logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 dos mais belos castelos no Vale do Loire | Qual Viagem Logo

"Chambord, France - July 31, 2009: Great panoramic of Chambord Chateau reflected in the canal in a summer day with blue sky. There are some unrecognizable people in the balconies."

6 dos mais belos castelos no Vale do Loire

23 de novembro de 2016

Para quem gosta de visitar castelos e palácios, não há lugar melhor no mundo do que o Vale do Loire. A região compreende cerca de 300 dessas majestosas e belas construções, onde a corte da França viveu entre os séculos X e XVIII. Os castelos mais famosos se concentram no entorno das cidades de Tours e Blois, a 170 km a sudoeste de Paris. Não dá para visitar todos em uma viagem, por isso, selecionamos aqueles que não podem faltar no seu roteiro.

Cheverny

"Cheverny, France - July 29, 2009: Panoramic of Cheverny Chateau. View from apprentice's garden in a summer day. Wide angle"

Foto por iStock / JoseIgnacioSoto

Um palácio da nobreza, Cheverny mantém sua decoração interior muito bem preservada, com móveis originais dos séculos passados. A propriedade possui ainda uma floresta, que pode ser visitada em um passeio de barco. Há quatro jardins temáticos, inclusive um com mais de cem mil tulipas que florescem em abril. O castelo serviu de inspiração para a residência do Capitão Haddock, dos quadrinhos do Tintin. Por isso, há uma exposição fixa sobre as histórias de Tintin, de Hergé.

Mais informações em: chateau-cheverny.fr

Chambord

"Chambord, France - July 31, 2009: Great panoramic of Chambord Chateau reflected in the canal in a summer day with blue sky. There are some unrecognizable people in the balconies"

Foto por iStock / JoseIgnacioSoto

Construído no século XVI, possui um estilo que combina o medieval francês com a Renascença italiana. Possui um pátio central cercado por diferentes alas e quatro torres, aposentos mobiliados de diferentes épocas, além da famosa escada de dupla hélice, que remete aos trabalhos de Leonardo da Vinci. O domínio de Chambord abriga a maior floresta murada do Europa, com 54 km².

Mais informações em: chambord.org

Chenonceau

Chenonceaux, France- April 6, 2014: Image at the dusk in a cloudy evening of the Chenonceau Castle spanning the river Cher in the Loire Valley ,France.

Foto por iStock / Razvan

Conhecido como o “Castelo das Damas”, foi construído em 1513 por Katherine Briçonnet e manteve-se sob o cuidado de mulheres da nobreza ao longo de sua história. O castelo foi erguido dentro do Rio Le Cher e, em sua base, há arcadas por onde a água passa. Há uma coleção de pinturas de grandes artistas e raras tapeçarias. A seu redor, existe uma série de belos jardins, no estilo de Versalhes.

Mais informações em: chenonceau.com

Blois

istock-579422052

Foto por iStock / Vladone

Localizado no centro da cidade de Blois, esse castelo, por onde passaram sete reis e dez rainhas, possui quatro alas que representam a arquitetura francesa do século XIII ao XVII, belos jardins e um acervo com 35 mil obras de arte. É possível conhecer os quartos do rei e da rainha. De abril a setembro, acontece todas as noites um espetáculo que conta a história da realeza na França, com efeitos sonoros e projeções na fachada do castelo.

Mais informações em: chateaudeblois.fr

Amboise

Amboise

Foto por iStock / apgestoso

Às margens do Rio Loire, no centro de Amboise, o castelo é repleto de história e cercado por muralhas e se ergue acima da cidade. É possível visitar as torres e passagens subterrâneas labirínticas da fortaleza medieval. Leonardo da Vinci faleceu em 1519 em Amboise e seu túmulo está dentro desse castelo, na capela de Saint-Hubert.

Mais informações em: chateau-amboise.com

Villandry

"Villandry, France - August 13, 2012: tourists walk in Villandry Castle. This castle was built around 1536 and after its abandonment was rebuilt by Joachim Carvallo in the early 20th century. Villandry Castle was one of the first castles of the Loire which opened to the public."

Foto por iStock / pedrosala

Construído durante a Renascença, em 1532, o Castelo de Villandry é um belo exemplo de arquitetura da época. Mas o que mais impressiona ali são os jardins, que se espalham pela enorme propriedade do castelo. O paisagismo foi todo elaborado em padrões geométricos, formando desenhos incríveis quando vistos de cima. Há um grande lago artificial, labirintos, flores, estátuas e muito mais.

Mais informações em: chateauvillandry.fr

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / JoseIgnacioSoto

Comentários