7 rodas-gigantes para ver as cidades do alto | Qual Viagem
logo

Telefone: (11) 3024-9500

7 rodas-gigantes para ver as cidades do alto | Qual Viagem Logo

The expansive skyline of Melbourne on a clear summer's day in Victoria, Australia

7 rodas-gigantes para ver as cidades do alto

15 de setembro de 2017

Além de marcos arquitetônicos no cenário de grandes cidades pelo mundo, as rodas-gigantes deixaram de ser apenas atrações de parques de diversão para se tornarem populares pontos turísticos. É fácil entender o motivo: elas proporcionam vistas panorâmicas espetaculares – aliás, estão cada vez mais altas. Veja abaixo algumas das rodas-gigantes mais famosas do mundo:

High Roller – Las Vegas, Estados Unidos

Foto por iStock / trekandshoot

Foto por iStock / trekandshoot

Com quase 168 metros de altura, é a roda-gigante mais alta do mundo na atualidade. É uma das melhores maneiras de ver a surpreendente Las Vegas de cima, tanto de dia (quando você pode observar a imensidão do deserto até os limites do Red Rock Canyon) quanto de noite (quando a Strip e seus luxuosos hotéis de iluminam). A High Roller faz parte do complexo de lazer do hotel The Linq, localizado no centro da Strip. Algumas cabines recebem até mesmo festas, com música e open bar. No ano que vem, deverá ser superada pela New York Wheel (192 metros) e pela Ain Dubai (203 metros).

Singapore Flyer – Singapura

Foto por iStock / TwilightShow

Foto por iStock / TwilightShow

Localizada às margens da Marina Bay, sua construção está toda relacionada ao Feng Shui. Ela gira no sentido da cidade, para trazer riqueza e prosperidade à Singapura. Além disso, há 28 cabines que comportam até 28 pessoas cada – os números dois e oito também estão associados à prosperidade. A Singapore Flyer tem 165 metros de altura (a segunda mais alta do mundo) e proporciona vistas de toda a cidade. Nos dias claros, dá para avistar as vizinhas Malásia e Indonésia.

Tianjin Eye – Tianjin, China

Foto por iStock / bingdian

Foto por iStock / bingdian

Tianjin fica no nordeste da China, ao lado de Pequim. Com 120 metros de altura, chama a atenção pelo design diferenciado e pela localização: foi construída bem em cima de uma ponte para carros sobre o Rio Tzu-ya. À noite, ela se ilumina com várias luzes coloridas.

London Eye – Londres, Inglaterra

Foto por iStock / Christian Mueller

Foto por iStock / Christian Mueller

Talvez a roda-gigante mais famosa do mundo, a London Eye fica em uma das áreas mais turísticas de Londres, perto do Big Ben e do Parlamento, às margens do Rio Tâmisa. Não à toa é uma atração tão visitada: do topo, a 135 metros de altura, é possível ver a cidade inteira. Construída para celebrar o novo milênio, é a maior roda-gigante da Europa.

Melbourne Star – Melbourne, Austrália

Foto por iStock / TkKurikawa

Foto por iStock / TkKurikawa

Para vistas incríveis em 360° de Melbourne, dê uma volta completa na Melbourne Star, localizada nas Docklands. Com mais de 130 metros de altura, é a única do tipo no Hemisfério Sul. No centro, a estrutura de metal forma uma estrela de sete pontas, em referência às estrelas de sete pontas presentes na bandeira da Austrália.

Centennial Wheel – Chicago, Estados Unidos

Foto por iStock / MarcinZielezny

Foto por iStock / MarcinZielezny

Com seus 60 metros, pode até não ser tão alta quanto as anteriores, mas é histórica. Em Chicago foi erguida a primeira roda-gigante do planeta para a Feira Mundial de 1893. Ela tinha 80 metros de altura e foi um projeto de George Washington Ferris Jr. (daí o termo em inglês para roda-gigante: “Ferris wheel” – algo como “roda de Ferris”). A original não existe mais, mas em 1995 foi construída uma réplica, só que bem menor, no Navy Pier. No ano passado, foi totalmente reformada: aumentou de tamanho e ganhou cabines modernas. Tem vista panorâmica para Chicago e o Lago Michigan.

Orlando Eye – Orlando, Estados Unidos

Foto por 2014 Nick Collura www.NickCollura.com  / Visit Orlando

Foto por 2014 Nick Collura www.NickCollura.com / Visit Orlando

Orlando tem ganhado cada vez mais atrativos fora dos famosos parques temáticos. Um bom exemplo é a Orlando Eye, dentro do complexo de lazer I-Drive 360. Possui 120 metros de altura, o que possibilita avistar do alto os parques (especialmente os da Universal), o centro de Orlando, os vários lagos ao redor e ainda mais além.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / FiledIMAGE

Comentários