logo

Telefone: (11) 3024-9500

8 cidades no Brasil onde é possível ver neve | Qual Viagem Logo

gramado-cleiton-thiele

8 cidades no Brasil onde é possível ver neve

23 de maio de 2017

O Brasil é um país tropical, mas isso não significa que nunca nevou no nosso território. Grandes nevascas e acúmulos de neve com mais de 10 cm são coisas raras, mas a combinação da altitude das serras com frentes frias intensas podem sim resultar em neve no Brasil. Isso acontece principalmente nas Serras Gaúcha e Catarinense, sempre durante o inverno ou final do outono. Saiba onde é possível ver neve no nosso país:

Gramado – RS

Foto por Cleiton Thiele

Foto por Cleiton Thiele

Com ruas floridas, montanhas repletas de árvores e arquitetura europeia, Gramado já se consolidou como um dos principais destinos turísticos da Serra Gaúcha e do Brasil. Gramado fica ainda mais encantadora durante o inverno e proporciona muito aconchego no frio em seus mais de 800 metros de altitude.

São Joaquim – SC

Foto por Godoy / SANTUR-SC

Foto por Godoy / SANTUR-SC

Localizada a 1.360 metros de altitude na Serra Catarinense, São Joaquim disputa o título de cidade mais fria do Brasil com a vizinha Urupema. As temperaturas negativas por ali durante o inverno são praticamente garantidas. O destaque na cidade fica por conta da produção de maçãs e das vinícolas nos arredores.

Urupema – SC

Foto por Markito / SANTUR-SC

Foto por Markito / SANTUR-SC

Antigo distrito de São Joaquim, Urupema está a 1.450 metros acima do nível do mar e possui uma temperatura média anual de 13°C. No inverno, é comum haver registros de neve, geadas e neblina congelada (sincelo). O Morro das Torres (1.750 m) é um dos pontos mais procurados por quem quer ver neve.

Canela – RS

Foto por iStock / blackdovfx

Foto por iStock / blackdovfx

Ao lado de Gramado, Canela tem muito a oferecer aos turistas: são cachoeiras, lojas de chocolate, museus, parques, como o divertido Alpen Park, e muito mais. Isso sem contar a bela arquitetura, a natureza exuberante e a boa oferta de hotéis e pousadas charmosas.

Bom Jardim da Serra – SC

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Porta de entrada para a Serra Catarinense, o destaque na cidade é a natureza. Há várias trilhas que levam a cachoeiras e a cânions de tirar o fôlego. Entre Bom Jardim da Serra e Lauro Müller, não deixe de atravessar as curvas da Serra do Rio do Rastro, um dos cenários mais impressionantes do Brasil.

Urubici – SC

Foto por Markito / SANTUR-SC

Foto por Markito / SANTUR-SC

Urubici é conhecida por abrigar dezenas de cascatas e cachoeiras. Outro ponto turístico popular é o Morro da Igreja (1.822 m), cujo mirante possibilita avistar a famosa Pedra Furada, já na divisa com Bom Jardim da Serra.

São José dos Ausentes – RS

Foto por Marlei Niles / SETEL-RS

Foto por Marlei Niles / SETEL-RS

Em uma região repleta de cânions perto da fronteira com Santa Catarina, São José dos Ausentes abriga o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, o Pico do Monte Negro, com 1.400 metros de altitude. As atividades turísticas por lá costumam envolver a natureza, e o clima frio também é um grande atrativo.

Caxias do Sul – RS

Foto por Luiz Chaves / Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

Foto por Luiz Chaves / Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

Famosa por promover a maior Festa da Uva do Brasil, Caxias do Sul é um importante destino de enoturismo, já que possui várias vinícolas. A produção de vinho também é grande nos arredores da cidade, como na vizinha Flores da Cunha. As temperaturas por lá durante o inverno podem ser negativas.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Cleiton Thiele

Comentários