logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 motivos para visitar a Praia do Forte | Qual Viagem Logo

Church of Sao Francisco De Assis. Little church in the middle of the village of Praia Do Forte, Famous tourist attraction. Praia Do Forte, State of Bahia, Brazil

6 motivos para visitar a Praia do Forte

9 de outubro de 2019

Repleto de belas praias e resorts pé na areia, o litoral norte da Bahia abriga destinos bem populares entre os turistas de todo o Brasil. Entre eles está a Praia do Forte, localizada a 80 km do centro de Salvador, no município de Mata de São João. Esta antiga aldeia de pescadores foi transformada em um destino turístico badalado, pontuado por condomínios de casas, pousadas, resorts, uma rica área verde e um mar paradisíaco.

Praias e piscinas naturais

Foto por iStock / vtupinamba

Foto por iStock / vtupinamba

Na maré baixa, é possível nadar em piscinas naturais formadas pelos corais. Elas aparecem em algumas praias que ficam ao lado da vila, no sentido norte, como a Praia do Lord. As águas são cristalinas e quentinhas. Não deixe de levar uma máscara de mergulho e o snorkel.

Projeto TAMAR

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Instalado em 1982, já que a região é local de desova de tartarugas marinhas, o centro do Projeto TAMAR na Praia do Forte possui uma área de 10 mil m² à beira-mar, ao lado do farol. Em diversos tanques e aquários estão abrigadas diferentes espécies de tartarugas marinhas encontradas no litoral do Brasil, além de tubarões, arraias e outros peixes.

Vila da Praia do Forte

Foto por iStock / Thomas De Wever

Foto por iStock / Thomas De Wever

À beira-mar, a Vila da Praia do Forte preserva um clima rústico, descontraído e praiano. Vários barcos coloridos de pesca podem ser vistos na praia, enquanto que as ruas de paralelepípedos são ladeadas por árvores e coqueiros e abertas somente para pedestres e bicicletas. Até os táxis são sobre duas rodas – as “bicitáxis”. A vila é muito tranquila e segura, sendo perfeita para um passeio de dia ou à noite. Há várias lojas de grifes conhecidas e também de pequenas marcas locais, além de uma vasta oferta gastronômica.

Patrimônio histórico

Foto por iStock / R.M. Nunes

Foto por iStock / R.M. Nunes

Não muito longe da vila, o Castelo Garcia D’Ávila, ou Casa da Torre, foi tombado pelo Iphan e é uma das fortificações mais antigas do Brasil. Inclusive, daí veio o nome Praia do Forte. De volta à vila, a pequena Igreja de São Francisco de Assis é um dos cartões-postais do destino, bem ao lado do mar, construída em 1900.

Gastronomia

Foto por iStock / Paul_Brighton

Foto por iStock / Paul_Brighton

Na Praia do Forte, não faltam restaurantes das mais diversas culinárias, da baiana à italiana, além de cafés, barzinhos e muitas sorveterias. À tarde, são montadas barraquinhas que vendem o tradicional acarajé em torno da Praça São Francisco.

Hospedagem

Foto por Divulgação / Iberostar Hotels & Resorts

Foto por Divulgação / Iberostar Hotels & Resorts

Há tipos de hospedagem para todos os públicos e bolsos. Na vila, você vai encontrar uma série de pousadas charmosas. Para mais privacidade, conforto e serviços exclusivos, escolha um dos resorts à beira-mar, como o Iberostar Praia do Forte.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Thomas De Wever

Comentários