Ícone do site Qual Viagem

7 destinos para mergulhar na história do Brasil

O Brasil tem uma história muito rica, e, felizmente, muitas cidades preservaram construções e monumentos importantes de épocas passadas. Separamos abaixo sugestões de viagens inspiradas em importantes períodos da história do nosso país, a partir da chegada dos portugueses em 1500.

Descobrimento – Costa do Descobrimento (BA)

Foto por Jota Freitas / Turismo Bahia

Foi no sul da Bahia, entre as cidades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, que os portugueses pisaram no Brasil pela primeira vez. Na Cidade Histórica de Porto Seguro, visite as antigas construções, o Marco do Descobrimento e o Memorial da Epopeia do Descobrimento, com uma réplica da caravela que trouxe Pedro Álvares Cabral ao novo mundo. Na região, também é possível visitar aldeias dos índios pataxós.

Brasil Colônia – Salvador (BA)

Foto por iStock / rmnunes

Fundada ainda no século XVI, Salvador foi a primeira capital do Brasil. Com a grande produção de cana-de-açúcar na região do Recôncavo Baiano, Salvador enriqueceu. No centro da cidade, foi erguido o que é hoje um dos principais patrimônios brasileiros da época colonial. Entre sobrados coloridos e igrejas barrocas, passeie pelo Pelourinho e pelas antigas ruas estreitas com calçamento de pedra.

Inconfidência Mineira – cidades históricas de Minas Gerais

Foto por iStock / filipefrazao

Não dá para falar de construções históricas no Brasil sem mencionar as cidades mineiras de Ouro Preto, Mariana, Diamantina, São João del Rei, Tiradentes, Congonhas e mais. Com casarios coloniais e um impressionante patrimônio barroco da época do ciclo do ouro, visitar essa região é como voltar no tempo. Reviva a história da Inconfidência Mineira em passeios culturais, conheça as belezas naturais e se delicie com a gastronomia local.

Família Real Portuguesa no Brasil – Rio de Janeiro (RJ)

Foto por iStock / andremarinst

Segunda capital do Brasil, o Rio de Janeiro abrigou, entre 1808 e 1821, a corte portuguesa que fugia das Guerras Napoleônicas. Pela primeira vez, uma colônia tornava-se a sede do reino. Como consequência, esse acontecimento resultou num grande desenvolvimento cultural, econômico e arquitetônico da cidade. Nessa época, foram construídos importantes pontos turísticos do Rio, como o Jardim Botânico e o Museu Nacional. Veja de perto as residências onde a família real se instalou na cidade e conheça a Praça XV de Novembro, onde a corte desembarcou.

Independência – São Paulo (SP)

Foto por iStock / Willbrasil21

A vinda da corte portuguesa foi uma das causas que levaram à Independência do Brasil, em 1822. No dia 07 de setembro desse ano, conta a história que o Príncipe Regente D. Pedro I estava às margens do Rio Ipiranga quando proclamou a independência do país. Esse local fica no bairro do Ipiranga, em São Paulo, onde é possível visitar o Parque da Independência, o Monumento à Independência (onde estão os restos mortais de D. Pedro), a Casa do Grito e o Museu do Ipiranga.

Brasil Império – Petrópolis (RJ)

Foto por Alexandre Peixoto / FUNDAÇÃO CULTURA E TURISMO DE PETRÓPOLIS / Divulgação

O clima ameno e a rica natureza da Serra Fluminense encantaram D. Pedro I e D. Pedro II, que assinou um decreto que fundou a cidade de Petrópolis em 1843. Foi ali estabelecida a residência de verão do Imperador e sua família, o Palácio Imperial (hoje, Museu Imperial), com um belo jardim. Seguindo o exemplo, vários nobres, ricos e intelectuais da época construíram também em Petrópolis seus próprios palacetes, além de praças e avenidas arborizadas. Até hoje, a cidade preserva esse belo patrimônio do século XIX.

Brasil República – Brasília (DF)

Foto por iStock / VelhoJunior

Apesar de só ter sido fundada 70 anos após a Proclamação da República, Brasília, com o grande grupo de prédios oficiais da Esplanada dos Ministérios, é grande símbolo desse período. Planejada durante o governo de Juscelino Kubitschek, a capital do país guarda um enorme conjunto arquitetônico moderno com lindas obras de Oscar Niemeyer, como o Congresso Nacional e a Catedral de Brasília.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / nok6716

Comentários

Sair da versão mobile