logo

Telefone: (11) 3024-9500

7 cuidados antes de alugar um carro em locadoras | Qual Viagem Logo

Young woman assistant in a car rental service occupation

7 cuidados antes de alugar um carro em locadoras

20 de março de 2018

Alugar um carro pode ser uma alternativa muito boa e econômica em diversas situações. Para viagens e pequenos compromissos, a locação de veículos tem se mostrado uma das principais soluções para muitas pessoas. Mas o que muitos não sabem é que é necessário tomar alguns cuidados para evitar dores de cabeça no futuro.

Para quem deseja alugar um carro para viajar, é essencial ficar atento ao contratar o veículo em alguma locadora. É indicado pesquisar sobre a empresa, suas condições, como o veículo é entregue e entre outros.

Foto via iStock/ cizlawet

Foto via iStock/ cizlawet

A Carro Aluguel, separou as sete dúvidas mais recorrentes para ajudar você a alugar seu primeiro veículo. Confira aqui:

Quem pode alugar?

Antes de tudo, o motorista deve estar habilitado, em categoria compatível com o veículo que deseja alugar.  No Brasil, a maioria das locadoras costuma estipular a idade mínima de 21 anos, ou cobram um adicional para motoristas de 18-21 anos.

Existe cobrança por quilômetros rodados?

O mais comum é que a quilometragem já esteja inclusa na franquia, porém, é possível fazer planos especiais e pagar a parte os quilômetros rodados. É importante definir todos esses itens no momento da locação.

O carro vem com o tanque cheio?

Não é uma regra, mas, na maioria dos casos, o tanque do veículo vem cheio. O truque é sempre devolver o veículo com a mesma quantidade de combustível do momento da locação. Isso porque as locadoras costumam cobrar “taxa de serviço”, o que acaba encarecendo a locação.

O carro já está assegurado?

No caso do Brasil, as locadoras não costumam vender seguros junto com a locação. O que acaba ocorrendo, é o pagamento de uma taxa que isenta o locatário da responsabilidade por eventuais sinistros. Para saber quais sinistros são cobertos por essa proteção é necessário verificar no momento do pagamento da taxa.

Se o carro quebrar, quem é o responsável?

É normal que as locadoras disponibilizem um telefone para emergências, caso haja algum imprevisto, porém, os custos com a manutenção dependem do pacote de segurança escolhido pelo locatário.

Por isso, é sempre importante revisar os serviços inclusos no momento da locação, para evitar surpresas desagradáveis.

Quem é o responsável pelas multas de trânsito?

No período da locação do veículo, todas as ocorrências são de responsabilidade do locatário, incluindo pagamento de multas de trânsito.

Onde o carro pode ser devolvido?

Existe a possibilidade, dependendo da locadora, de devolver o veículo em pontos diversos. Por exemplo: caso queira alugar para uma viagem e deseja devolver o veículo na sua última parada, em uma cidade diferente de onde fez a locação. No entanto, não são todas as locadoras que prestam esse serviço e algumas cobram uma taxa extra para isso; então siga a regra de sempre consultar as possibilidades no momento da locação.

Mais informações em: www.carroaluguel.com

Texto por: Agência com edição de Carolina Berlato

Foto destaque por: iStock / dima_sidelnikov

Comentários