novembro na Marina de Sansouci) e a banda colombiana Bacilos (23 de novembro no Hard Rock Café de Santo Domingo).

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Em dezembro, Punta Cana receberá os grandes artistas dominicanos, Juan Luis Guerra e Vicente García que, após receberem o Grammy Awards, se apresentarão pela primeira vez juntos no Hard Rock Hotel & Casino,  em 1º de dezembro. Também está de volta o festival de música Electric Paradise em 22 de dezembro que inclui os artistas mais ouvidos e reconhecidos globalmente de todos os gêneros, incluindo Cardi B, Foster the People, J Balvin, Major Lazor, Riccie Oriach como talento local, entre outros. Santo Domingo, por sua vez, vai vibrar com o cantor premiado e compositor dominicano Romeo Santos, que termina a turnê mundial “Golden” no Estádio Olímpico em 15 de dezembro, e o cantor chileno Beto Cuevas, que se apresentará no La Fiesta Theatre, em 4 de dezembro.

Os hotéis e restaurantes da República Dominicana oferecem menus deliciosos, pacotes atrativos e festas divertidas e dançantes para celebrar o Natal e o Ano Novo. As atividades especialmente pensadas para as crianças, como a entrega de presentes do Papai Noel, são outra  grande atração.

A gastronomia ocupa um papel importante nas festas, por ser o momento ideal para os visitantes provarem e descobrirem as mais emblemáticas delícias dominicanas, que unem influências hispânicas, africanas, tainãs e outras culturas. Alguns pratos recomendados são o bolo de folhas, uma massa de mandioca ou banana embrulhada em folhas de bananeira e recheadas com carne; os quipes – uma espécie de croquete frito de trigo misturado com diferentes ingredientes, como frango ou carne bovina -, a clássica carne de porco assada na pata, e o ponche – um clássico da região.

Desde dezembro, em todos os cantos do país, os rituais e tradições são vividos de maneira única e especial. Durante os nove dias que antecedem o Natal, as pessoas saem às ruas em pequenas procissões carregando as imagens da Virgem Maria e José, que visitam a casa de um vizinho ou parente todos os dias, em busca de de uma pousada para dar à luz ao menino Jesus.

Os aguinaldos são outro do costume bem estabelecido no povo dominicano. Os grupos de amigos se reúnem e vão de casa em casa cantando merengue e canções natalinas ao ritmo do tambor, da güira e do acordeão, onde são recebidos por vizinhos e amigos com bebidas e comidas deliciosas.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Por ser um país com forte influência espanhola, os rituais católicos também estão muito presentes. Em todas as igrejas é celebrada a Missa do Galo em 24 de dezembro e há troca de pratos natalinos. A cidade colonial de Santo Domingo é um passeio recomendado especialmente nessa época: ruas enfeitadas com luzes, charamicos (artesanato local), árvores de Natal nas praças, presépios e shows de Natal em diferentes igrejas e conventos. Um passeio deslumbrante.

Com múltiplos atrativos, a República Dominicana é o destino perfeito do Caribe para terminar e começar o ano com a melhor energia.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por valio84sl

Comentários