logo

Telefone: (11) 3024-9500

7 lugares que você precisa conhecer em Medellín | Qual Viagem Logo

Foto por Bureau de Medellín

7 lugares que você precisa conhecer em Medellín

26 de dezembro de 2017

Medellín, a capital do estado de Antioquia, tem ganhado cada vez mais a atenção dos turistas do mundo inteiro. Seja pela repercussão da série Narcos, da Netflix, dos famosos Alumbrados Navideños (que já falamos aqui), da solidariedade que rodou o mundo após a tragédia da Chapecoense ou por ser a Cidade da Primavera, o destino entrou de vez no circuito turístico da América do Sul e tem muito a oferecer para quem o visita.

Se você está pensando em passear pela segunda maior cidade da Colômbia, confira antes esse roteiro básico com lugares imperdíveis.

Comuna 13

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Colorida e cheia de vida, a Comuna 13 de hoje em dia pouco lembra seu passado sombrio. No auge do narcotráfico, a região já foi considerada a mais violenta da cidade. Porém, graças a um processo de reurbanização que vem ocorrendo desde 2001 – quando se deu a operação federal “Orión” – a comunidade, que muito se assemelha às favelas brasileiras, está pacificada e pronta para receber os turistas.

O grande destaque do lugar são as escaleras eléctricas. Em bom português, são seis escadas rolantes que facilitam a subida de moradores e visitantes, alcançando o topo do morro em cerca de cinco minutos.

O projeto, que teve início em 2012, já rendeu diversos prêmios à cidade e é considerado um importante passo para a acessibilidade.

No caminho, de 384 metros, outro cenário chama a atenção de quem visita a Comuna pela primeira vez. São os grafites que colorem praticamente todas os muros do lugar.

São tantas as obras de arte urbana que o lugar faz parte de um Graffitour especial. Cheios de cores e significados, os desenhos são feitos, em sua maioria, por artistas locais, que retratam a história do bairro de modo lúdico.

É na Comuna 13 também que você vai experimentar uma das melhores delícias de Medellín. Logo no início das escadas rolantes está a Cremas Dona Consuelo, uma vendinha local que serve as famosas cremas ou paletas de manga. Quem prova pela primeira vez ganha uma pequena aula do jeito “certo” de comê-las: no fundo do copinho, o suco de limão com sal deve ir regando o sorvete docinho, dando um contraste saboroso e refrescante.

Parque Arví

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

O Parque Arví é uma reserva ecoturística localizada no distrito de Santa Elena. Antes mesmo de chegar até o lugar, o passeio já fica interessante pelo caminho. Isso porque, apesar de acessível por estradas, o jeito mais comum e rápido de subir até o parque é de Metrocable, uma espécie de teleférico.

Da primeira estação até os 2200 metros de altura que separam o Arví do nível do mar, a paisagem urbana, com diversas casinhas subindo o morro se intercala com uma bela mata preservada, que nem parece estar em uma cidade grande.

No parque, existem diversas trilhas para caminhadas e passeios de bike que proporcionam a observação de fauna e flora locais. Depois de uma caminhada no parque, é possível fazer um picnic com a família.

O espaço oferece ainda uma feira de orgânico dos campesinos, que conta com produtos típicos como arepas, fiambres e frutas frescas como morango, uchuvas e amoras. O Mercado Arví acontece todos os domingos e conta ainda com artesanatos locais.

Jardim Botânicoimg_0225 Jardim Botanico Medellin Eliria Buso

Outro passeio “verde” em Medellín é o jardim botânico Joaquim Antonio Uribe. Localizado ao lado do parque Explora, o lugar foi criado em 1972 para conservar e recuperar a flora da região e, hoje, funciona também como espaço de lazer. Perfeito para caminhar em um fim de tarde, observando algumas espécies importantes como orquídeas.

O museu vivo também se destaca por sua grande área de eventos, o Orquideorama José Jerónimo Triana, com uma arquitetura moderna e chamativa.

Praça Botero e Museu de Antioquia

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

É impossível ir à Medellín e não ouvir falar da praça Botero. Situado no coração da cidade, o lugar homenageia um dos principais expoentes da arte colombiana, o pintor e escultor Fernando Botero, conhecido principalmente por criar obras de “pessoas gordas”.

Na praça, estão espalhadas 23 esculturas de bronze em permanente exposição. São homens, mulheres, crianças e outras figuras exibindo as curvas e volumes característicos do artista. A espaçosa praça, entre o imponente Palácio da Cultura e o Museu de Antioquia é o lugar perfeito para uma seção de fotos. O que mais se vê por ali são turistas interagindo ou imitando a pose das famosas esculturas.

E por falar em museu, este também é uma parada obrigatório – e que complementa a visita à praça. O Museu de Antioquia abriga obras de diversos artistas da Colombia, em especial do Botero. Ali, em uma visita guiada, você descobre um pouco mais sobre o estilo do escultor e encontra obras icônicas como o quadro que retrata a morte de Pablo Escobar.

Parque Explora

Foto por Bureau de Medellín

Foto por Bureau de Medellín

Para quem viaja à Medellín com crianças, o Parque Explora é um prato cheio. O complexo une ciência, tecnologia e diversão, oferecendo atividades interativas e exposições que estimulam a experimentação.

Logo na entrada, os visitantes encontram brinquedos gigantes que desafiam seus conhecimentos em física, química ou biologia. São simuladores de tornados, esferas flutuantes, maquina de movimento contínuo, entre outros.

Além disso, o Explora conta com um aquário e um planetário que completam a visita.

E ali encontramos também o Parque dos Dinossauros, que conta com 36 réplicas dos gigantes pré-históricos, alguns com movimentos e sons. A criançada vai amar!

Via Primavera/ Parque Lleras

Foto por Bureau de Medellín

Foto por Bureau de Medellín

O bairro El Poblado é um dos mais badalados de Medellín, com os principais hotéis, bares e restaurantes. E, dentro dele, o Parque Lleras é onde o agito acontece.

É ali que se concentram os melhores lugares para comer, beber ou curtir com os amigos. No parque Lleras é possível conseguir ótimos pratos de comida típica de Antioquia e também da culinária nacional e internacional.

Além disso, neste parque, a festa se prolonga até a madrugada. Como a cidade é bastante visitada por mochileiros, essa região também abriga diversos hostels descolados. O lugar é perfeito para quem quer ficar por dentro do agito.

Museu de Arte Moderna

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Fundado em 1978, o Museu de Arte Moderna de Medellín possui 233 obras da pintora Débora Arango, protagonista da arte colombiana em meados do século XX, e umas 600 peças do mestre “caleño” (nascido em Cali) Hernando Tejada, entre esculturas, gravados, xilografias, desenhos e cadernos de anotações.

Os visitantes também podem ver obras de Beatriz González, Manuel Hernández e Enrique Grau, entre outros artistas.

Depois de uma visita ao museu, vale curtir o entorno, que conta com pracinha e pátio para eventos. Aos finais de semana, os moradores dos arredores passeiam com seus pets, fazem picnics e formam grupinhos com violão e música. O clima é agradável e convidativo.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Bureau de Medellín

Comentários