logo

Telefone: (11) 3024-9500

7 cidades para cair no forró com o São João no Nordeste Logo

Foto: edsongrandisoli via Istock

7 cidades para cair no forró com o São João no Nordeste

2 de junho de 2015

A região do Nordeste é a mais rica em opções especais para curtir as melhores festas juninas de todo o Brasil. Com uma característica única em cada estado, os eventos são recheados de alta gastronomia rica em comidas típicas, músicas de raiz e muito forró pé de serra.

Cidades pequenas do interior, como Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba, mantém as tradições de décadas e contagia o público com sua cultura nativa e comidas típicas. Em Pernambuco, Paraíba, Bahia, Sergipe e Maranhão, as apostam são nos megaeventos para atrair turistas de todo o país e a gerar postos de trabalho.

A data do São João 2015 é 24 de junho. Na verdade, esta é a data do calendário oficial de feriados. Mas no Brasil durante todo o mês de junho há festas de São João.

Foto: Marcio Silva via Istock

Foto: Marcio Silva via Istock

CAMPINA GRANDE – PB

A programação do São João de Campina Grande, conhecido como o “Maior São João do Mundo”, ocorre entre o dia 05 de junho e 05 de julho. O evento é chamado também de Quartel General do Forró e vai unir festejos tradicionais, inovação, tecnologia e homenagens a grandes artistas. O São João de Campina Grande deve atrair mais de 1 milhão de pessoas e deve ser lançado na primeira quinzena de maio. A estrutura da festa é montada no Parque do Povo. Em sua 33ª edição, o São João terá um leque de novidades que buscam enraizar a essência cultural do evento.

SALVADOR – BA

O São João de Salvador tem início no dia 20 de junho e pretende se transformar em uma festa nacional, competindo com outras grandes festas que acontecem no Nordeste do país. A programação do São João de Salvador 2015 ainda não está fechada, porém várias cidades da Bahia já anunciaram atrações como Henrique e Juliano, Aviões do Forró, Zezé Di Camargo e Luciano e Michel Teló. Concurso de quadrilhas, apresentações de trios, maracatus e boi-bumbá estão previstos na programação oficial. O forró toma conta das ruas do Centro Histórico com a realização de dezenas de shows e apresentações culturais por três fins de semana seguidos. O Parque de Exposições de Salvador já está sendo preparado para o evento que contará com 5 dias de festa, e deve emendar com São João do Pelô, tradicional comemoração do Centro Histórico da Bahia.

CARUARU – PE

O São João de Caruaru deste ano ocorre entre os dias 30 de maio e 29 de junho e Elba Ramalho fará o show de abertura, que acontece no sábado. Grandes nomes da música brasileira estarão presentes, além dos melhores artistas da região que fortalecem a cultura local. Nos polos do evento, haverá inúmeras opções de atividades que envolvem dança, música e muitas comidas típicas. Localizado a 130 km da capital Recife e com uma população de aproximadamente 349,602 habitantes, segundo dados do IBGE em janeiro de 2015, a cidade de Caruaru também é conhecida como “Capital do Agreste”, “Capital do Forró” e “Princesinha do Agreste”. O município foi fundado em 1857, apresenta uma das maiores e melhores festas de São João do Mundo e concentra o principal polo turístico, acadêmico e cultural da região.

RECIFE – PE

A capital de Pernambuco dedica o mês de junho ao ritmo que toma conta dos corações dos moradores da cidade, o forró. O Trem do Forró, que já possui 25 anos de tradição, encanta nativos e visitantes. Além disso, as ruas da cidade são tomadas por manifestações culturais típicas e barracas com o melhor da culinária local. O São João da Capitá 2015, que é uma das maiores festas de São João do Recife e uma das mais tradicionais do estado, irá ocorrer nos dias 12 e 13 de junho em Olinda. Nos dois dias da programação, irão se apresentar mais de 40 atrações na cidade cenográfica e na Vila do Forró.

SÃO LUIZ – MA

As festas juninas de São Luiz do Maranhão reúnem manifestações culturais de diversas etnias. Ao invés do forró e das quadrilhas, as principais atrações da capital maranhense estão ligadas ao bumba-meu-boi. Com belas fantasias, música contagiante, enredo e muita animação, a festa na cidade histórica reúne elementos culturais de negros, indígenas e portugueses. No último ano, a programação contou com 209 atrações, selecionadas por meio de edital, que vão mostrar a diversidade de ritmos, sotaques, cores e folguedos que compõem o mosaico da cultura popular maranhense.

JOÃO PESSOA – PB

Uma das melhores festas populares do Nordeste é o São João Pra Valer de João Pessoa. A bucólica e acolhedora cidade é conhecida como a mais verde do país e a mais oriental das Américas. Serão cinco polos com concursos de quadrilhas, barracas típicas, fogueiras e muito forró para esquentar ainda mais as noites da cidade. O São João Pra Valer 2015 ainda não possui datas confirmadas.

MACEIÓ – AL

As festas juninas e a comemoração do dia de São João, em Maceió, prometem agitar a região durante o período. Os eventos ainda não possuem datas confirmadas, porém, a organização do evento promete grandes atrações e o melhor da cultura e gastronomia típicas de Alagoas. Em sua última edição, entre as atrações do evento, estiveram 29 bandas e artistas nacionais, como Fagner, Os Nonatos, Limão com Mel, Alceu Valença e Lucy Alves. Para esse ano, a programação ainda não foi divulgada.

Texto por: Andressa Volpini e Eliria Buso

Foto destacada:  edsongrandisoli via Istock

Comentários