logo

Telefone: (11) 3024-9500

7 motivos para visitar Jacareí, em São Paulo | Qual Viagem Logo

Parque_Cidade_0002 Alex Brito/PMJ

7 motivos para visitar Jacareí, em São Paulo

8 de agosto de 2016

A etimologia do nome “Jacareí”  vem diretamente da língua tupi-guarani, que nomeia a cidade como “rio dos jacarés”. Localizada no Vale do Paraíba, já possui cerca de 230 mil habitantes, e mesmo com todos os prédios e visual urbanizado, está recheada de boas surpresas e apresenta estrutura para o turismo. Confira os 8 melhores motivos para um maravilhoso roteiro turístico por lá:

Pátio dos FerroviáriosPatio_dos_Trilhos_0001 Alex Brito/PMJ

O prédio da Antiga Estação Ferroviária foi construído há 140 anos, e operava para facilitar o processo cafeeiro da região. Hoje, restaurado, o local abriga a sede da Fundação Cultural de Jacarehy, que além do Núcleo de Antropologia e o ativo cine-teatro “Mário Lagos”, cuida de todo o patrimônio cultural da cidade de Jacareí. Um bom passeio cultural para curtir com a família.

Represa da JaguariRepresa_Jaguari_0001 Alex Brito/PMJ

Ao todo a represa possui 50km², repletos de lindas paisagens. Entre Jacareí e São José dos Campos, há um grande território ocupado pelas águas e voltado às atividades marítimas. Além de mirantes, você encontrará pontos de pesca, passeios de barco, Jet-ski e outros esportos náuticos.

Parque dos EucaliptosPARQUE_DOS_EUCALIPTOS_1 Alex Brito/PMJ

Inaugurado na década de 1970, fica no Centro da cidade e possui 28mil m² de muitas atividades para a família. Faça uma caminhada, descanse nos quiosques, aprecie os jardins e aproveite para tirar fotos! Procure passear por lá conciliando com o calendário de feiras e eventos organizados pela prefeitura. Deixe seu carro no estacionamento e divirta-se!

Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAVP)MUSEU_ANTROPOLOGIA Alex Brito/PMJ

O museu fica situado no prédio “Solar Gomes Leitão”, que foi tombado em 1978 como monumento de interesse histórico da cidade. Lá dentro, muita arte sacra, barroca e popular, além de bela mobília e quadros. Toda a coleção visa, através de visão antropológica, difundir crenças e valores típicos dos vale-paraibanos. Passeio muito bacana! Conheça o espaço e viaje no tempo!

Parque da CidadeParque_Cidade_JD_Japones Alex Brito/PMJ

Com entrada franca, é um enorme de complexo de lazer, com 42mil m² de área verde.

Passeie com a família, pratique esportes, aprecie a paisagem ou até mesmo utilize a internet. Sim, porque o parque possui WiFi gratuito aos visitantes! Além das oficinas educacionais, várias atividades são oferecidas no local, como os espetáculos organizados pela prefeitura,  prática de vôlei, tênis, basquete, futsal, caminhada e muito mais!

Circuito de IgrejasIgreja_Matriz Alex Brito/PMJ

Jacareí possui várias igrejas restauradas, que valem a pena visitar.  Destacamos a Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, a Igreja Matriz da Imaculada Conceição e a Igreja do Avareí como passeios indispensáveis em seu roteiro. Elas remontarão a história local desde o século XVII, e te proporcionarão experiências maravilhosas em suas missas. Visite e se surpreenda!

Circuito de PraçasPraca_Raul_Chaves_0001 Alex Brito/PMJ

Depois de tantos passeios, nada melhor do que relaxar num banco de praça, não é mesmo? Visite a Praça Conde Frotim, que fica na região central da cidade e possui várias comodidades em seu entorno. Aproveite para conhecer também a Praça Raul Chaves,  que conta com shows, artesanato e muita área verde, e é o maior point cultural de Jacareí, e por fim passe pela Praça do Rosário, com grande fluxo de pessoas e muitas lojas.

 

Texto por: Heitor Herruso

Fotos por Alex Brito/PMJ

Comentários