logo

Telefone: (11) 3024-9500

Festival Internacional de Cerâmica acontece em Faenza, na Itália | Qual Viagem Logo

Festival Internacional de Cerâmica acontece em Faenza, na Itália

28 de agosto de 2018

Argillà Italia é o Festival Internacional de Cerâmica e Feira de Mercado realizado semestralmente em Faenza , na comuna de Ravenna, no primeiro final de semana de setembro.

Desde 2008, a cidade de Faenza, recebe a cada dois anos ceramistas, artistas e profissionais da área de Artes Cerâmicas e Artesanato para um longo fim de semana dedicado à Cerâmica.

Argillà Italia oferece aos visitantes a oportunidade de um agradável passeio pelas ruas do centro histórico de Faenza, descobrindo os estandes dos expositores internacionais – mais de 20 países foram representados em Argillà Italia 2016 -, apresentando sua melhor produção de cerâmica , desde arte, escultura , design, móveis, utensílios domésticos e acessórios de moda.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Um rico programa de eventos culturais é organizado ao lado da exposição do mercado, durante três dias e três noites de imersão total no mundo da cerâmica, descobrindo os aspectos mais originais e fascinantes da fabricação com a Mondial Tornianti – torneio histórico internacional de torno, fornos de cerâmica ao ar livre com apresentações de queima, concertos com instrumentos musicais de cerâmica, atividades para crianças, conferências, workshops e oficinas.

unnamed

Foto via Divulgação

O evento se  estabeleceu como um dos principais festivais de cerâmica na Europa: um encontro de grande atração para o público, mas também um momento importante para o intercâmbio entre os operadores do sistema de cerâmica e uma oportunidade única de rede nacional e internacional. O contexto é Faenza, uma cidade cuja identidade cultural está fortemente relacionada à produção de cerâmica, que ainda hoje representa uma referência na Europa e no mundo: Faenza é um dos mais renomados centros de faiança do mundo.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

A Argillà Italia foi criada em 2008 é inspirada no evento francês Argilla , que acontece em Aubagne (Marselha) desde 1991, propondo similarmente uma seleção de ceramistas de alta qualidade, vindos de toda a Europa e do mundo, bem como um rico e variado programa de eventos e animações, fornecendo uma visão verdadeiramente internacional sobre a produção contemporânea de cerâmica (tradicional e inovadora).

A Argillà Italia é organizada pela Fundação MIC – Museu Internacional de Cerâmica de Faenza , juntamente com o Município de Faenza.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via Divulgação

Comentários