logo

Telefone: (11) 3024-9500

7 destinos para mergulhar na história do Brasil | Qual Viagem Logo

Ouro Preto, Brazil - December 2, 2014: Street scene of Teradentes Square The centre of The city  with typical architecture ,UNESCO world heritage city center of Ouro Preto in Brazil

7 destinos para mergulhar na história do Brasil

27 de março de 2017

O Brasil tem uma história muito rica, e, felizmente, muitas cidades preservaram construções e monumentos importantes de épocas passadas. Separamos abaixo sugestões de viagens inspiradas em importantes períodos da história do nosso país, a partir da chegada dos portugueses em 1500.

Descobrimento – Costa do Descobrimento (BA)

4154838691_0cbc698478_b

Foto por Jota Freitas / Turismo Bahia

Foi no sul da Bahia, entre as cidades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, que os portugueses pisaram no Brasil pela primeira vez. Na Cidade Histórica de Porto Seguro, visite as antigas construções, o Marco do Descobrimento e o Memorial da Epopeia do Descobrimento, com uma réplica da caravela que trouxe Pedro Álvares Cabral ao novo mundo. Na região, também é possível visitar aldeias dos índios pataxós.

Brasil Colônia – Salvador (BA)

Salvador da Bahia, Brazil - April 2, 2015: View of the colorful colonial houses at the historic district of Pelourinho in Salvador da Bahia, Brazil.

Foto por iStock / rmnunes

Fundada ainda no século XVI, Salvador foi a primeira capital do Brasil. Com a grande produção de cana-de-açúcar na região do Recôncavo Baiano, Salvador enriqueceu. No centro da cidade, foi erguido o que é hoje um dos principais patrimônios brasileiros da época colonial. Entre sobrados coloridos e igrejas barrocas, passeie pelo Pelourinho e pelas antigas ruas estreitas com calçamento de pedra.

Inconfidência Mineira – cidades históricas de Minas Gerais

Church of Saint Francis of Assisi in Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil

Foto por iStock / filipefrazao

Não dá para falar de construções históricas no Brasil sem mencionar as cidades mineiras de Ouro Preto, Mariana, Diamantina, São João del Rei, Tiradentes, Congonhas e mais. Com casarios coloniais e um impressionante patrimônio barroco da época do ciclo do ouro, visitar essa região é como voltar no tempo. Reviva a história da Inconfidência Mineira em passeios culturais, conheça as belezas naturais e se delicie com a gastronomia local.

Família Real Portuguesa no Brasil – Rio de Janeiro (RJ)

Palm Tree Path - Botanic Garden Rio de Janeiro, Brazil

Foto por iStock / andremarinst

Segunda capital do Brasil, o Rio de Janeiro abrigou, entre 1808 e 1821, a corte portuguesa que fugia das Guerras Napoleônicas. Pela primeira vez, uma colônia tornava-se a sede do reino. Como consequência, esse acontecimento resultou num grande desenvolvimento cultural, econômico e arquitetônico da cidade. Nessa época, foram construídos importantes pontos turísticos do Rio, como o Jardim Botânico e o Museu Nacional. Veja de perto as residências onde a família real se instalou na cidade e conheça a Praça XV de Novembro, onde a corte desembarcou.

Independência – São Paulo (SP)

Sao Paulo, Brazil. April 25, 2016. The Museu Paulista of the University of São Paulo (commonly known in São Paulo and all Brazil as Museu do Ipiranga) is a Brazilian history museum

Foto por iStock / Willbrasil21

A vinda da corte portuguesa foi uma das causas que levaram à Independência do Brasil, em 1822. No dia 07 de setembro desse ano, conta a história que o Príncipe Regente D. Pedro I estava às margens do Rio Ipiranga quando proclamou a independência do país. Esse local fica no bairro do Ipiranga, em São Paulo, onde é possível visitar o Parque da Independência, o Monumento à Independência (onde estão os restos mortais de D. Pedro), a Casa do Grito e o Museu do Ipiranga.

Brasil Império – Petrópolis (RJ)

foto-alexandre-peixoto-fundacao-cultura-e-turismo-de-petropolis-divulgacao

Foto por Alexandre Peixoto / FUNDAÇÃO CULTURA E TURISMO DE PETRÓPOLIS / Divulgação

O clima ameno e a rica natureza da Serra Fluminense encantaram D. Pedro I e D. Pedro II, que assinou um decreto que fundou a cidade de Petrópolis em 1843. Foi ali estabelecida a residência de verão do Imperador e sua família, o Palácio Imperial (hoje, Museu Imperial), com um belo jardim. Seguindo o exemplo, vários nobres, ricos e intelectuais da época construíram também em Petrópolis seus próprios palacetes, além de praças e avenidas arborizadas. Até hoje, a cidade preserva esse belo patrimônio do século XIX.

Brasil República – Brasília (DF)

Brasilia, Federal District, Brazil - May 27, 2007: Brazil's Bicameral National Congress is part of the city's main monuments and was projected by the brazilian architect Oscar Niemeyer. Since the 1960s, the National Congress has been located in Brasília. The semi-sphere on the left represents the Senate, and the semi-sphere on the right is the Chamber of the Deputies.

Foto por iStock / VelhoJunior

Apesar de só ter sido fundada 70 anos após a Proclamação da República, Brasília, com o grande grupo de prédios oficiais da Esplanada dos Ministérios, é grande símbolo desse período. Planejada durante o governo de Juscelino Kubitschek, a capital do país guarda um enorme conjunto arquitetônico moderno com lindas obras de Oscar Niemeyer, como o Congresso Nacional e a Catedral de Brasília.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / nok6716

Comentários