logo

Telefone: (11) 3024-9500

7 lugares que comprovam a rica gastronomia de Santa Teresa, no Espirito Santo | Qual Viagem Logo

Foto por Eliria Buso

7 lugares que comprovam a rica gastronomia de Santa Teresa, no Espirito Santo

23 de agosto de 2017

Santa Teresa é um destino serrano do Espírito Santo. Apesar da proximidade com a capital Vitória, são apenas 80 quilômetros de distância, a Cidade dos Colíbris ainda é pouco conhecida do público de fora do Estado. Mais isso não significa que faltam atrações por lá. Conhecido por sua forte imigração italiana e pelos festivais – de Jazz, de gastronomia, e etc – o destino reúne uma variedade incrível de opções para se divertir à mesa.

Pensando nisso, selecionamos sete lugares imperdíveis para você conhecer nessa cidade. Se você pensa que apenas a moqueca e a torta fazem a cabeça dos capixabas, vai se surpreender com as delícias dessa região. Testado e aprovado pela nossa equipe! Confira:

Café Haus

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Em um ambiente charmoso e aconchegante, o Café Haus é o lugar ideal para apreciar a típica gastronomia italiana com um toque contemporâneo. Aberta há 15 anos na cidade, a casa é comandada pela chef Kamila Zamprogno e já se tornou um dos grandes destaques de Santa Teresa.

No menu, pratos exclusivos e de dar água na boca. De entrada, a dica é pedir o arancini – bolinho de risoto – com queijo brie; para o prato principal um risoto de cogumelos paris e filé mignon ou penne com gorgonzola e filé mignon ao molho de ervas; e para finalizar, uma obra de arte em forma de sobremesa: semifreddo, caramelo, farofa de amaretto, geleia de frutas vermelhas e telha de amêndoas.

Informações: restaurantecafehaus.com.br

Giardino

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Entre cores e sabores, o Giardino é uma das novas apostas da cidade. Aberto em 2016, o restaurante fica em uma casinha do século XX cheia de charme e beleza. Na decoração, prevalecem as flores e plantas, fazendo jus ao nome  – jardim, em italiano.

O ambiente aconchegante, onde os garçons interagem com liberdade com os clientes, foi criado pelo casal Weder e Iara e oferece um cardápio contemporâneo com um pezinho na Itália.

Aliando sofisticação ao clima de interior, a casa conta com pratos que se destacam pelo sabor e aroma, como uma entrada de cogumelos paris recheados com gorgonzola e alho poró; e de prato principal: papardelle de ossobuco, risoto italiano ou lasanha de pupunha com camarão. Vale também separar um espacinho para a sobremesa da casa, a torta Banoffee, de origem Inglesa, que leva banana, doce de leite e uma base amanteigada de biscoito deliciosa.

Informações: facebook.com/giardinoristorant

Ristorante Romanha

Foto por Caroline de Oliveira

Foto por Caroline de Oliveira

Tradicional, o Ristorante Romanha, que fica na Rota Caravaggio, é um espaço acolhedor e cheio de atrativos. Seja na casa de pau a pique que nos recebe com charme e história, no empório que oferece vinhos da casa, cervejas artesanais – algumas produzidas lá mesmo, em Santa Teresa -, massas e embutidos, ou no restaurante, onde as joias da cozinha italiana chegam até nossa mesa, é fácil se apaixonar pela cantina.

Os destaques do cardápio ficam por conta do nhoque de abóbora, tortei de abóbora e canela e polenta recheada.

Informações: facebook.com/RistoranteRomanha

Istambul

Foto por Caroline de Oliveira

Foto por Caroline de Oliveira

Mas nem só de gastronomia italiana vive a cena gastronômica de Santa Teresa. Inaugurado no começo do ano, o Istambul é um espaço que integra as culturas e culinárias Siria, Libanesa, Turca, Árabe, Italiana e Brasileira. Parece uma mistura maluca, mas cada uma delas aparece com seus sabores bem marcantes.

O clima do Oriente está presente na decoração, nos pratos, e também na dança. Isso porque, duas vezes ao mês, a casa recebe a dançarina Aleh Fassarella apresentando dança do ventre e cigana.

No menu, uma verdadeira experiência! Pratos como adana kebab, döner kebab, pide – uma espécie de pizza turca – entre outras delícias. E de sobremesa, o delicioso Baklava com nozes, damasco e ganache de chocolate.

Informações: facebook.com/pages/Restaurante-Istambul

Taberna Lounge

Foto por Caroline de Oliveira

Foto por Caroline de Oliveira

Situado na famosa Rua de Lazer, onde as mesinhas vão para o meio da rua e o agito se reúne à noite, o Taberna Lounge é um dos points da cidade. Com bela decoração em estilo rústico, oferece onze tipos de pizzas, além de pratos como filé à parmegiana e massas.

A dica é pedir uma das costelas – com barbecue ou confitada -, carro-chefe da casa, um filé saltimbocca ou alguma das massas caseiras que são de dar água na boca. Bem ao estilo medieval, um verdadeiro banquete!

Aos finais de semana, torna-se o lugar perfeito para reunir os amigos ou ter um agradável jantar a dois. Para completar a noite, a casa conta com música ao vivo.

Informações: facebook.com/tabernalounge

Café Zanoni

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Em um prédio de 140 anos localizado bem na esquina da Rua do Lazer, o Café Zanoni é uma refúgio para as tardes frias de Santa Teresa. Com móveis e objetos antigos compondo a decoração, o espaço comandado pela advogada Veronica Zanoni e sua família oferece doces e cafés deliciosos.

A parada é obrigatória para experimentar o já famoso quindim, ou algumas das deliciosas tortas, acompanhados de um verdadeiro cappuccino italiano.

Informações: facebook.com/cafezanoni

Claíd’s

Foto por Caroline de Oliveira

Foto por Caroline de Oliveira

Outra dica para um cafezinho delicioso em Santa Teresa é a loja de biscoitos Claid’s. Há mais de 25 anos fabricando biscoitos, petit fours, bolos e pães na cidade, o lugar é um verdadeiro paraíso para curtir um fim de tarde e ainda fazer umas comprinhas para levar para casa.

Claide Rasseli, criadora da marca, começou a fazer biscoitos para ajudar na renda da família e, hoje, comanda uma equipe de 30 funcionários na produção direta dos produtos.

Os biscoitos são todos feitos de forma artesanal, sem levar nenhum tipo de aditivo químico.

Entre os sabores de destaque estão: pastelzinho com goiabada, rosquinha amanteigada, cebolinha e biscoito de nozes.

Informações: facebook.com/claidsbiscoitos

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Eliria Buso

Jornalista e fotógrafa viajaram a convite da Secretaria de Turismo do Estado.

Comentários