logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 destinos ao redor do mundo para conhecer através de trilhas históricas | Qual Viagem Logo

5 destinos ao redor do mundo para conhecer através de trilhas históricas

22 de outubro de 2018

Alguns destinos turísticos são notoriamente berço da nossa civilização e de marcos que mudaram o mundo. São lugares onde se respira a história viva, como Atenas, Roma ou Berlim. Outros destinos são menos óbvios e, normalmente, a bagagem histórica não é o principal chamariz. Mas, nem por isso, são lugares menos interessantes.

Uma maneira de se sentir parte da história é caminhar por ruínas, templos e restos arqueológicos e imaginar os grandiosos eventos que ali aconteceram. O tipo de passeio ideal para os viajantes brasileiros, já que dois terços (67%) deles garantem priorizar experiências acima de itens materiais quando estão viajando a lazer, segundo pesquisa da Booking.com, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares para ficar.

Pensando nisso, a Booking.com listou cinco destinos perfeitos para caminhar por trilhas históricas, viver o passado e aprender um pouco mais sobre a nossa civilização. Confira:

Fernando de Noronha, Brasil

Foto via iStock por diegograndi

Foto via iStock por diegograndi

Embora a ilha seja famosa por sua bela paisagem e suas praias paradisíacas, Noronha tem também um forte apelo histórico e cultural. Ao longo de sua história, suas terras foram disputadas por holandeses, franceses e portugueses. Em 1737, os colonizadores levantaram algumas fortalezas por todo o litoral da ilha, como o Forte Nossa Senhora dos Remédios, tombado como monumento nacional em 1961. Além do forte, há ruínas do que era uma antiga prisão, a Aldeia dos Sentenciados, restos de casas e alicerces de oficinas. Vale a caminhada da Vila dos Remédios até o outro forte da região, o Forte de São Pedro do Boldró, de onde se avista o Morro dos Dois Irmãos e o pôr-do-sol mais apreciado de toda ilha.

Tulum, México

Foto via iStock por Soft_Light

Foto via iStock por Soft_Light

O mar caribenho é o ponto alto de uma viagem ao México, mas em Tulum o viajante não precisa abrir mão da praia para se aventurar por lugares históricos. Essa pequena cidade murada da Península de Yucatán abriga as ruínas de uma das grandes culturas pré-colombianas, a civilização Maia. O sítio arqueológico traz uma série de edificações bem conservadas dessa civilização, sendo o El Castillo, uma estrutura de quase 8 metros de altura, a mais imponente. Além de sua importância histórica e cultural, o sítio maia está em um penhasco em frente ao mar do caribe mexicano. A combinação de ruínas com o azul do mar é fascinante.

York, Reino Unido

Foto via iStock por RomanBabakin

Foto via iStock por RomanBabakin

O velho continente é pura história e York, com suas torres, castelos e masmorras, é uma boa opção para quem está passeando pelo Reino Unido. Por toda York há reminiscências de diferentes povos que passaram por lá, dos vikings aos romanos. A maneira mais fácil de andar pela história e reviver o passado é participar de um dos “walking tours” oferecidos em toda cidade. Passe pela grandiosa catedral, o castelo Howard, as ruínas romanas, incluindo a de Saint Mary’s Abbey, e caminhe ao longo da muralha medieval de York.

Petra, Jordânia

Foto via iStock por Rhombur

Foto via iStock por Rhombur

A cidade rosa, como é conhecida, foi erguida por volta de 312 a.C. pelo povo dos nabateus, uma tribo nômade árabe, e foi rota do intenso comércio de especiarias no Oriente Médio. Construída e esculpida em rochas, a cidade é um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, e por isso mesmo cenário de filmes como Indiana Jones e a Última Cruzada. Petra foi eleita uma das novas sete maravilhas do mundo e encanta pelas ruínas dos tribunais, a famosa Avenida de Colunas e por suas passagens estreitas por entre montanhas – a mais famosa tem 1 quilômetro de comprimento e desemboca no templo Al Khazneh, conhecido como O Tesouro.

Siem Reap, Camboja

Foto via iStock por MikeFuchslocher

Foto via iStock por MikeFuchslocher

O complexo arqueológico de Angkor, na província de Siem Reap, no Camboja, tem mais de mil construções milenares do antigo Império Khmer ao longo de 400 km². Por incrível que pareça, antes do boom turístico, os templos e as maravilhas arqueológicas de Angkor ficaram abandonados por séculos. Tanto que as raízes gigantescas de árvores tiveram tempo e espaço para se espalhar e “abraçar” as estruturas de pedra – é como se elas fizessem parte das construções desde o início. Os templos mais conhecidos são de Angkor Wat e Ta Prohm. Mas, caso queira andar e conhecer os cantos mais importantes desse lugar misterioso, separe ao menos três dias.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por silverjohn

Comentários