logo

Telefone: (11) 3024-9500

8 cânions incríveis para conhecer pelo Brasil | Qual Viagem Logo

Itaimbezinho Canyon, Cambara do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil

8 cânions incríveis para conhecer pelo Brasil

20 de março de 2019

Quando falamos em cânions, o imponente Grand Canyon, nos Estados Unidos, logo vem à mente. Mas o Brasil, com seu amplo território repleto de belezas naturais, também possui esse tipo de cenário, do Sul ao Nordeste. Conheça alguns dos cânions mais bonitos do Brasil:

Cânion Itaimbezinho

Foto por iStock / Raphael Comber

Foto por iStock / Raphael Comber

Na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, perto de Cambará do Sul, o Itaimbezinho é um dos cânions mais famosos do Brasil. São quase 6 km de extensão e paredões de 700 metros de altura. É acessado por trilhas do Parque Nacional de Aparados da Serra. A região abriga a maior concentração de cânions da América do Sul.

Cânion Fortaleza

Foto por iStock / Luciano_Queiroz

Foto por iStock / Luciano_Queiroz

No Parque Nacional da Serra Geral, também em Cambará do Sul, o Fortaleza é um dos maiores cânions da região. Ele possui uma extensão de mais de 7 km e uma profundidade de 900 metros, como se fossem enormes muralhas naturais. O visual é de tirar o fôlego.

Cânion do Xingó

Foto por iStock / Paulo Arsand

Foto por iStock / Paulo Arsand

Muitos dos cânions do Brasil estão na região Sul, porém o Nordeste abriga um dos mais impressionantes do nosso território. É o Cânion do Xingó, entre Sergipe e Alagoas, perto de Canindé de São Francisco. Com a construção da usina hidrelétrica do Xingó, as águas represadas do Rio São Francisco criaram uma área navegável de 60 km de extensão entre paredões rochosos. A atração típica por ali é um passeio de barco com parada para nadar nas águas esverdeadas e cristalinas do Velho Chico.

Cânion Guartelá

Foto por iStock / Luciano_Queiroz

Foto por iStock / Luciano_Queiroz

Esse é o cânion mais longo do Brasil e o sexto mais extenso do mundo. Está localizado entre as cidades de Tibagi e Castro, perto de Ponta Grossa, no Paraná. O Guartelá ocupa cerca de 30 km de extensão, com paredões que chegam aos 450 metros de altura. No Parque Estadual do Guartelá estão paisagens incríveis, com cachoeiras, sítios arqueológicos e muito verde. O acesso é por trilha.

Cânion do Rio Espalhado

Foto por iStock / Martinelli73

Foto por iStock / Martinelli73

Em meio à Chapada Diamantina, na Bahia, o Cânion do Rio Espalhado é o caminho que leva à famosa Cachoeira do Buracão. Ali, o rio cristalino atravessa um caminho estreito, com poucos metros de largura, entre paredões formados por rochas que parecem empilhadas, até uma piscina natural aos pés da cachoeira.

Cânion das Laranjeiras

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Na Serra Catarinense, dentro do Parque Nacional de São Joaquim e perto de Bom Jardim da Serra, o Cânion das Laranjeiras tem uma profundidade de cerca de 500 metros e se estende ao longo de paredões cobertos de muito verde. É acessado através de uma trilha pelos campos de altitude.

Cânion do Funil

Foto por Tribo da Serra Ecoturismo

Foto por Tribo da Serra Ecoturismo

O Cânion do Funil é outro cânion da mesma região da Serra Catarinense. Ali, a paisagem é única, com rochas pontiagudas que surgem no meio do vale entre os paredões do cânion. Possui mais de 1,5 km de extensão.

Cânions de Furnas

Foto por iStock / Cristian Lourenço

Foto por iStock / Cristian Lourenço

O Lago de Furnas, em Minas Gerais, foi formado com a instalação da usina hidrelétrica de Furnas. As águas represadas entre os paredões junto aos pés da Serra da Canastra criaram as badaladas piscinas naturais de Capitólio, onde é possível nadar entre os cânions alagados.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / lisandrotrarbach

Comentários