logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 passeios gratuitos para curtir em Campos do Jordão | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Paulo Almeida

6 passeios gratuitos para curtir em Campos do Jordão

6 de março de 2020

Muito além das atrações mais famosas da Vila Capivari, Campos do Jordão possui pontos turísticos e atrativos naturais incríveis para quem está viajando, mas quer economizar.

A charmosa cidade encravada na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo, também é destino ideal para apreciar a natureza e explorar espaços culturais sem gastar muito.

A seguir, listamos a seguir seis passeios gratuitos pela “Suíça Brasileira”.

Morro do Elefante

Foto por Miguel Schincariol Campos do Jordão

Foto por Miguel Schincariol

Situado a 1800 metros de altitude, o Mirante do Morro do Elefante oferece vista privilegiada de toda a cidade a serra nos arredores. O local recebeu esse nome pois, observada de cima, a montanha lembra o animal.

É possível chegar até lá de carro ou de teleférico, porém, essa opção é cobrada.

Fábrica de Chocolates Araucárias

Foto por reprodução chocolatearaucaria.com.br Campos do Jordão

Foto por reprodução chocolatearaucaria.com.br

Com quase 30 anos de atuação na cidade, a fábrica de chocolate é dica de passeio para conhecer um pouco mais sobre o processo de produção dessa delícia, além de descobrir, no pequeno espaço cultural do local, detalhes sobre a sua história.

A visita não é guiada e, para grupos de até 15 pessoas, não exige agendamento prévio.

Mosteiro de São João

Foto por reprodução mosteirosaojoao.org.br Campos do Jordão

Foto por reprodução mosteirosaojoao.org.br

O Mosteiro de São João, construído em 1964, abriga cerca de 30 monjas beneditinas. Entre as atrações locais, estão os jardins, as apresentações de canto gregoriano e as delícias caseiras preparadas pelas moradoras, como geleias e biscoitos.

No fim de tarde, além de apreciar a beleza dos cânticos, é possível se integrar à natureza dos entornos em clima de harmonia e paz.

Ducha de Prata

Foto por Istock/ carloscardetas Campos do Jordão

Foto por Istock/ carloscardetas

Bem próximo ao centrinho, a Ducha de Prata é um dos pontos turísticos mais tradicionais de Campos do Jordão. Trata-se de quedas artificiais que podem ser observadas de diversos ângulos, por meio das passarelas de madeira. Além de conferir o visual tranquilo, o lugar rende boas fotos.

Ali há, ainda, algumas lojinhas de artesanato e lembrancinhas, para quem não resiste a tentação.

Palácio da Boa Vista

Foto por Miguel Schincariol Campos do Jordão

Foto por Miguel Schincariol

Antiga residência de férias do Governador do Estado, o palácio hoje funciona como um museu. Construído em 1964, seguindo o estilo de castelos europeus, o local abriga um importante acervo de artistas contemporâneos como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Portinari.

E, além disso, reúne mobiliário e objetos, além de arte sacra, dos séculos 17 e 18 em uma área de 3 mil metros quadrados, com mais de 100 cômodos.

Pico do Itapeva

Foto por istock/ efrederiksen Campos do Jordão

Foto por istock/ efrederiksen

O Pico do Itapeva, situado a mais de 2 mil metros de altitude, oferece uma das melhores vistas da região, incluindo algumas cidades do Vale do Paraíba. Apesar de estar oficialmente integrado a Pindamonhangaba, sua entrada se dá por Campos do Jordão, portanto, quem está de passagem pelo destino pode explorá-lo da melhor forma.

Além da paisagem, é possível conhecer ali um dos lagos mais altos do país, o lago do Itapeva.

Depois de um roteiro alternativo cheio de descobertas pela cidade, é possível se hospedar por lá também sem gastar muito. Isso porque há diversos hotéis em Campos do Jordão com preços acessíveis e bons serviços. As acomodações da cidade vão desde as mais simples até as mais luxuosas, atendendo a diversos tipos de público.

O destino está a pouco mais de 200 quilômetros de São Paulo, portanto, a locação de veículos é uma boa dica para quem deseja explorar toda essa região da Serra da Mantiqueira, incluindo outras cidades como Gonçalves e São Bento do Sapucaí.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ Paulo Almeida

Comentários